24 de novembro de 2011

Dermatites e Alergias





Todos os tipos de alergias de pele aumentam com o calor, principalmente pelo suor da pele e excesso de roupa , por isso os pais devem ficar atentos. As principais alergias são:


BROTOEJA: é uma alergia de pele, relacionada ao calor, que afeta principalmente as crianças pequenas. O aumento da temperatura da pele determina uma maior produção de suor que obstrue as glândulas sudoríparas (glândulas do suor). Existem 2 tipos de brotoeja:

- miliaria cristalina: são vesículas pequenas de conteúdo claro, de início súbito e atinge grandes áreas do corpo do bebê, mais nas pregas, cabeça e pescoço.

- miliaria rubra: é uma erupção mais profunda , solida e vermelha com intenso prurido(coceira). Atinge mais o pescoço, axila e virilha. Sua repetição pode levar a infecções de pele.

prevenção: evitar o excesso de roupas (bebês também sentem calor), mantê-los em lugares frescos e arejados e se possível usar roupas de fibra natural (algodão) que deixam a pele respirar melhor.

tratamento: manter a pele respirando com roupas leves, evitar qualquer loção ou pomada e nas infecções de pele antibiótico.


DERMATITE ATÓPICA: é uma doença crônica, que causa inflamação de pele com lesões e coceiras. Se desenvolve por fatores desencadeantes como: alimentos, fatores ambientais (calor), fatores emocionais, cosméticos.

Sintomas: intensa coceira, vermelhidão, inchaço, descamação. Ocorre mais em punho, braços e pernas.

Diagnóstico: pelo quadro clínico e através de testes alérgicos.


prevenção: evitar fatores desencadeantes.

tratamento: apenas para diminuir os sintomas.


DERMATITE DE CONTATO: é uma inflamação de pele resultante direto do contato com fatores desencadeantes. Ocorre mais em mãos, boca e face. Se adquire pelo contato com substâncias irritativas, como: sabonetes, produtos químicos, detergentes, cosméticos, perfumes. Algumas vezes a alergia  pode aparecer apenas quando em contato com a luz solar ou se usada de forma repetida.

Sintomas: coceiras, bolhas e descamação.

Diagnóstico: pelos sintomas e testes alérgicos.


prevenção: evitar contato com fatores desencadeantes.

tratamento: antialérgicos orais e tópicos e se houver infecções, antibióticos.


DERMATITE DE FRALDAS: é uma irritação de pele causada pelo contato direto da pele com a urina e fezes do bebê. Se adquire principalmente pela má higiene.

Sintomas: vermelhidão da pele e descamação. As lesões ocorrem na coxa, nádegas, glande ou vulva.


prevenção: pele limpa e seca, evitar lenços umidecidos,lavar sempre que possivel.


tratamento: higiene. Os lenços umedecidos devem ser evitados para não alterar a composição normal da pele. As trocas de fraldas devem ser frequentes, mas se houver assaduras a exposição solar é uma grande aliada (bumbum para o sol). Se necessário pomadas próprias para assaduras.



  • No geral o tratamento para qualquer alergia é sempre boa higiene e roupas leves no verão. Com isso a maior parte dos problemas de pele serão evitados.
Dra. Patricia Riveros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...