30 de abril de 2013

Como os animais de estimação ajudam as crianças

Os canais do Hospital Albert Einstein tem oferecido a melhor informação sobre saúde e bem-estar nas redes. Em mais essa animação, veja como os animais de estimação ajudam no desenvolvimento psicossocial das crianças e podem significar mais do que um simples amigo para brincadeiras.

Assistam e ajude a divulgar! 




Update (Raquel Gomes):

A Bianca não tem animais de estimação e pediu para eu contar para vocês como é a relação do Diogo com os bichinhos.

Diogo nasceu numa casa que já tinha cachorro. Mais precisamente uma cachorra: a Trudy. Quando estávamos no hospital, pedi à minha mãe que fosse em casa cuidar da nossa pretinha e levasse a primeira muda de roupas do Diogo para ela ir se habituando com o novo cheiro. Ela nem ligou. Quando chegamos da maternidade com ele, coloquei o bebê conforto no chão, e deixei ali... Ela passou, olhou, cheirou... e só se ligou que não era uma "coisa" quando ele chorou, uma meia hora mais tarde.

Dali em diante, sempre que ele chorava, ela me avisava - mesmo que ele estivesse no meu colo! Hahaha

Enquanto ele era pequenininho, ela dividia colo, e era mais fácil de dar atenção. Conforme ele foi crescendo, meu tempo foi diminuindo proporcionalmente, e de vez em quando eu sentia que a estava deixando de lado. Mas procurava compensar - e quando o marido chegava em casa, corria para dar atenção para ela (e eu pedia para os amigos, que vinham conhecer o Diogo, para dar atenção a ela antes de ir falar com ele, igual com irmão mais velho, sabe?), e depois ia ver o filho.


Nunca fui paranoica com a higiene a ponto de achar que ela não poderia chegar perto dele. Por via das dúvidas, perguntei à pediatra sobre os contatos (Diogo teve uma alergia respiratória forte aos 2 meses de vida, e achávamos que poderia ser por conta da cachorra. Isso não nos fez pensar, em hipótese alguma, em nos desfazer dela. Apenas em adaptar os espaços), ao que ela respondeu que era apenas para evitar lambidas no rosto. Liberei até isso. Hahahaha

Trudy é uma cachorra extremamente bem cuidada. Na época nem saía na rua (morávamos num bairro cheio de cachorros nas ruas, e tínhamos medo de confrontos). Faz check-ups anuais de saúde, toma todas as vacinas indicadas pela veterinária, vermífugos a cada 3 meses, banho e tosa (ela não é de raça, mas merece esse cuidado). Então não tínhamos porque não deixar os dois se amarem. rs


Aos 6 meses, ele começou a ficar no chão. Eu forrava com um edredon e colocava ele lá para brincar. Ela passava, cheirava, lambia e saía de perto - antes que ele se agarrasse em seu rabo ou orelhas. Aos 9 meses ele começou a engatinhar, e aí ela achou que sua paz tinha acabado. Ledo engano. A coisa ficou feia mesmo foi quando ele aprendeu a andar.
Eles já tiveram embates, ela já o agrediu (quase que verbalmente, um rosnado do tipo "larga meu rabo, pirralho" ou "me deixa dormir, seu mala!!!"), ele já bateu carrinhos e cubos na cabeça da coitada... mas na essência a convivência é ótima.

Com a Trudy ele apredeu (na verdade, está aprendendo) a ter certos limites, a respeitar, e a se preocupar. Quando chega em casa e a encontra deitada - sem fazer festa -,  ele já logo pergunta: que foooooi, Tutuca??? (aqui em casa filho não tem apelido, cachorro tem)

