1 de março de 2011

F.O.T.O.G.R.A.F.I.A - Nós recomendamos!

Conheci a Lisiane a alguns anos atrás através do Scrapbook Digital, fizemos até um blog juntas. Ficamos amigas, depois ficamos grávidas praticamente na mesma época e a Maternidade nos juntou mais uma vez! Agora quero falar do trabalho dela como fotógrafa!


Lisiane é uma fotógrafa apaixonada pelo que faz. Trabalha com famílias: casais, gestantes, crianças, bebês, etc…  e também com eventos: festas infantis, especificamente. O segundo foco do trabalho dela são os convites e lembranças, Fotolivros e Fotopresentes.


 


 

A FOTÓGRAFA - AMO fotografar pessoas em sua naturalidade, AMO registrar momentos que por um segundo nunca mais existirão, somente na imagem capturada por mim, e isso durará para semprepor várias gerações. Trabalho com ensaios ao ar livre tirando o melhor proveito da luz natural, tendo como resultado final sorrisos sinceros e momentos descontraídos.


Fique a vontade para visitar meu BLOG (http://lisianemellegarifotografias..wordpress.com) e minha LOJA VIRTUAL (http://www.elo7.com.br/lisianemellegari/) onde envio meus produtos para todo o Brasil


Consórcio Fotográfico: Pague em até 6x antes da data do evento. Para mais detalhes mande um e-mail solicitando seu orçamento para a festa colocando como observação que você deseja o consórcio.


Não esqueça: Ao solicitar orçamento, algumas informações são realmente necessárias como nome do aniversariante, idade, data, local e horário da festa.


(49)84144883 / 88328719
MSN lisifotografa@hotmail.com
BLOG lisianemellegarifotografias.wordpress.com
LOJA http://www.elo7.com.br/lisianemellegari/


 

KEKA copy

Artigo: Doença do Refluxo Gastroesofágico

Doença do refluxo gastroesofágico: Como diagnosticar?



Refluxo gastroesofágico (RGE) é a passagem do conteúdo do estômago para o esôfago, com ou sem regurgitação e vômitos. RGE é um processo fisiológico que ocorre várias vezes ao dia em bebês saudáveis, crianças e adultos. A maioria de episódios de RGE em indivíduos saudáveis,  duram menos que 3 minutos, ocorrem no período após a alimentação e causam poucos ou nenhum sintoma.  A apresentação típica do RGE fisiológico são regurgitações desvinculadas de dor, irritabilidade ou esforço, sem prejudicar o ganho de peso ou crescimento. Comum entre crianças menores de 1 ano, recebem a denominação de “Regurgitador Feliz” e não necessitam de tratamento ou investigação com exames.


Já a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) está presente quando o refluxo causa sintomas incômodos e/ou complicações. As regurgitações são frequentes e estão associadas a sinais de alerta como: dificuldade de crescimento, dificuldade para engolir, anemia, sintomas respiratórios frequentes, sangramento digestivo, dentre outros. O desafio para o médico é distinguir as regurgitações e vômitos, causados pela DRGE, de vômitos causados por outros transtornos: infecções, doenças metabólicas, alergia alimentar, malformação do trato digestivo, doenças neurológicas e respiratórias.


Alguns exames podem ser utilizados para confirmação diagnóstica e definição do tratamento adequado.


O exame contrastado de esôfago, estômago e duodeno não é utilizado para diagnóstico de refluxo, mas auxilia o médico a descartar a possibilidade de malformações do esôfago que podem ocasionar vômitos recorrentes e dificuldade para engolir.


A cintilografia para pesquisa de refluxo não é recomendada como exame rotineiro para avaliação de DRGE. Ela avalia o número de vezes que o conteúdo do estômago volta para o esôfago num período curto, logo após a alimentação. Pode demonstrar apenas a ocorrência de RGE fisiológico e tem a sua avaliação prejudicada em crianças que se movimentam durante a sua realização. Está indicada para avaliação do tempo de esvaziamento do estômago ou pesquisa de aspiração pulmonar em pacientes com sintomas respiratórios.


A ultrassonografia não é um exame recomendado para avaliação de DRGE pois avalia o retorno do alimento ao esôfago num curto período sem distinguir as características de acidez desse conteúdo.


A endoscopia digestiva alta com biópsia deve ser indicada em pacientes com suspeita de esofagite e para diagnóstico diferencial com outros processos inflamatórios da mucosa. Já em pacientes que apresentam apenas sintomas respiratórios, ela não confirma nem afasta a possibilidade de DRGE ser a causa dos sintomas. É indicado em situações específicas por tratar-se de um exame mais invasivo e realizado sob anestesia em crianças.


Em pacientes com sintomas de dor, tosse inexplicada ou outros sintomas respiratórios de causa desconhecida o exame de escolha é a phmetria esofágica de 24h. Exame de fácil realização, não exige sedação ou internação hospitalar. A criança permanece monitorizada por uma pequeno aparelho durante 24 horas que avalia a frequência dos episódios de refluxo ácido ao longo de todo o dia, a duração desses episódios, a relação entre o episódio de refluxo e a ocorrência do sintoma, os períodos mais críticos (enquanto a criança está deitada ou após alimentação, por exemplo) e pode auxiliar na avaliação do efeito do tratamento . A DRGE deve ser diagnosticada adequadamente e o seu tratamento instituído, por um período adequado, pelo gastroenterologista pediátrico.




Dra. Daniela Góis Meneses


CRM 3196


Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe. Residência Médica em Pediatria Geral, Gastroenterologia e Hepatologia pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Assistente da disciplina Pediatria da Universidade Federal de Sergipe. Realiza consultas em Gastroenterologia e Hepatologia pediátrica e exames de phmetria esofágica de 24 horas. Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, sala 504, Centro Médico Jardins, Aracaju-SE. Tel.: (79)3042-4757.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Esta postagem é meramente explicativa e trata-se de um artigo publicado pela própria pediatra que autorizou a publicação em nosso blog. Não será permitida perguntas relacionadas ao assunto por não tratar-se de uma consulta. Qualquer dúvida, entrar em contato com o gastropediatra de sua confiança ou no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Até a próxima,


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...