30 de agosto de 2013

Andadores e berços na mira!



As crianças devem brincar livremente sem o risco de se machucarem leve ou gravemente. Por este motivo é que, desde 1988, o processo de avaliação de brinquedos no Brasil, através da Portaria INMETRO 177, é bastante rigorosa no que diz respeito à preservação da integridade física e saúde de seus consumidores.

A partir de janeiro, brinquedos e produtos importados devem seguir as regras do instituto, e as multas para quem comercializa esse tipo de produto vão de R$ 800,00 a R$ 30.000,00.

Os berços e andadores estão na lista negra do Inmetro e o prazo para adequação é 2014, caso não se adequem às normas, poderá ocorrer o banimento destes produtos do mercado. Antes tarde do que nunca! Já estamos cansadas de saber do risco de acidentes com andadores e até intoxicações pelos produtos usados para pintar estes produtos.

Outra preocupação é com as mamadeiras e brinquedos, pelo uso do Bisfenol-A que torna o plástico mais flexível mas pode ser muito prejudicial para a saúde das crianças, podendo causar doenças neurológicas ou câncer. Antes de comprar qualquer produto plástico verifique sempre se há um selo informando que não há BPA (Bisfenol-A) e se há um selo do Inmetro, isso garante que o produto passou pelos mais rigorosos testes de segurança e durabilidade.

Veja algumas informações importantes divulgadas pelo Inmetro e que devem ser levadas em consideração:

Cuidados:

a) No ato da compra, exigir o selo de identificação da conformidade ou selo de certificação. Ele demonstra que o produto atente a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos.

b) Não comprar produtos no comércio informal mas sim no comércio legalmente estabelecido. Os produtos comprados no comércio informal, geralmente mais baratos, na quase totalidade dos casos são produtos irregulares, falsificados e, apenas como exemplo, podem conter substâncias tóxicas na sua composição. Exija sempre a nota fiscal do estabelecimento onde comprou para que haja responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no produto.


c) Antes de entregá-los às crianças, leia atentamente as instruções de uso, que orientam quanto ao uso seguro do produto. Cuidados especiais devem ser observados na retirada das embalagens, que podem ter grampos metálicos, papéis com tintas inadequadas,  etc.

d) Particularmente para brinquedos, deve ser dada atenção à faixa etária recomendada para o produto. Peças pequenas, em especial, são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas. Cabe total atenção nos lares onde existam crianças com diferentes faixas etárias. 

Veja também, um vídeo institucional de divulgação do Inmetro sobre a segurança nos brinquedos e produtos destinados ao público infantil:




NOTA: Nesta quinta-feira, 29/08/2013, uma operação destinada a verificar a segurança em brinquedos, foi feita no Estado de São Paulo. A ação foi chamada de "Operação de Segurança do Bebê", feita pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), fiscalizou vários produtos destinados ao público infantil, mas somente 26 lojas foram fiscalizadas e 777 produtos foram reprovados. Ainda é pouco mas algo já está sendo feito. As empresas tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa para que o Ipem possa definir e aplicar as multas.

Se você desconfiar ou encontrar irregularidades, pode denunciar no site do Ipem e, em São Paulo, há ainda o telefone 0800-013-0522, que recebe reclamações e denúncias.


Fique de olho!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...