7 de maio de 2013

Dia das Mães: Mães deveriam ser eternas...




Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
~-

Atribuem este poema a Carlos Drummond de Andrade, não sabemos ao certo se é de sua autoria, mas não podemos negar que o texto é simplesmente lindo e tocante. Este será meu segundo Dia das Mães sem mãe, e confesso: é muito, muito difícil. Eu passei mais da metade da vida brigando com ela, e achando que ela era pessoa mais chata do mundo, porque pegava no meu pé. Assim como quase todo mundo. A grande verdade é que, quando a perdi, eu perdi o chão, perdi a referência e dei razão àquela máxima: "você só dará valor ao que gosta, quando perder". Puxa vida, como isso é verdade!

Este Dia das mães me leva a uma reflexão... recentemente perdemos uma amiga, sua filha tem menos de 10 anos de idade, e fiquei pensando: "Porque Deus faz isso com a gente né?" Se já é tão difícil para nós que somos adultos, que dirá de uma criança? Mas isso também me fez pensar que a inocência das crianças e a sua capacidade de lidar com as coisas de forma simples e pura talvez fosse a chave para superar melhor esses momentos.

Tudo isso me fez concluir que só posso agradecer por ter tido ao meu lado uma mulher tão maravilhosa, e que devo agir como as crianças, com simplicidade e pureza, deixar me levar pela situação, e não perder tempo me lamentando porque, se o vento levou o balão para longe, não vai adiantar ficar chorando, devemos seguir em frente e recomeçar. Que tal encher outro balão? Pensar em outra coisa? Se encantar com pequenas descobertas e não ficar pensando o tempo todo naquilo que acabou, que se foi?

Feliz Dia das Mães para todas as mães, as mães de sangue, as mães de coração e as mães que olham lá de cima ou do outro lado... para seus filhos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...