20 de outubro de 2010

Amamentação x Relactação

Este tema está em alta pelo menos nos Blogs que acompanho. Atualmente meu bebê tem 4 meses e ando enfrentando problemas relacionados à amamentação. Hoje ele mama com mais eficiência: em apenas 10 minutos está satisfeito – este não é o problema pois os bebês passam a mamar mais rápido mesmo. Ele continua ganhando peso dentro da normalidade, no entanto percebi que a quantidade de leite diminuiu e isto também é normal.
-
Acho que alguns problemas EMOCIONAIS e CANSAÇO influenciaram também para a diminuição da produção de leite. Usei Plasil, tomei chás, bebi muita água, dormi muito e até hormônio sintético usei mas nada resolveu, não acordo mais com as mamas doendo de tão cheias. O hormônio até resolveu pois ajuda na descida do leite. às vezes meu bebê chora de fome e se irrita com o fluxo de leite na mama.
juoliveira_ohbaby_frame01
  -
Partimos para o complemento orientado pela Pediatra e atualmente ele quase não mama mais no peito, somente Leite Artificial mesmo porque na segunda-feira ele começa a adaptaçõa na escolinha pois volto a trabalhar, o desmame é inevitável. Mas mesmo assim quis falar do assunto com vocês.

informar


Bom, aí encontrei alguns Blogs que trataram deste assunto com maestria e quis dividir estes links com vocês:
- Blog da Nat – ela está passando pelos mesmos problemas que eu e já está tentando a relactação!
- Blog Amamentação – um Blog com muitas fotos e detalhes sobre o assunto.
- Blog da Mrs Dalloway – mamãe do João pedro também contando suas experiências;
- Blog Bula da Bia – A Bia fez vários posts sobre o assunto, vale a pena visitar!
- Relactação: Pra tudo tem jeito – Post bem completo;
- Pequeno Guia Prático para mães sem prática – bem humorado e divertido!
-  
-  
junto
-
E aqui, posts de mamãezinhas que falam de sua experiência com a amamentação e que acabaram não amamentando até o tempo que queriam e não se sentem mal com isso, muito pelo contrário, dão uma lição de experiência e amor! Porque cá entre nós, não é problema nenhum não amamentar! Algumas mães não conseguem amamentar nunca!
-
- Fraldas e Guitarras a Thaís, mãe do Paul fala sobre sua experiência, vale a pena ler!
- Jacqueline mãe do Bryan Lucas – nossa colunista - fala sobre Vilãs e Vilãos da amamentação
-
E mesmo que seu leite tenha secado, se você tentar a relactação insistentemente por pelo menos 3 semanas, é possível que você volte a amamentar viu?
-

especial
-
E para ilustrar esta matéria, que tal uma entrevista com alguém especialista no assunto?
-
Fernanda Senra é enfermeira formada há 17 anos. Vamos ver um breve relato dela e algumas perguntas que fizemos?
Atuo na área que amo que é cuidar de toda parte de materno-infantil de um posto de saude publico. Ja trabalhei com tudo nessa vida de enfermeira. Comecei em um mega hospital da cidade onde "pulei" de ala em ala começando na maternidade fazendo partos e dando cursos de gestantes, até setor de queimados e UTI. Depois fiquei muitos anos num pronto socorro municipal em um municipio ha 70 km de onde moro (e sempre morei) qdo passei no concurso na minha cidade e preferi ficar pertinho da filhota, na epoca com 2 anos, precisava muito de mim (e eu nem sou boba nem nada aproveitei a oportunidade). Puxei o freio de mão e acabei sendo escolhida pra lidar com essa gama enorme de pessoas que sao as gestantes, nutrizes com seus recem nascidos, e toda parte de planejamento familiar e vacinação, é comigo mesmo!Sofri muito qdo a Ju nasceu pois o q se sabe na teoria muda muito qdo é na nossa carne! Seixei de ser nazista em relação a algumas convicçoes que tinha justamente nesta epoca. Mas o que seria das coisas se o ser humano (passivel de tantos erros) nao mudasse ao longo da vida né? Sou mãe bundona (a ju faz o q quer comigo), adorava (e adoro mas agora segundo ela é o maior mico "mãe!!") pegá-la no colinho... como é bom dar colinho né? se isso viciasse seria otimo...entao bora pegar nossos bebezinhos no colo pq passa muito rapido e eles crescem e depois é "mico"..kkkk
 
