Eu ainda não me conformo quando vejo as mães mandando dinheiro pra uma criança de 3-4 anos comprar pizza e coca cola na cantina da escola. Isso acontece lá onde a Nara estuda. Cachorro-quente também é comum e salgado frito também. Acho que é mais cômodo pra mãe, mandar o dinheiro e a criança que se vire escolhendo o que quer! Realmente é infinitamente mais fácil!
No meu caso, com a restrição alimentar da Nara que é bem severa, estou cortando um dobrado na escola. Ela mesma faz o lanchinho em casa, monta tudo o que quer levar e lancha feliz da vida, mas aí, as vezes, alguém manda um bolo de chocolate com brigadeiro, inteiro, pra sala toda...aconteceu isso na segunda semana de aula e estamos colhendo os frutos até hoje. Levaram bolo dois dias seguidos e ela ficou triste e a tia deu bolo...ela sabe que não pode comer mas vai explicar pra uma criança de 5 anos que não pode comer bolo de chocolate com ele ali na frente olhando...ela até que é resistente mas geralmente quando está perto de mim. Comeu os dois dias seguidos e no terceiro dia já tava ruim...eu não sei como lidar com essas situações na escola ainda, tô tentando descobrir. Bom, contei isso tudo pra contar uma experiência que pode servir de porta de entrada para vocês introduzirem novidades saudáveis para os pequenos.
Hoje em dia tudo que é mais rápido é mais fácil também, ou seja, comprar um cachorro quente pronto na rua ao invés de ir pra casa montar um sanduba natural com tudo fresquinho. Ou comprar pão de hamburguer mas grelhar um filé de frango com alho ao invés de fritar uma carne de hamburguer processada :)
Um dia a nara escolheu levar damasco pra escola, com o pão de coração e grão de bico + suco de laranja. Parece uma refeição mas é um pouquinho de cada. Cozinho o grão de bico só com sal e ele fica durinho porque é assim que ela gosta. O pão de coração é pão sírio caseiro que corto em coração :) Ela chama o damasco de jujubinha saudável já que ela não pode comer jujuba...então come damasco imaginando a jujuba e adora. Nesse dia, levou pra escola só um damasco cortado em tirinhas. Chegando lá, as crianças ficaram curiosas e perguntaram...e ela disse que era jujuba natural sem corante rs...e claro, as crianças caíram de boca ao olhar incrédulo da tia que não sabia nem o que era aquilo :) Resultado? As crianças amaram o damasco seco e a Nara ensinou o nome pra elas mas disse que chama de jujuba mesmo porque é mais fofo. Quando fui buscar, a tia contou da revolução e perguntou se aquilo era damasco mesmo e eu confirmei, ela ficou feliz e espantada rsrsrs, pelo fato das crianças terem gostado. Quando a Nara me viu, tratou logo de dizer que todos pediram a tal jujuba de damasco no dia seguinte e ela fez uma observação baixinho, que era pra eu mandar bem mais do que mandei porque aquele pouquinho não deu pra matar a vontade de todo mundo e que ela mesmo, como dividiu tudo, comeu uma tirinha só, mas não tinha problema porque os amiguinhos queriam provar. No dia seguinte mandei 10 damascos cortados em cubinhos, num pote fofo e foi a farra do lanche. O grão de bico eles não se interessam não!!! rs Mas todo mundo que conhece a gente fala que somos muito "estranhos" com essas comidinhas. Minha irmã liga pra cá, pergunta se tem comida de gente porque ela vem pro almoço. Ela é da geração fast-food, é nada, ficou por conta dos filhos rs! Aí quando ela vem eu faço a tal comida de gente :)
Fica a dica! Não tenha medo de introduzir um alimento novo! A Nara detestava cenoura desde sempre, de qualquer jeito. Um belo dia entrou no hortifruti e pediu a cenourinha da turma da monica, devorou o pacote inteiro ali mesmo e perguntou porque não tinha provado antes, já que era tão bom! E é isso que mostro pra ela todo dia, principalmente no caso dela que tem essa restrição e precisa comer tudo o mais natural possível, ela tem que provar!!! Pra abrir mais o leque de opções pra ela!! E assim ela tem feito...prova...as vezes gosta e as vezes detesta!!!
