17 de maio de 2013

Deschupetamento? Como meu filho largou a chupeta.

O desfralde na minha casa foi algo muito simples e sem traumas, contei aqui na semana do desfralde. Eu já estava preocupada pois os dentes do Arthur estavam ficando tortos e separados, fiquei com medo que depois tivesse que enfrentar problemas com a dentição. Começou a ficar bastante dependente da chupeta e já fui pedindo dicas para as amigas no Facebook.

Várias pessoas me contaram as mais variadas versões para que, o que eu desejava, acontecesse. Me disseram para amarrar na janela, esconder, dar pro coelhinho da páscoa, furar a chupeta ou trocar por algum presente. Eu já estava preparando-o a alguns dias, mas sem coragem de começar. Uma pessoa me disse que simplesmente não achava a chupeta, disse ao filho e após alguns dias de chororô ele aceitou.

Tendo em vista que tirar a fralda de dia tinha sido algo fácil, já imaginei que tirar a chupeta também seria. Um belo dia, estávamos assistindo Gremlins na televisão, só o deixei assistir ao começo enquanto o Guizmo é um animalzinho fofo!







Fomos deitar e ele me perguntou da chupeta. Ela tinha sumido, aliás, todas as chupetas haviam sumido e não foi proposital. Falei que não estava encontrando e ele me perguntou se tinha sido o Guizmo que tinha levado suas chupetas para a caixinha dele. Pimba! Eureca! "Sim, meu filho, o Guizmo pegou suas chupetas pra ele porque ele é um bebezinho, tá?" "Tá bom mamãe!" - virou para o lado e dormiu, sem chorar.


No dia seguinte, ja imaginei que sofreria com as birras e acessos de raiva porque a chupeta tinha sumido mas me enganei: ele se afeiçoou tanto ao Guizmo que aceitou o fato de ter perdido suas chupetas para ele. 

Ainda mantenho a naninha mas ele nem precisa mais dela para dormir. Já encontrou chupetas depois de ter largado o "vicio", chorou um pouquinho mas conversando entendeu.

A grande verdade é que não existe fórmula mágica. É preciso que você descubra e defina a hora certa para que isso aconteça e se prepare. Cada criança reage de forma diferente.

Seja qual for o método, uma vez definida a data, não volte atrás, seja firme!

Já o vejo nos encontros com os Amigos Deschupetados Anônimos se apresentando: "Oi, eu sou Arthur, e há 3 meses não chupo mais chupeta!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...