Antes de dormir ele dá boa noite e mil beijos nela. E durante o dia, temos que pedir que ele a deixe dormir, porque ele quer abraçar e fazer carinho o tempo todo. É amor demais.
Diogo não fica doente - o que reforça a teoria de que animais de estimação fortalecem a imunidade. Diogo não maltrata animais. Aliás, creio que o contato com ela o fez olhar todos os animais com o mesmo amor. Gatos de rua, passarinhos e peixes. Até animais do zoológico. Para todos ele faz: ooooooooooh, que liiiiindo... Acho que aprendeu comigo, sei lá... rs
Mesmo assim, a Trudy é um animal. De vez em quando vejo na internet fotos de bebês em meio a pitbulls, e aquilo me dá um gelo na espinha. É importante a gente ter em mente que, por mais tranquilo que seja o animal, ele é um animal. Tem instintos e pode se rebelar. É preciso cautela, e o contato não pode ser simplesmente obrigatório. Alguns animais não aceitam contato com pessoas estranhas e/ou crianças. É o caso da gata que mora na casa dos meus sogros. Ela não aceita carinho de qualquer pessoa, e dependendo do dia morde todo mundo. Por isso, eu já ensinei ao Diogo que, nela, ele não pode fazer carinho. Que só com a mamãe (eu conheço a ferinha e sei quando ela está de bom humor, ele não).

Portanto, reforço: se você tem um animal de estimação e vai receber um bebê em casa, cuide para que a adaptação seja sem traumas. Uma boa dica é colocar o bebê em situações prazerosas para o animal: ofereça petiscos sempre que o bichinho chegar perto do bebê, leve para passear juntos, brinque com os dois ao mesmo tempo.



A vida de uma família é muito mais feliz com a chegada de um bebê, e pro animal essa chegada não deve ser traumática. Se tudo correr bem, você corre o risco de chorar de emoção toda vez que olhar o sofá e encontrar os dois dormindo juntos, ou assistindo ao desenho preferido. E se pegará pensando: como será quando meu bichinho morrer? Se antes a dor era só sua, agora é de vocês todos. Mas isso é uma outra história.

29 de abril de 2013

Será que meu filho é o valentão?

Arthur é muito pacato, mas esta semana foi o valentão. Brigou com o Arthurzão. Ele só tem 2 anos, quase 3. Na verdade, foi só uma situação que o levou a empurrar  o amigo - que é um pouco mais velho -, e este amigo acabou se machucando.

Esta situação me fez pensar no outro lado da história: nós sempre nos preocupamos quando os nossos filhos chegam em casa com uma mordida ou um machucado, mas será que nos preocupamos da mesma forma quando o nosso filho machuca alguém? É importante que nós, como mães, pensemos nisso.

Na mesma hora eu perguntei se era certo o que ele fez. Prontamente, ele disse que não, que pediu desculpas e que não faria mais isso. Disse também que a professora explicou para ele que não pode brigar, nem empurrar, pois isso podia machucar o amiguinho. No dia seguinte, a professora me contou que ele passou o dia perguntando se ele estava sendo bonzinho e que não iria empurrar o Arthurzão de novo. Gostei! Acho que estou no caminho certo!


A grande verdade é que, para algumas mães, os filhos são perfeitos, e isso não as deixa enxergar algumas realidades. Ao contar sobre esse episódio a um amigo, ele me contou que todo dia o filho dele apanhava de um colega da escola. Ele reclamou várias vezes na diretoria e nada aconteceu. Um belo dia o filho dele revidou, e seu pai foi chamado na escola porque ao ser indagado sobre ter batido no coleguinha ele disse: "Meu pai disse que se me batessem, era para eu bater de volta!" e assim ele fez. Muito bem, porque todas as vezes que o filho apanhou na escola ninguém tomou uma atitude? Certamente porque os pais sequer tomaram conhecimento. Isso me preocupa.

É claro que algumas mães se preocupam e sofrem muito com isso, o comportamento de crianças valentonas é horrível e controlar essa agressividade é bastante complicado.

Nestes casos, é preciso entender que não há maldade nas crianças, que elas fazem isso como uma resposta ao que as incomoda ou ao que elas não aceitam. É preciso muita paciência, muita conversa e muito amor. Não se sinta culpada, procure auxílio, converse com seu filho e procure encontrar a melhor solução. Seja carinhosa, atenciosa e converse muito.

