2 de fevereiro de 2013

Programa de educação financeira



Janeiro é um mês complicado para as nossas finanças pessoais: além do IPTU e do IPVA, precisamos comprar o material escolar para os filhos. Com tantos gastos extras, o ideal é procurar soluções para ajudar a manter o orçamento da família em ordem. O Finanças Práticas (http://financaspraticas.com.br/), programa de educação financeira da Visa, reuniu algumas boas dicas, que eu aproveito para compartilhar com vocês:

1.       Evite a pressa: é importante se preparar para a compra e olhar a lista com calma, sem querer resolver tudo para ontem;

2.       Reaproveite: podemos sempre reaproveitar materiais de um ano para o outro. Por isso, vale mobilizar toda a família e fazer uma boa busca em casa;

3.       Negocie com a escola: nem sempre aquilo que está na lista será usado imediatamente. Vale a pena checar com a escola quais itens podem ser comprados mais para frente ou no segundo semestre;

4.       Pesquise preços: o preço pode variar bastante de uma loja para outra. É importante pesquisar pela internet ou diretamente nas lojas, como preferir;

5.       Compre em grande quantidade: os preços para compras no atacado podem representar uma economia significativa. Vale juntar um grupo de amigos ou estocar em casa;

6.       Divida a lista: por mais que elas gostem, as crianças não devem participar da compra de todo o material. O ideal é dividir a lista entre itens para serem comprados sem elas e com elas, para que haja essa participação. Isso evita o stress e, consequentemente, mais gastos na hora das compras;

7.       Preserve-se: evite ir às lojas em horários de pico, pois, no tumulto, corremos o risco de perder o controle e gastar mais. Tente manter a calma e tenha paciência;

8.       Limite o orçamento: antes de sair para as compras, estipule o quanto vai gastar e não fuja muito dessa quantia;

9.       Diga não: quando estiver acompanhado dos filhos, não tenha medo de dizer não. O material escolar não deve ser visto como um prêmio para a criança, como se estudar fosse algo ruim. Utilize a oportunidade para dar os primeiros passos na educação financeira das crianças;

10.   Planeje-se: alguns itens, como mochilas, lancheiras e canetinhas podem ser comprados em outras épocas do ano, com preço muito menor. Programe-se!

11.   Atenção ao uniforme: leve apenas o necessário. Estamos no verão, portanto, seu filho não vai precisar agora de casacos e moletons, que são itens mais caros. Além disso, lembre-se: as crianças crescem depressa!

12.   Negocie descontos: observe as condições de pagamento, negocie descontos e prazos. Seu bolso agradece.

Para obter mais dicas valiosas, visite www.financaspraticas.com.br


Desfralde: vou te contar...




“Depois do desfralde, vem a fase de molhar a cueca por preguiça (brincar é bem mais legal que ir ao banheiro). Ninguém havia me contado, então publico aqui pra quem tem filho mais novo. Não é fácil, é trabalho escravo praticamente. 


Mas hoje foi iniciada uma nova era nessa casa:
"-Manhêê, quero fazer xixi". 
Antes era assim, pare o que tiver fazendo e corra junto com ele, vai saber quanto tempo ele sacrificou a bexiga antes desse grito.
Hoje eu respondi:
"-Ótimo, tire o short, levante a tampa e faça seu xixi"
E lá foi ele. Pra garantir fui supervisionar. Xixi sozinho. Liberdade, sua linda =) “

Post retirado do meu facebook. O papo é de mãe, é entre mães, é para mães e eu me sinto confortável para dividir certas verdades com vocês que vão desfraldar, estão desfraldando e até aquelas que já desfraldaram (toque aqui se você passou por alguma situação semelhante).

Eu costumo ler bastante e tento me preparar pra cada nova etapa e não foi diferente com o desfralde. Acontece que maternidade não é previsão, é realidade; não é teoria, é muita prática.

*Você recebe dicas e conselhos, compra o penico da hora ou o que cabe no seu bolso. Chega em casa feliz, dá o “presente” pra criança. Ela vai observar, brincar, até sentar com roupa. Mas na hora de sentar peladinho pra fazer o pipi ou a caca... TEATRO. O troninho pode ser o mais simpático possível mas certas vezes vai parecer que você comprou o mais terrível, com cara de monstrinho e todos os dentes possíveis preparados pra beliscar o bumbum do seu bebê. (Calma, super normal, aconteceu aqui também, vai dar tudo certo. Tente o vaso com o redutor)

*Você compra cuequinhas/calcinhas fofas e vai morrer de dó e pena ao ver as mesmas virando trapinhos por conta do treinamento (calma, isso é TOC, te entendo. Quer um abraço?)

*O desfralde tem duas etapas, depois que você “vencer” a etapa DIA será automaticamente passada de fase: NOITE

*Ninguém te conta mas aconselho comprar um gravador. Você se pegará repetindo: “Quer ir no banheiro agora? Quer fazer xixi?” até mesmo quando estiver na sua mesa de trabalho, sozinha.

*Prepare-se para correr. Na padaria, no mercado, no cinema, no shopping, na rua... quando a criança solicitar você vai sair correndo (ou disfarçando a pressa em passos largos) pro banheiro mais próximo.

*Depois que o desfralde for um sucesso, vem a parte lá de cima, que compartilhei com vocês: a preguiça. Brincar é mais legal, ver tv é muito divertido, colorir é show e tudo vai ser infinitamente mais prazeroso do que ir ao banheiro. Eles não regrediram, eles sabem a hora, eles sabem o que fazer mas não tem graça nenhuma parar e aliviar a bexiga. Cueca/calcinha molhada. (Muita calma de novo. Converse. Tente tornar mais atraente e não uma obrigação – que tal um corante na água do vaso? Um azul, misturado com o amarelinho do pipi vai mudar de cor e virar mágica. Não me chame de louca, a gente tenta tudo. Ande também  com uma peça de roupa a mais na bolsa. Vai que...)

Fico por aqui com minha pequena contribuição: o que eu gostaria de ter lido e escutado por aí antes do desfralde =)


Hora do Penico - Dica de Livro para os pequenos


Nosso livro, surradinho, demonstra que foi muito usado.


Chegou a hora do desfralde? Também temos dica de leitura envolvendo o tema. Hora Do Penico da Editora Salamandra, fácil de encontrar em qualquer livraria e online também.

Usei aqui em casa e ajudou muito. O livro tem capa personalizada para meninos e meninas. De linguagem fácil , palavras de incentivo e muitas figuras de crianças encarando com diversão essa etapa.
A versão pra quem é mãe de menina. Linda não?

Enzo ia ao banheiro e já encontrava o livro (pois é, deixei ele lá). Na hora de fazer o número 2 foi um grande aliado já que criança não tem muita paciência para esperar. Com ele sentadinho eu lia a historinha, depois ele lia do jeitinho dele, e quando acabava tudo estava feito sem nenhum estresse.
Lendo e aprendendo.

O livro mostra que usar cueca é bacana e para os crescidinhos. Que fazer xixi no chão não é legal. Que após usar o penico ou o vaso eles devem lavar as mãos. E vem com uma cartela de adesivos de recompensa. Fez tudo certinho, ganha um adesivo. É bobo num primeiro momento, pelo menos pra gente, mas filhão adorava sair com o seu adesivo na roupa pra mostrar pra vovó e quem estivesse em casa que tinha conseguido. Era um troféu!
Não custa nada uma ajudinha literária nesse momento não é?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...