kwiniecki_zodiac_gemini
Eu sempre tive dificuldade em saber se tinha leite suficiente pq minha filha, ao contrário do que dizem por aí, não chora qdo está com fome! Ela resmunga apenas e até eu aprender isso, ela poderia ter morrido de fome!hehe Como saber se o que o bebê mamou é suficiente?
Vamos la, primeiro de tudo quem fala que amamentar é facil, ou teve 10 filhos e nao lembra mais como foi com o primeiro, ou nunca amamentou, precisa de ajuda apoio e muita paciencia, o leite é produzido conforme o bebe mama entao quanto mais ele mamar, mais leite será produzido. E quando o povo reclama das mamadas noturnas que sao muito comuns ate (ao menos) o 4º mes de vida: essa mamada vai ajudar na produção do leite do dia seguinte todinho. Entao bora amamentar a noite bora? Quanto mais relaxada a mae estiver, mais leite consegue produzir, o bebe só conhece um tipo de comunicação, entao ele vai chorar se estiver com fome ou se nao estiver. Entao o grande segredo é ir aos poucos conhecendo o jeitinho do bebe e ir aprendendo as diferenças do chorinho. Seu leite é suficiente sim, a nao ser q tenha feito alguma cirurgia radical no seio, ele vai produzir oq  e bebe precisa e tem q ser livre demanda no inicio (falei q nao era facil né?) nao adianta impor horarios, ele vai se acostumando devagarinho e com o passar do tempo vai ele mesmo fazendo os horarios mais "regrados".
kwiniecki_zodiac_gemini
Como deve ser a amamentação nos primeiros meses de vida? É normal o bebê mamar toda hora? Isso passa???
Sim é normal ate o bebe entender que sempre q pedir vai ter ele acaba mamando mais vezes, o negocio é relaxar e aproveitar um momento que é só de vocês. Haaaa facil falar com a louça la e a casa pra arrumar né? kkk Gente nao tem jeito, aos poucos isso vai regularizando, lembra que falei qo começo é mais dificil, com apoio e carinho tudo melhora!
 
kwiniecki_zodiac_gemini
O que fazer se o bico rachar? (O meu rachou no começo, é só melhorou dps q eu cmecei a usar aquele intermediário de silicone) Como deve ser a limpeza do seio? (Limpa-se com água, com o próprio leite, limpa-se antes e/ou depois da mamada?)
Olha o bico só racha por um unico motivo: pega errada, se acertar a pega ele nao racha messsmo e esses bicos de silicone com bico enorrrrrmes só atrapalham porque eles ensinam a pegar o bico (nene nao mama o bicoooooooo) mas o dificil é acertar de primeira ja que você nao sabe dar de mamar e ele nao sabe mamar né? Sentiu dor? Tira..deixa o pequeno chorar...aproveita a boca aberta e poe boa parte da areola na boquinha (gente imagina a dificuldade logo nos primeiros dias?) Sentiu dificuldade, duvidas...procure alguem que seja amigo da amamentação ai perto que tenho certeza vai ter o apoio que precisa...senao vem rpa cá que a gente ajuda ta? Limpar? Água e sabao sabe? metade dos problemas seriam resolvidos se eles fossem melhor utilizados, banho se sentir qUE estao sujinhos ou qUE tem o cheirinho forte do leite que ficou por ali? Banho... ta na rua nao tem jeito..paninho umido e assim que puder sabao neles
 
kwiniecki_zodiac_gemini
Pq alguns bebês engordam mais que outros só mamando no peito? Não existe diferença de um leite materno pra outro?
Diferenças existem, teu corpo vai produzir o leitinho q o teu bebe precisa... Pra vc ter ideia no caso de prematuros o corpo porduz por mais tempo o colostro pois entende q o bebe precisa disto é muito particular de cada um engordar mais ou menos nao pense q o seu leite é mais "fraco" pq isso nao existe...ta?
kwiniecki_zodiac_gemini
Se a mãe precisar sair (podendo se ausentar bem no momento da mamada) como é o precedimento para tirar o leite e armazenar? --Quais os tipos de recipientes para armazenar? Pode ser congelado?
Tem alguns lugares q ensinam direitinho como fazer, chamam-se banco de leite humano..veja o mais proximo, no caso de nao ter nenhum pertinho veja este site (http://www.redeblh.fiocruz.br). Ali explica como fazer a lavagem das maos antes da coleta que deve chegar ate os cotovelos, secar bem em pano limpo, realizar a coleta em local "nao contaminado" (banheiro nem pensar né?), aqui fornecemos touca e aventalzinho mas se nao tiver cabelos presos sempre ta? Armazenar em frascos de vidro rotulados com data e hora de coleta vedado direitinho eles duram ate 1 semana congelado direitinho longe da porta onde sofre mais variação de temperatura, depois banho maria e deve ser dado ao bebe no copinho pra nao introduzir outros bicos sempre orientamos a extração manual do leite (no começo ate pegar o jeito demora um pouquinho), nao usar bombinhas q podem traumatizar o mamilo, e dor ninguem aguenta né?

