20 de maio de 2013

O filho que eu quero ter (bem educado)



Lavando a mesinha, usando o tênis como vasilha (mereço)

Para embalar o post, uma musiquinha... (pega a caixa de lenço para ouvir!)

Quando o Diogo tinha 11 meses eu relatei no meu blog o quanto ele estava aprendendo a ser gentil e dividir suas coisas com os outros.

O fato é que as coisas vão mudando com o tempo, e ele tá naquela fase egoísta com outras crianças - a menos que dividam seus brinquedos com ele, ele não quer emprestar. A coitada da filha da Hanna que o diga! rs

Mas em outras coisas ele continua aprendendo a ser um bom menino. Diogo pede licença, fala obrigado e por favor. E isso é um passo enorme!!!

Sou dessas mães que não acreditam em reforços de ordens para as crianças aprenderem. Não acho que eu tenha que dizer para ele "como é que faaaaaala???" para ele agradecer por algo. Ele apenas sabe. E por que  as coisas fluem normalmente aqui? "Filhos seguem exemplos, não conselhos".

Procuramos mostrar para ele, diariamente, que é importante usar as "palavrinhas mágicas", sem nunca termos ensinado. Não é porque o garçom está no trabalho e o serviço dele é atender às mesas, que não podemos pedir "por favor" que ele traga um suco ou nosso prato. Não é porque ele nos serviu "como deveria" que não nos cabe dizer obrigado. E não é porque a Trudy é cachorro que não devemos pedir licença para ela sair do sofá e nós podermos sentar.


E a lição foi aprendida assim, diariamente, com muito carinho e dedicação da família. Com exemplos é muito mais fácil ensinar do que falar sem fim.

Hoje em dia, ele acorda e fala bom dia. Dá boa noite quando vai dormir. Cumprimenta todos os vizinhos da Vila onde moramos, e se oferece para "adjudar" a avó ou a mamãe nas tarefas do dia-a-dia, como varrer e apanhar o lixo com a pá ou colocar as roupas na máquina de lavar. E vira e mexe pede para lavar a louça.



Juntando o lixo do quintal com a vovó


Ainda tem muito caminho pela frente, mas a cada "obrigado, mamãe" eu sinto que estamos um passo à frente e no caminho certo para criar um bom cidadão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...