Vou falar do sling de argola, ele é o mais popular mas o mais fácil de usar errado também.
1- Argola muito baixa:
[caption id="attachment_2583" align="aligncenter" width="600" caption="Na primeira foto a argola está muito baixa. Na segunda no lugar certo."]
Reparem que quanto mais baixa estiver a argola menos espaço nós temos para o bebê ficar na bolsa do sling. Então posso dar uma dica? Antes de colocar o bebê no sling ajuste a bolsa já mais ou menos do tamanho que ela vai ficar com o bebê la dentro e coloque a argola bem em cima do ombro. Quando você colocar o bebê no sling ela vai escorregar pro lugar certo ;).
2 - Tecido não espalhado no ombro, pegando no pescoço (ai! Torcicolo!)
[caption id="attachment_2584" align="aligncenter" width="600" caption="O tecido deve estar bem espalhado no ombro para evitar dores."]
Dêem um desconto pra mim! Era a primeira vez que eu usava o sling (na primeira foto). Essa cara de louca psicopata com depressão pós-parto vocês também ignorem, prestem atenção no defeito e vejam como o Biel é lindo haha!
Essa dica vale também para o tecido que fica nas costas, bem espalhado para não formar pontos de tensão que podem sim fazer com que o uso do sling seja um martírio e não uma coisa legal e gostosa!
3- Pano cobrindo o rostinho
[caption id="attachment_2585" align="aligncenter" width="600" caption="Nunca deixar o tecido no rosto do bebê"]
Quando comprei meu sling eu não sabia nada sobre como usar. E pra ajudar ele veio sem manual nenhum, era muito largo e as argolas muito estreitas. A maioria das posições que eu tentava fazer o Biel ficava enterrado dentro do pano, eu simplesmente não conseguia dobrar as sobras como me falaram pra fazer (sim, sou descoordenada). O problema é que eu não sabia que o bebê ficando com pano no rosto ou com o rosto encostado no corpo da mãe sofre um risco de sufocamento. Outro erro relacionado é deixar a bolsa muito embaixo. Você tem que deixar numa altura em que consiga beijar a cabeça do bebê sem muito esforço.
4-Perninhas penduradas
Quando o bebê cresce um pouquinho passamos a usar a posição barriga com barriga com as perninhas pra fora. Mas muitas mães ficam com dó de abrir as pernas do bebê e deixam elas penduradas como na primeira foto.
Isso é um erro muito grande. Se a criança se jogar para trás ela pode escorregar por dentro do tecido! Então a regra é deixar as perninhas bem abertinhas e o bebê sentado no sling. :)
[caption id="attachment_2586" align="aligncenter" width="600" caption="Primeira foto perninhas penduradas, segunda foto bebê sentado com as pernas abertas."]
E como ficam as perninhas para dentro?
Fiz um sling transparente e coloquei a Lais dentro quando ela era menor pra ilustrar, mas salvei uma marca do meu twitter por cima e foi em cima da foto original (simata). Prometo fazer duas imagens decentes, da perninha pendurada e do bebê com as perninhas pra dentro. Mas por enquanto vamos ver a que eu tenho aqui :).
[caption id="attachment_2587" align="aligncenter" width="210" caption="Perninhas de rã."]
Para o bebê recém nascido ou enquanto não consegue ficar com as perninhas abertas a posição correta é essa aí em cima quando queremos deixar o bebê em pézinho no colo :).
E esses são os erros mais comuns que eu vejo por aí. Mas já vi muito absurdo que vocês nem imaginam! Com o tempo eu vou contando aqui!
BjoS!