kwiniecki_zodiac_gemini
Eu tenho mamas auxiliares nas duas axilas e sofri no início da produção do leite pois além das mamas normais cheias de leite (quase empedrando) as auxiliares tb encheram e mal dava pra ficar com os braços em posição normal, sem sentir alguma dor/incômodo. No meu caso, só começava a aliviar quando eu dava mama e esvaziava o seio. Mas existe alguma outra técnica?
O bebe mamando é a melhor tecnica! Porque se vc for drenar mais leite vai produzir e o incomodo pode ser maior, o ideal seria conversar com o ginecologista sobre outras opçoes.
 
kwiniecki_zodiac_gemini
O que fazer quando o filho tem preferência entre o seio esquerdo e o direito?
Ás vezes a posição é mais confortavel pra você e o bebe sente isso. Experimente colocar o bebe como se estivesse no seio q ele gosta e simplesmente escorrega-lo para o outro seio sem mudar a posição, costuma dar certo, apoie em almofadas e deixe os pés apoiados tbem..
 
kwiniecki_zodiac_gemini
O que fazer quando um peito está maior que o outro (mesmo depois de ter mamado igualmente em ambos)?
Às vezes acontece assimetrias, é normal, se nao tem dor ou desconforto, relaxe. isso acontece
 
kwiniecki_zodiac_gemini
Quais alimentos devem ser evitados durante a amamentação?
Alcool, drogas (por isso se entendem as medicaçoes tbem) e cigarro. O resto devemos fazer como todo mundo: comidas saudaveis, nutritivas e na nutriz uma porção a mais de leite e derivados é otimo..acabe com o mito: se seu bebe nao tiver alergia a nada vc pode (e deve) comer de tudo
 
kwiniecki_zodiac_gemini
Quais alimentos são indicados para a lactante?
Como todo mundo da Terra: alimentos saudaveis: vegetais, frutas, leite e derivados
 
kwiniecki_zodiac_gemini
O que fazer se a quantidade de leite no peito diminuir e nem bebendo água ou relaxando ou usando remédios a produção volta ao normal?
Se o bebe estiver perdendo peso e nem por decreto consegue aleitamento exclusivo: leite artificial nele, vc nao será menos mae por isso ok? Isso só acontece qdo ha introdução de outros bicos (na minha experiencia ta?), ou qdo a mae nao tem apoio e nao consegue relaxar tornando o momento uma verdadeira tortura ao inves de algo gostoso, a introdução de outros leites tbem, precisaria avaliar caso a caso.

kwiniecki_zodiac_gemini
É errado fazer Livre Demanda neste caso?
A livre demanda é indicada em todos os casos, o bebe nasce sem conhecer relogios e a fome (ou sede) bate a qq hr do dia ou da noite, aos poucos ele vai acostumando. mas ate la..livre demanda sempre
 
kwiniecki_zodiac_gemini
É preciso massagear o seio no banho e ordenhar? Com que frequencia?
Não tem necessidade a nao ser q esteja muito endurecido. Sabe o catchup? Se ficar muito tempo parado o que acontece? Ele vira uma gelatinha certo? O que fazemos para ele liquefazer novamente? Issssoooo chacoalhar..massageando antes, drena-se um pouco e pronto alivio instantaneo! Ate pro bebe mamar fica mais facil com o seio mais molinho..

kwiniecki_zodiac_gemini
Quantos ml de leite artificial um bebê em cada fase mama normalmente? (tipo: aos 4 meses, 5 e etc?)
Isso depende de medico pra medico, acho q a melhor pessoa pra indicar seria o pediatra de confiança.
Keka invadindo… P.S.: Perguntei para a pediatra e ela me disse que é quanto o bebê quiser mamar, você faz a mamadeira quantas vezes forem preciso, ele está satisfeito quando sobra algo na mamadeira, se mamar tudo faça mais alguns ml, não existe tabela de quantidade ideal, o bebê mama quanto ele quiser.
 