Procure sempre observar seu filho em todas as atividades diárias, não hesite em chamar a atenção quando uma roupa é jogada no chão, quando uma louça não é colocada no lugar. É preciso que a criança participe das atividades de casa e entenda que há regras que devem ser cumpridas. As regras são valiosas.

Elogie, demonstre amor. Reforce os bons comportamentos e procure não ser agressiva com os maus comportamentos. Reforçar o que é bom é muito melhor do que só apontar o que a criança faz de errado.

Abaixo, alguns livrinhos legais que podem auxiliar a mostrar à criança sobre estes comportamentos e evitar que seu filho seja aquele valentão da escola!
O ÚLTIMO VALENTÃO (HUGO A ESTRELA-DO-MAR FELIZ)




28 de abril de 2013

Encerramento Semana da Alimentação

Olá! Esta semana falamos sobre alimentação. Começamos com o lançamento do Sorteio que, ao final do post, mostro o resultado. Nossa Semana contou com o apoio da MAM que é nossa parceira há alguns anos.


O primeiro post, escrito por nossa colunista e nutricionista Paola Bueno Preusse, trouxe dicas de apostilas do Ministério da Saúde sobre alimentação muito esclarecedoras. Paola nos mostrou como é importante pensar na introdução dos alimentos na dieta das crianças e o quanto isso é responsabilidade dos pais. Se você quer que seu filho seja um comedor de Brócolis como o meu, coma brócolis e sirva brócolis! (Keka) Não adianta oferecer batata frita e querer que a criança consuma verduras e legumes, esse hábito deve começar em casa.


Na terça-feira, falamos sobre alimentação complementar e Luciene Martins, também nutricionista, trouxe um guia completo sobre alimentação no primeiro ano de vida do seu bebê.

A partir dos seis meses o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são chamados de alimentos complementares, mas mesmo com essa introdução o ajeitamento materno deve ser prorrogado até os dois anos de idade. Ela jamais deve substituir o aleitamento materno ou artificial.

Na quarta-feira, Dra Patricia Riveiros, nossa Pediatra, falou sobre um assunto muito importante: a Obesidade Infantil e também indicou nosso grupo sobre alimentação no Facebook chamado COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Na coluna, Receita de Quinta, foi dia da Carol Ratunde, professora de educação física, trazer Receitinhas deliciosas e Saudáveis! Já pensou em fazer bolo de laranja assim? Hummm! Deu água na boca e é saudável!





Na sexta, conversamos com  Patricia Cerqueira (mãe de dois meninos) e a Mônica Brandão (mãe de duas meninas) autoras “chefs” do portal Comer Para Crescer sobre alimentação em geral para crianças e perguntamos tudo aquilo que as mães tem curiosidade em saber sobre alimentação.  Quem aqui é fã de carteirinha do Portal assim como nós? Clique aqui como foi o bate papo delas com a Consuelo Zurlo.

Sábado, Michelle Imilio contou como é a alimentação dos filhos dela, um post com muitas dicas legais e um papo sobre uma mãe que tenta manter um cardápio variado e o mais saudável possível. Vale a pena ler de novo hein!


Nossa Semana Especial sobre alimentação foi um sucesso! Esperamos que tenham gostado, afinal o Blog não é nada sem a participação de vocês leitores! Nosso email está a disposição para dúvidas, dicas e sugestões! (testdrivecontact@gmail.com).


E nosso sorteio foi um sucesso também! Veja quem foram as ganhadoras:

Já temos os endereços, enviaremos em até 10 dias úteis tá?
Obrigada a todos!!!!

27 de abril de 2013

Semana da Alimentação: a dos meus filhos





Sei que no quesito alimentação de crianças não sou um exemplo a ser seguido, mas como cada mãe faz e  "acha" que sabe o que é melhor para seu filho, aqui estou eu errando, acertando, tentando...

