10 de abril de 2012

Lição de casa como ajudar?

Um dos momentos mais difíceis de lidar com as crianças em fase escolar é a lição de casa. Mas a lição de casa é apenas uma complementação da aula, uma fixação de conteúdo que vem para ser feita em casa.

Falando assim parece simples, mas eu sei que não é assim. Geralmente a lição de casa começa no ensino infantil e costuma ser umas duas ou três vezes por semana com uma temática lúdica. As crianças nessa fase precisam de auxílio dos pais para realizar as atividades. E também nesta fase já é necessário colocar uma rotina.

Um exemplo de rotina a ser adotada é chegar em casa, tomar banho/tirar uniforme, almoçar/jantar e depois começar a fazer a lição de casa. Lógico tem crianças que são mais resistentes a lição de casa, que tem outros afazeres (inglês, judô, ballet etc.), outras precisam de um sono restaurador. Porém o importante mesmo é saber que há uma rotina para a lição de casa e que ela deve ser feita para entregar ao professor e não deixar para fazer alguns minutos antes de ir para escola.

Como a lição de casa nessa fase pré-escolar/ pré-alfabetização é um tanto mais lúdica os pais podem fazer de um momento de interação maior e fazer no fim da lição de casa uma outra atividade relacionada. Era uma lição sobre frutas, que tal fazer uma salada de frutas? Era uma lição sobre algum animal, mostre um filme, um livro sobre o tema. Assim haverá um reforço sobre o tema e a criança vai ver a importância do assunto, ver que a lição de casa é algo interessante. Também pode-se fazer uma sessão de vídeo após a lição de casa.

Acredito que a única coisa que deve-se evitar é tirar a criança de uma atividade dita "legal" para fazer a lição de casa sem mostrar que a lição de casa é algo importante também. Se a criança está assistindo um desenho, espere acabar antes de começar a lição de casa. Avise que na hora que acabar o desenho a lição de casa será realizada.

Com as crianças maiores já no ensino fundamental I e II a rotina deve ser mantida também e os pais aos poucos deixando as crianças fazerem as lições sozinhas, mas não sem supervisão. Ao terminarem os pais devem olhar se tudo foi realizado e a forma que foi feito. Isso não quer dizer que os pais devem corrigir a lição, mas sim se ela foi bem feita. Os pais também podem auxiliar os filhos a fazer a lição de casa, mas não realizar pelos filhos a lição.

E com o passar dos anos a quantidade de lição de casa aumenta e a ideia de ter uma rotina facilitará para não acumular lição com trabalhos, livros de leitura.

Tem alguma dúvida? Alguma sugestão?


1ana



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