29 de abril de 2013

Será que meu filho é o valentão?

Arthur é muito pacato, mas esta semana foi o valentão. Brigou com o Arthurzão. Ele só tem 2 anos, quase 3. Na verdade, foi só uma situação que o levou a empurrar  o amigo - que é um pouco mais velho -, e este amigo acabou se machucando.

Esta situação me fez pensar no outro lado da história: nós sempre nos preocupamos quando os nossos filhos chegam em casa com uma mordida ou um machucado, mas será que nos preocupamos da mesma forma quando o nosso filho machuca alguém? É importante que nós, como mães, pensemos nisso.

Na mesma hora eu perguntei se era certo o que ele fez. Prontamente, ele disse que não, que pediu desculpas e que não faria mais isso. Disse também que a professora explicou para ele que não pode brigar, nem empurrar, pois isso podia machucar o amiguinho. No dia seguinte, a professora me contou que ele passou o dia perguntando se ele estava sendo bonzinho e que não iria empurrar o Arthurzão de novo. Gostei! Acho que estou no caminho certo!


A grande verdade é que, para algumas mães, os filhos são perfeitos, e isso não as deixa enxergar algumas realidades. Ao contar sobre esse episódio a um amigo, ele me contou que todo dia o filho dele apanhava de um colega da escola. Ele reclamou várias vezes na diretoria e nada aconteceu. Um belo dia o filho dele revidou, e seu pai foi chamado na escola porque ao ser indagado sobre ter batido no coleguinha ele disse: "Meu pai disse que se me batessem, era para eu bater de volta!" e assim ele fez. Muito bem, porque todas as vezes que o filho apanhou na escola ninguém tomou uma atitude? Certamente porque os pais sequer tomaram conhecimento. Isso me preocupa.

É claro que algumas mães se preocupam e sofrem muito com isso, o comportamento de crianças valentonas é horrível e controlar essa agressividade é bastante complicado.

Nestes casos, é preciso entender que não há maldade nas crianças, que elas fazem isso como uma resposta ao que as incomoda ou ao que elas não aceitam. É preciso muita paciência, muita conversa e muito amor. Não se sinta culpada, procure auxílio, converse com seu filho e procure encontrar a melhor solução. Seja carinhosa, atenciosa e converse muito.

Procure sempre observar seu filho em todas as atividades diárias, não hesite em chamar a atenção quando uma roupa é jogada no chão, quando uma louça não é colocada no lugar. É preciso que a criança participe das atividades de casa e entenda que há regras que devem ser cumpridas. As regras são valiosas.

Elogie, demonstre amor. Reforce os bons comportamentos e procure não ser agressiva com os maus comportamentos. Reforçar o que é bom é muito melhor do que só apontar o que a criança faz de errado.

Abaixo, alguns livrinhos legais que podem auxiliar a mostrar à criança sobre estes comportamentos e evitar que seu filho seja aquele valentão da escola!
O ÚLTIMO VALENTÃO (HUGO A ESTRELA-DO-MAR FELIZ)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...