Me sinto privilegiada, pois a duplinha come de tudo (com exceção da vitamina de abacate que fiz achando que estava arrasando e ninguém quis). Muito bem, fora as restrições - que acaba a familia toda entrando na dança - com relação à Lactose (João tem intolerância).

Porém, nunca fui muito encanada com rótulos, sempre deixei os dois comerem doces, batatinha frita, refrigerantes e afins. Nada em excesso, mas também não fico neurótica.

Gosto de cozinhar e sempre invento algo para deixar a alimentação deles mais saudável. Eles adoram frutas, e a melhor coisa que fiz foi comprar uma fruteira daquelas que ficam no chão, pois as frutas ficam ao alcance  e, sempre que querem, pegam e comem.

Vi essa idéia na internet - e fez sucesso com a duplinha, que agora só come melancia assim:

Melancia no palito

Sou a "louca" da cenoura também, sempre coloco cenoura ralada no arroz, na carne moída, na salada, no bolinho de arroz (eles adoram).

Outra unanimidade aqui em casa é bolo - que que se estiver na forminha de cupcake, então, faz mais sucesso ainda. Até acho mais prático, e quando estou inspirada tento variar, dar uma colorida e tal. E eles adoram!






Eu sempre falo que só funciono após o café da manhã, e com a Lara não é diferente: todos os dias, quando ela acorda, já pede o café da manhã e não sai de casa enquanto não senta e come.

E como João admira e tenta imitar tudo que a irmã faz, também pede café todas as manhãs. Eu amo preparar o café para eles e sempre tento variar, incluir uma fruta e suco natural.

Café da manhã da duplinha
E assim continuo na nossa nada mole vida,  variando o cardápio nas refeições e tentado ser o mais saudável possível.


Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira, aproveite e participe do sorteio, duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação.

26 de abril de 2013

Entrevista Comer para Crescer




A alimentação é, com certeza, uma das principais preocupações de toda mãe. Este assunto merece vários tópicos específicos sobre as diversas particularidades e a cada fase do crescimento dos nossos filhos, as dúvidas surgem.

Conversamos com  Patricia Cerqueira (mãe de dois meninos) e a Mônica Brandão (mãe de duas meninas) autoras “chefs” do portal Comer Para Crescer sobre alimentação em geral para crianças. Acredito que são coisas que toda mãe precisa saber e nem sempre têm tempo para perguntar.

Test Drive Mami - Com base na experiência de vocês, quanto da teoria sobre a alimentação das crianças é, na prática, fácil de aplicar?
Comer Para Crescer - Se é que alguma é difícil ou apenas disciplina dos próprios pais. Não que colocar em prática a teoria sobre alimentação seja difícil, mas requer uma disciplina dos adultos porque a tendência é sempre ir pelo caminho mais fácil. Mas, mesmo com disciplina, as coisas podem fugir do manual, pois as crianças são indivíduos que ora estão com o paladar ótimo, ora, não! Então, além de disciplina é preciso uma boa dose de jogo de cintura, algo que inclui paciência e criatividade.

TDM - Que idade vocês acham que é mais complicado, que fase da alimentação infantil (trabalho para fazer refeições, paladar)?
CPC - O trabalho de pensar num cardápio balanceado e o de fazer as refeições começa com as papinhas e só termina quando os filhos saírem de casa. Já o apetite tem fases mais problemáticas. Geralmente, depois dos 18 meses, as crianças comem menos e passam a ser mais seletivas e isso dura até os três ou quatro anos. Essa fase é muito difícil porque não temos como dizer a um bebê de dois anos que ele precisa comer iogurte porque faz bem, é saudável, argumentos que podemos usar com os mais velhos.  

TDM - Quais são os principais vilões, na opinião de vocês na alimentação dos pequenos? (falta de rotina, de exemplo dos adultos, alimentos artificiais, refrigerantes)?
CPC - Acreditamos que os vilões são todos esses que você citou, mas o maior vilão de todos é a falta de informação dos pais sobre os alimentos industrializados que eles oferecem para os filhos.

