25 de junho de 2012

A importância do brincar - 1º Workshop FP



O papel dos pais e a importância do brincar no desenvolvimento das crianças

Os momentos de interações lúdicas e de brincadeiras são necessários para tornar os pais agentes ativos no desenvolvimento dos seus filhos


Quando o desenvolvimento infantil entra em pauta, temas como os reais benefícios do brincar, o tempo dedicado aos filhos e as atividades mais indicadas para potencializar o aprendizado das crianças estão entre os que geram as maiores dúvidas. Pensando nisso, Fisher-Price, empresa do grupo Mattel que desenvolve brinquedos infantis, convidou a especialista Teresa Ruas, que também é consultora da marca, para liderar um debate sobre o papel dos pais no desenvolvimento de seus filhos.

Estudiosa do tema, Teresa destacou a importância do brincar como parte fundamental do desenvolvimento das crianças em diversos aspectos. “Uma criança que não brinca e que não passa por experiências lúdicas prazerosas, de descoberta e de conhecimento de suas habilidades e dificuldades na infância, tem uma grande probabilidade em tornar um adulto com dificuldades sociais e afetivas, o que dificulta o convívio em sociedade”, afirma ela, alertando que as experiências vividas durante os primeiros anos interferem diretamente na formação das crianças.

De acordo com a especialista, é importante que as crianças experimentem as duas formas de brincar: a livre, sem regras e normas, e a dirigida, na qual um adulto (pais, cuidadores, professores) traz a sua experiência, o seu conhecimento e seu papel social para o momento de descontração. “Enquanto a primeira é essencial para elas soltarem livremente a imaginação e explorarem o mundo ao seu redor, a presença dos pais é fundamental para direcionar alguns conhecimentos e enriquecer a brincadeira”, alerta.

Outro ponto abordado pela especialista foi em relação à qualidade do tempo que os pais passam junto aos filhos. “Muitos pais sentem culpa por ter pouco tempo disponível diariamente para os filhos. Costumo dizer que isso não é necessariamente um problema, mas pode se tornar se, durante o momento de interação com os filhos, os pais não se entregarem por inteiro e nem estiverem totalmente disponíveis para esta relação”.

Transformar a hora do banho em um momento especial, contar histórias antes de dormir e brincar de casinha foram alguns dos exemplos citados por Teresa. “Acreditava-se, há alguns anos, que a genética era a única responsável pelo desenvolvimento da criança. Era comum a mãe ou o pai deixá-la brincando sozinha em um canto da casa. Hoje, os especialistas acreditam que as experiências ambientais, assim como a participação efetiva dos adultos, são fundamentais para o comportamento e crescimento sadio do filho”, completa Teresa Ruas.


Sobre a especialista

Teresa Ruas
Consultora da marca Fisher-Price, da Mattel, desde 2010, Teresa Ruas é professora de graduação do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso na especialização em Reabilitação aplicada à Neurologia Infantil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A terapeuta ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar- SP) realiza pesquisas e acompanhamentos relacionados ao desenvolvimento infantil, enfocando o brincar como principal ação e recurso para promoção da saúde infantil. É mestre em Educação Especial com enfoque na Educação do Individuo Especial e Prevenção de Deficiências (UFSCar - SP) e doutoranda em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina do ABC - SP). Trabalhou em instituições, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e atualmente realiza trabalhos de triagem
do desenvolvimento infantil e suporte informacional aos pais em uma Unidade Básica de Saúde.

Legenda da foto
Chris Flores, jornalista e apresentadora; Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price; e Thais Souza, gerente demarketing de produtos infantis e pré-escolares da Mattel.

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