14 de maio de 2011

Ser mãe



Quando a Tathy me convidou para escrever sobre a maternidade, fiquei pensando na infinidade de temas que poderia abordar. Depois de muito pensar, conclui que o mais adequado seria escrever sobre a maternidade em si, sobre as mudanças que nos assolam quando nascemos para a maternidade.

Assim como toda mulher ou quase toda eu sonhava desde pequena em ser mãe. Em algum dia eu sabia que seria mãe.

Acontece que a minha gravidez não foi planejada, na época eu e meu marido namorávamos, pensávamos em casar, mas eram planos...e de repente me vi grávida. Confesso que a primeira coisa que pensei foi: eu não posso.  Não estou preparada, tenho outros planos !!! Mesmo com toda confusão e turbilhão de emoções, nós fomos em frente e a gravidez não planejada não diminuiu em nada o meu amor por ela.

A minha filha tem 2 anos e ainda hoje em muitas oportunidades eu ainda não me sinto preparada, mas quem está ?

A maternidade é algo que nos faz mergulhar em uma enorme aventura, quando nasce uma criança nasce sempre uma mãe, um pai e uma família. Junto com o filho vem a culpa, mas também vem no pacote uma nova mulher. O parto é o nascimento da criança, mas é também o nosso renascimento, aquela que agora será a mãe, será a provedora do amor, a pessoa responsável por criar outra pessoa, por educar, por imprimir valores e apresentar o mundo.

No momento que me olhei no espelho e me enxerguei mãe, senti uma enorme satisfação, senti aquela responsabilidade, mas também senti a glória, senti o poder que “gerar” nos proporciona.

Ser mãe é o “status quo” mais sublime que uma pessoa pode ter, ser mãe é amor incondicional, é abrir mão das nossas vontades por uma outra pessoa e não sentir frustação por conta disso.

Ser mãe é errar e acertar, é achar que sempre tem outra mãe que é melhor que você e as vezes achar que você é a melhor mãe do mundo, é sempre ter certeza de que você está fazendo a coisa certa, mesmo sabendo que em algum momento você fará algo errado.

Ser mãe é passar horas e mais horas falando sobre o mesmo assunto e não cansar, é acordar várias vezes de madrugada, é chorar sozinha no banheiro de tanto cansaço, é achar que não vai dar conta, é querer fugir de vez em quando e estar completamente recomposta no primeiro chorinho, e esquecer de tudo isso por conta de um sorriso banguelo.

Ser mãe é amar ainda mais as nossas mães por conseguir compreendê-la e amar a todos aqueles que amam seu filho.

Ninguém aprende ser mãe ser nos livros, tampouco você aprende a ser mãe com sua amiga ou com a sua mãe, conselhos não te ensinam a ser mãe, sobrinhos e afilhados não tem absolutamente nada a ver com filhos. Ser mãe se aprende simplesmente sendo mãe.

E por tudo isso, nesse mês das mães eu quero agradecer a minha filha, só por ela eu aprendi a ser mãe, só por ela eu sou uma mulher melhor, sou uma filha, uma esposa e uma amiga melhor, ela me fez ver o mundo com mais doçura, ela me deu a incrível oportunidade de parir, ela me ensinou a amar da maneira mais sublime que esse sentimento pode ser.

Meu desejo para o Dia das Mães ? Que todas as mulheres possam ser mãe

E para minha pequena Clara ? Desejo simplesmente que ela também seja mãe um dia....

Feliz Dia das Mães.

 

[caption id="attachment_3180" align="aligncenter" width="519" caption="Laura e Clara"][/caption]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...