TDM - Como era a alimentação de vocês quando crianças? Acham que o que são hoje é reflexo direto da educação alimentar que tiveram?
CPC - Vivemos num tempo em que criança comia Manjopan (aquela gordura hidrogenada frita), tomávamos groselha vitaminada Milani e os doces eram feitos com muito açúcar, tanto que fomos crianças com dentes com cáries. Mas nossas mães nos obrigavam a comer carne e fruta e tomar suco. O prato da refeição era inegociável. E ainda tínhamos de "raspar o prato". Ouvíamos todo o dia que a gente tinha de comer para crescer. Daí, o nome do blog. Por outro lado, todas as nossas brincadeiras envolviam muita atividade física. Não tínhamos videogame, computador nem canal de desenho 24 horas. Quando acabava o horário dos desenhos, saíamos para brincar na rua. E as propagandas nos ofereciam comidas o tempo todo. Eram propagandas bem sedutoras para as crianças.
Hoje, nossos filhos vivem uma realidade bem diferente. Apesar dos “porcaritos” na nossa época não serem considerados vilões, ou seja, eram liberados, existia uma preocupação das nossas mães em sempre ter à mesa uma refeição balanceada, mesmo não sabendo disso. Sempre tínhamos arroz, feijão, salada, legumes e uma "mistura" e fruta de sobremesa. E, hoje, achamos que nossa memória alimentar nos orienta quando alimentamos a nossa família.

TDM - Que dicas são fundamentais para as mães de primeira viagem quando acaba a amamentação?
CPC - Vamos pensar no início da papinha o que não significa o fim da amamentação. O leite materno ou de fórmula devem estar presente como reforço até mãe, criança e pediatra decidiram a melhor hora de parar.
1. Se você é daquela que nunca pisou na cozinha até então, saiba que terá de entender da combinação alimentos + fogão + geladeira + compras no supermercado ou na feira. Mesmo que contrate alguém para fazer as papinhas, em algum momento, você vai precisar ir para o fogão e saber o que é refogar legumes, carne e arroz, por exemplo.
2. É preciso entender que a introdução de alimentos é um período que pode durar entre 30 e 60 dias para o bebê se adaptar a um novo tipo de alimentação (da líquida para a quase sólida). Eu, Patricia, errei quando achei que ao introduzir papinhas a amamentação não era uma alimentação importante na dieta do meu filho e quando ele não aceitava a papinha, eu entrava em pânico achando que ficaria desnutrido. Hoje, entendo que o leite, durante esse período de transição, é um alimento capaz de sustentá-lo até a próxima papinha.



Imagens: Google

E você, como lida ou lidou com essa fase? Deixe nos comentários sua experiência. Gostou da matéria? Divulgue!

Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira. Aproveite e participe do sorteio em que duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação (segunda-feira).




Blog: http://motherfacts.blogspot.com
twitter - @consuzurlonepo
Instagram: consuzurlo
Pinterest: consuzurlonepo



25 de abril de 2013

Semana da Alimentação: Receitinhas Saudáveis


Essa é a semana da alimentação, e hoje vou deixar aqui DEZ receitinhas de pratos criativos para conquistar nossos pequenos pelos olhos e deixá-los mais saudáveis.

Panquecas Coloridas

retirada do: Meu pratinho saudável 

Ingredientes
-  1 copo e meio de leite desnatado
- ¾ de copo de farinha de trigo
- 40g de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 beterraba (pequena) cortada em cubos médios ou 2 xícaras (chá) de espinafre cozido ou 1 cenoura cortada em cubos médios.
- Sal a gosto.

Preparo:
Bata tudo no liquidificador, colocando a manteiga derretida por último. Bata mais um pouco. Em uma frigideira untada com manteiga faça as panquecas (não muito grossas) em fogo médio. Opções de recheios:
- Carne moída colorida: carne moída (patinho, acém, alcatra), cenoura ralada ou em cubinhos e queijo mussarela.
- Frango colorido: frango desfiado (sobrecoxa, peito), tomate, milho, cenoura e queijo mussarela.
- Primavera: legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate, milho e queijo mussarela.
Sirva com molho de tomates frescos ou creme de espinafre (molho bechamel –branco- batido com espinafre).



