11 de outubro de 2013

Pais e Mães x Consumismo Infantil


Dia das Crianças chegando e muitas discussões acerca de dar ou não presentes. Eu adoro ganhar presentes, então, adoro presentear também. Não sou contra comerciais de brinquedos direcionados às crianças em canais infantis. Acho que é obrigação dos pais ensinar aos filhos sobre consumismo e não é obrigação das agências de publicidade nem dos canais de televisão. Eles querem mesmo é vender e os comerciais devem sim ser direcionados ao público que teoricamente vá consumir. Que graça teria um comercial da Barbie para as mães?

Acho que muitas mães jogam nas empresas, na escola e em outros lugares, a responsabilidade pela educação. Quem deve ensinar e educar são os pais e não os veículos de comunicação, nem o professor.

Um texto publicado no Ressoar esta semana fala sobre o consumo consciente e a importância dos pais na educação dos filhos, principalmente em relação à compra de produtos em datas comemorativas.

Para a palestrante comportamental e psicóloga, Tália Jaoui (foto), não existem conseqüências graves ou traumas aos pequenos quando estes têm seus pedidos negados. “O ‘não poder’ e o ‘não ter’ fazem parte de toda a vida e é muito interessante e produtivo acostumarmos as crianças desde cedo a esta peculiar situação. Não se trata de dinheiro e sim de valores. - Ressoar


Você não precisa sair comprando tudo o que seu filho pede. Ele tem o direito de querer de tudo e quem não quer? Quem não quer um carro legal, um perfume, uma maquiagem? Isso te faz sair comprando tudo só porque você viu um comercial? Espero que não. 

Procure mostrar o valor do dinheiro pro seu filho, aqui fazemos isso. No Dia das Crianças é só uma lembrancinha, provavelmente um HotWells. No fim do ano queremos comprar um Furby mas #aos3 já está fazendo um cofrinho, juntando as moedinhas para entender que custa ter as coisas e que se ele quer algo bacana ele precisa juntar dinheirinhos. 

Podemos também fazer um lindo passeio no dia das crianças, fazer alguma atividade bacana e criar um brinquedo. E se você não tem muita habilidade para isso saiba que não é preciso, basta ter imaginação! Visite o blog da Estéfi Machado e veja que não é preciso ter nenhuma habilidade ou talento especial para fazer um brinquedo bacana!


Promoção MultiPlus e PBKids




No mês da criança, você pode transformar os melhores momentos de sua infância em prêmios PBKIDS e ainda ajudar outras crianças do Brasil a terem um mês especial. 

Para concorrer, basta enviar uma foto que melhor retrate um ou mais momentos da sua infância ou de alguém especial. A cada foto enviada, a Multiplus doará R$1,00 para as Instituições Make a Wish, Casa Hope, Doutores da Alegria ou Instituto Ayrton Senna.


Além de ajudar outras crianças, o vencedor levará para casa um kit de prêmios PBKIDS contendo um Console Xbox 360 4GB com Kinect, um jogo Genius da Estrela, um boneco de pelúcia Furby e um carrinho Street Sport Car.



Post sugerido 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...