24 de setembro de 2012

A importância do brincar



Mattel promove debate sobre importância do brincar com especialista internacional
Pesquisadora participou de evento sobre desenvolvimento
infantil em São Paulo

 Kathleen Alfano

A Mattel do Brasil deu mais um importante passo para reforçar a importância do tema ‘Brincar’ no País. Kathleen Alfano, especialista em primeira-infância da Mattel e responsável pelo Playlab - o laboratório de pesquisas de Fisher-Price - esteve pela primeira vez no Brasil e foi a principal palestrante de um seminário realizado pela revista Crescer, em São Paulo. O tema do encontro foi a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

Para dar inicio à palestra, Kathleen disse que não há diferença nas brincadeiras entre as crianças do mundo. “Elas exploram as coisas da mesma forma: empurram carrinho, fazem sons com a boca e brincam de boneca em uma mesma linguagem universal. Além disto, os estágios de desenvolvimento são iguais em todos os países”, disse ela, que tem mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento e educação infantil.

Questionada sobre as mudanças no comportamento das crianças, Alfano afirmou que elas pensam e se desenvolvem igual há séculos. “A meu ver, a principal mudança está nos pais. Eles sim estão mais sintonizados com a tecnologia e mais conectados com o mundo e as pessoas ao seu redor. E claro que isto influencia diretamente nos filhos”, disse ela, ressaltando que os brinquedos estão se adequando aos novos parâmetros e por isto, estão ficando cada vez mais tecnológicos, mas sem diminuir o papel dos brinquedos tradicionais no desenvolvimento infantil.

Segundo a especialista, a brincadeira tem, comprovadamente, o poder de estimular funções cognitivas, físicas e sociais na vida das crianças, como coordenação motora fina, segurança e até autoconfiança. “Pesquisas mostram que precisamos instigar e incentivar a brincadeira dos pequenos. Desta forma, estaremos estimulando diferentes áreas dos cérebros das crianças e tornando-as pessoas mais inteligentes e felizes”, finalizou.



Sobre Kathleen Alfano
Especialista em primeira infância da Mattel e Diretora Sênior do Playlab – laboratório de pesquisas de Fisher-Price, Kathleen Alfano é também membro de importantes associações voltadas ao estudo do desenvolvimento infantil, como Associação de Brinquedos dos Estados Unidos (Toy Industry Association) e Comissão de Segurança em Produtos de Consumo nos Estados Unidos (Consumer Product Safety Comission).
A especialista iniciou sua carreira na Mattel em 1979, como educadora e pesquisadora do Departamento de Pesquisa Infantil da empresa, e logo tornou o Play Lab no mais respeitado centro de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento infantil no mundo. PhD em educação, Alfano conta com mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento e educação infantil.

Sobre a Mattel do Brasil
Instalada no País desde 1998, a Mattel do Brasil atua no desenvolvimento de marcas infantis, líderes em quase todos os segmentos em que estão inseridas. Fazem parte de seu portfólio nomes amplamente conhecidos como Fisher-Price, Barbie, Polly, Monster High, Uno, Hot Wheels e Max Steel. Conhecida por atuar no desenvolvimento, fabricação, comercialização de brinquedos e acessórios, constantes investimentos em inovação, mídia, promoções e pela estreita parceria com seus clientes, a Mattel figura como uma das principais empresas do setor. Presente em mais de 25 mil pontos-de-venda, contribui para a geração de empregos no varejo, no setor logístico e na área de serviços em todo o Brasil. O licenciamento de marcas é
outro importante foco de atuação da companhia no país. Atualmente, mais de 95% dos artigos licenciados com as marcas Barbie, Polly, Hot Wheels e Max Steel são produzidos localmente, por meio de uma rede de mais de 60 empresas de diferentes segmentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...