Bolo de maçã com casca




Coloque no liquidificador:
As cascas de 3 maçãs (aquelas pequenas, da Turma da Mônica), 3 ovos, 1 xícara de óleo, 2 xícaras de açúcar e bata até ficar homogêneo. Reserve.
Em uma vasilha, coloque as maçãs sem casca picadas em cubos (mais ou menos 2cm x 2cm), junte 2 colheres (sopa) de açúcar e canela à vontade. Misture bem. Junte 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Misture, junte a massa batida e coloque em forma de buraco untada, enfarinhada e polvilhada com canela.
O bolo demora bastante para assar, e por causa da água da maçã tende a transbordar, por isso eu coloquei a forma em uma assadeira forrada com papel manteiga.
Comece com forno baixo, suba para o médio e depois deixe no alto para dourar.
Desenforme, polvilhe açúcar de confeiteiro e canela e sirva quente mesmo. Com sorvete de creme fica uma delícia!




Bolo com bagaço da cenoura

receita da Raquel Gomes



Ingredientes:
bagaço que sobra do suco de cenoura com laranja (meio litro de suco de laranja + 2 cenouras médias para grandes, batidos no liquidificador e coados)
2 colheres de margarina (com sal mesmo)
2 copos de açúcar
3 ovos 
2 copos de farinha
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparo:
Em ordem, um a um, vá batendo na batedeira. No final, parece que não vai dar certo – se o clima estiver muito seco ou úmido pode precisar aumentar ou diminuir a farinha. Adicione o fermento em pó. Leve para assar por 35 minutos em forno médio para alto.




Muffin de banana


Ingredientes:
1 ovo
2 bananas médias bem maduras picadas
½ pote de iogurte natural
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de óleo de canola
1 xícara de chá de farinha integral
4 colheres de sopa de quinua em flocos
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Preparo:
Em uma batedeira ou tigela, coloque o ovo, o açúcar, as bananas, o óleo e o iogurte. Bata ou mexa até ficar homogêneo. Em outro recipiente, coloque a farinha de trigo e a quinua em flocos e o fermento, misture e em seguida adicione mistura de banana, suavemente. Coloque a massa em forminhas de muffin (que devem estar dentro de uma assadeira) e leve ao forno preaquecido a 180° C por 25 a 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e sirva!




Bolinho de Legumes 


receita da Revista Crescer

Ingredientes: 
½ copo de cenoura cozida e amassada com garfo 
1 copo de mandioquinha cozida em cubos e amassada com garfo 
100 gramas de folhas de espinafre cozidas (1 min), espremidas para tirar o excesso de água e picadas 
¼ copo de cebola em cubos pequenos 
1 colher de chá de alho picado 
1 colher de chá de açúcar 
2 colheres de sopa de farinha 
1 ovo 
Sal e pimenta do reino a gosto 
Farinha de rosca para empanar

Preparo: 
Em uma cuba misture todos os ingredientes. Acerte o sal e pimenta do reino (só seus filhos tiverem mais que 6 anos). Faça bolinhas de aproximadamente 5cm e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire do óleo e coloque sobre 3 folhas de papel toalha para drenar o excesso de óleo. Sirva morno para as crianças 



Legumes Teriaki 


Ingredientes:
8 bastões de cenoura 0,5 x 5cm 
8 bastões de batata 0,5x5cm 
8 bastões de mandioquinha 0,5x5cm 
Molho:
Shoyu Sakura normal 1 copo 
Mel ½ copo 
Gengibre 2 rodelas de 0,5cm de espessura 
Cebola média 1 unidade cortada em 6 

Preparo:
Numa panelinha coloque o shoyu, o mel, o gengibre e a cebola. Ponha para ferver em fogo alto e depois diminua para fogo médio. Deixe engrossar até ponto de fio (aproximadamente 5 min), tire do fogo, retire a cebola e o gengibre e reserve. Cozinhe os legumes separadamente em água quente até ficarem cozidos - porém crocantes. Retire da água e divida-as igualmente em 4 porções. Coloque 2 colheres de sopa do molho sobre os legumes e sirva como guarnição do prato preferido do seu filho 




Pavê de banana com salada de frutas



Ingredientes:
7 bananas-nanicas maduras
1 pera média cortada em cubos pequenos
1 maçã média cortada em cubos pequenos
6 morangos grandes picados
1 xícara (chá) de ADES original
2 colheres (sopa) de amido de milho MAIZENA®
1 colher (sopa) de creme vegetal BECEL
COBERTURA
1 clara
meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de água

Preparo:
1- Corte 3 bananas em cubos pequenos.
2- Em uma panela média, misture a banana picada, a pera, a maçã, e os morangos e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até que estejam macias.
3- Dissolva o amido de milho MAIZENA® no ADES original e junte ao refogado, mexendo sempre, até engrossar.
4- Retire do fogo, acrescente o creme vegetal BECEL, misturando delicadamente. Reserve.
5- Corte as bananas restantes em fatias finas no sentido do comprimento. Reserve.
6- Em um refratário retangular médio (31 x 19 cm), forme camadas alternadas de fatias de banana e creme de frutas, finalizando com o creme. Reserve.
7- Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
COBERTURA
8- Bata na batedeira a clara em neve firme. Reserve.
9- Em uma panela, junte o açúcar e a água e leve ao fogo médio por 10 minutos.
10- Volte a bater as claras e adicione, sem parar de bater, a calda quente em ponto de fio. Continue batendo até obter um marshmallow.
11- Espalhe o marshmallow sobre o creme no refratário e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.
12- Retire do forno e deixe amornar. Sirva em seguida.




Bolo divertido com creme de laranja



Ingredientes:
MASSA
3 ovos
1 clara
5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
RECHEIO
2 colheres (sopa) e meia de amido de milho MAIZENA®
1 xícara (chá) de ADES sabor laranja
1 colher (chá) de açúcar
Para untar e enfarinhar:
creme vegetal BECEL
farinha de trigo
Para forrar:
papel-manteiga

Preparo:
MASSA
1- Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
2- Unte uma assadeira grande (40 x 28 cm). Forre com papel-manteiga, unte novamente e enfarinhe. Reserve.
3- Bata na batedeira os ovos, a clara e o açúcar até que fique um creme fofo e volumoso. Retire da batedeira e misture delicadamente a farinha e o chocolate.
4- Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 15 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno, desenforme, retire o papel-manteiga e reserve até esfriar.
RECHEIO
5- Em uma panela, dissolva o amido de milho MAIZENA® no ADES sabor laranja, junte o açúcar e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre por 5 minutos ou até engrossar. Reserve até esfriar.
MONTAGEM
6- Corte a massa reservada com cortador de biscoitos no formato de sua preferência.
7- Una as massas, de 2 em 2, com uma camada de creme de laranja. Sirva a seguir.




Estrogonofe Thai com Legumes 


Ingredientes: 
300 gr de peito de frango cortado em filezinhos 
1 colher de chá de alho 
1 cebola média picada 
1 lata de milho cozido drenado 
1 lata de ervilha drenada 
1 copo de cenoura em cubos pequenos pré cozidos 
1 lata de creme de leite 
1 copo de água 
½ copo de ketchup 
1 colher de sopa de açúcar 
2 colheres de sopa de salsinha 
Sal a gosto 
Preparo: 
Em uma panela média em fogo alto refogue a cebola e o alho. Quando começar a dourar, acrescente o frango e refogue por uns 4 minutos em fogo médio. Acrescente o milho, a ervilha e a cenoura e mexa por 1 minuto. Coloque o creme de leite, a água e o ketchup e deixe levantar fervura, que deve levar 3 minutos. Adicione o açúcar e o sal. desligue. Salpique a salsinha e sirva quente acompanhado de arroz branco ou integral.




Torta de frango e catupiry com massa de bolacha


receita da cozinha da Loli 

Ingredientes massa:
01 pacote de 200gr de bolacha cream cracker
03 colheres de sopa de manteiga
06 colheres de água
Ingredientes recheio:
500 gr de frango cozido e desfiado
01 cebola
01 tomate
01 col de sopa de oleo
02 col de sopa de massa de tomate
01 lata de milho
200 gr de requeijão culinário
Sal a gosto
200 gr de queijo mussarela fatiado

Modo de fazer a massa:
Triture a bolacha no modo pulsar do liquidificador.
Misture a esta farofa a manteiga e a água. Amasse com as mãos até os ingredientes incorporarem.
Forre a massa numa forma de fundo falso.
Coloque para assar em forno médio pré-aquecido por 15 min.
Tire e reserve.
Modo de fazer o recheio:
Cozinhar e desfiar o frango.
Fritar a cebola e o alho, acrescentar o tomate e o milho. Refogar com o frango, colocar o molho de tomate e o sal, deixar tomar gosto.
Colocar o requeijão e mexer até incorporar ao molho. Reserve.
Montagem:
Coloque o recheio sobre a massa. Cubra com o queijo.
Leve ao forno médio, até derreter o queijo. Por +- 15 min.

---------------------------------------------------------------------------

Tem bastante coisas né??? Espero que gostem e aproveitem as receitinhas, bju, beijoca e até a próxima...


Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira, aproveite e participe do sorteio, duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação.

Blog: ScrapCanto
Twitter / Pinterest / Instagram: @CarolRatunde

24 de abril de 2013

Semana da Alimentação: Obesidade


Já podemos considerar que a obesidade se tornou uma epidemia mundial, e quando se trata de crianças esse assunto se torna ainda mais grave. A porcentagem de crianças e adolescentes com excesso de peso, ou obesos, é agora mais alta do que nunca. Os maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico são considerados como os responsáveis pelo aumento de peso na juventude.

EFEITOS NA SAÚDE

Muitos efeitos estão relacionados com a obesidade na infância, e isso leva a problemas de saúde e ate mortalidade mais tarde.

- Asma e problemas respiratórios: o peso elevado pode causar problemas respiratórios, já que afeta o desenvolvimento dos pulmões da criança, levando a falta de ar.

- Diabetes tipo 2: comum em adultos, porém em crianças com dieta ruim, pode acontecer. Ela pode ser revertida, com dietas adequadas e prática de exercício físico.

- Puberdade e menstruação precoce: por desequilíbrio hormonal, pode levar a menina a menstruar mais cedo e acelerar seu desenvolvimento.

- Hipertensão: descobriu-se que os níveis elevados de pressão sanguínea ocorrem com mais frequência em crianças e adolescentes obesos.

- Complicações ortopédicas: entre crianças e jovens obesos e em processo de crescimento, os ossos não são suficientemente fortes para aguentar o excesso de peso, o que sobrecarrega os ossos causando dor e limitação de movimentos.

- Doenças do sono: existe a possibilidade da criança apresentar apneia do sono, ou seja, ela pára de respirar enquanto dorme, já que a gordura abdominal comprime os pulmões.

- Complicações sociais e emocionais: as principais são o bullying e a baixa autoestima. Isso pode levar a criança a ficar ansiosa, ter problemas escolares e até à depressão. Portanto, mamãe, aquela história de que criança bonita é aquela gordinha tem que ser repensada.

Cuide do seu filho com carinho, dê para ele uma alimentação saudável e gostosa, incentive a prática de exercícios físicos.

Com certeza você e seu filho terão uma vida muito mais feliz!!


Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira. Aproveite e participe do sorteio em que duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação (segunda-feira).



Blog: http://alegriamaterna.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...