kwiniecki_zodiac_gemini
Até quando normalmente uma mãe consegue amamentar com leite materno exclusivamente?
O ideal seria até o 6º mes e após a introdução de outros alimentos continuar o aleitamento conjuntamente até 2 anos, mas cada caso é um caso: veja comigo..aleitei minha filha até o 6º mes, ela teve um problema serio de saude e precisei introduzir um leite carissimo na epoca... acredito que a partir de quando o aleitamento deixou de ser algo agradavel pra mãe ou pro bebe, será q ele esta valendo a pena? Tenho casos absurdos nem te conto...ui...ossos do oficio
 
kwiniecki_zodiac_gemini
É preciso ferver as mamadeiras sempre antes do uso ou somente lavar com água corrente e sabão resolve?
Mamadeiras e chupetas e bicos devem ser esterelizados a cada uso, porem em casa é tao complicado né? Tem as esterilizadoras caseiras que sao uma boa opção porem nao adianta nada esterilizar sem limpar certo??? Bicos devem ser trocados regularmente, pq juntam uma quantidade incrivel de bacterias invisiveis que vc ficaria impressionada entao nada de "mes q vem troco", nao senhora...devem ser trocados a cada 2 ou 3 meses no maximoooo
 
kwiniecki_zodiac_gemini
É preciso aquecer o LA ou o bebê pode ingerir em temperatura ambiente? (meu bebê só toma se estiver em temperatura ambiente, às vezes coloco 10 segundos no microondas para quebrar o gelo)
Acostumei minha filha a tomar o leitinho a temperatura ambiente (nao frio) pois fica mais facil transportar e administrar em qualquer lugar, hoje tem varios lugares com facilidades como microondas e trocadores para ajudar a mamae na rua né? Acho que vai da rotina que vc implementa em casa.

 
palavra

Não existe receita de bolo, acho que vai muito de acerto e erro, naã existe instinto materno (senão não teríamos tanta criança abandonada não é verdade?), porém quando há amor tudo se encaixa e no final dá tudo certo.
 
 
concluir

Espero poder ter ajudado em alguma coisa com a pauta de hoje, nosso blog tem o intuito de falar com mamães que tenham filhos das mais diferentes idades. Cada blogueira tem o intuito de tratar de um determinado assunto. Aqui você vai encontrar dicas para bebês e crianças maiores. 

Quanto a mim, falo das experiências de uma mamãe de um bebê de 4 meses, portanto meu universo gira em torno disso mas certamente você encontrará aqui colunas que tragam alguma informação nova para você! Aproveite e dê uma vasculhada nos posts anteriores, você encontrará pautas muito legais e temos também um sorteio rolando pelo Blog, você já participou? 

Como diria Palmirinha: “Amiguinhas” espero que tenham gostado! Se tiverem mais duvidas podem nos enviar um e-mail que perguntaremos a nossa entrevistada! 

Fe, obrigada por disponibilizar informações tão valiosas viu? 

Beijinhos no coração!
 
KEKA copy

I M P O R T A N T E: Todos os direitos sobre o conteúdo, incluindo designs, conceitos, textos, imagens, criações e fotografias são reservados (Copyright) © by Keka Designs. Por favor respeite os direitos autorais. Essas imagens são partilhadas para sua inspiração pessoal e não poderão ser usadas de nenhuma forma para cópia e/ou reprodução sem a devida e expressa autorização. Obrigada. Caso você se sinta ofendido ou seja proprietário de qualquer um dos elementos ou imagens que usei para decorar meu blog e quiser que sejam creditados por favor entre em contato. Ficarei feliz em responder: scrapkeka@gmail.com

Não me contaram, mas vou te contar


Livros, sites, blogs, profissionais, pessoas experientes...todo tipo de informação é bem-vinda.

Finalmente chega o momento de nos tornarmos mãe, seja por vontade própria ou por vontade do destino, e então nossa vida, a partir daí, se baseia em procurar informações sobre a fecundação, a gravidez, o parto, a amamentação, os cuidados, o desenvolvimento do bebê... e por ai vai!

Mas, antes de começar a lhes contar algumas coisas, quero me apresentar como uma jovem mãe de 18 anos, porém que já tinha experiências com crianças, pois tenho dois irmãos pequenos - um de 3 e outro de 6 anos - os quais sempre ajudei a cuidar como se fosse mãe. Achei que saberia tudo, mas na verdade vi que só sabia o básico (e olhe lá); eu sabia que bebês tinham cólicas, mas não que elas aconteciam todos os dias, às vezes o dia inteiro. Para mim, era só mamar e dormir, afinal eu era apenas uma garota de 12/15 anos quando meus irmãozinhos nasceram, e parecia ser fácil.... doce ilusão! E é, principalmente, por este motivo que eu me surpreendi tanto com algumas coisas, muita vezes banais, que eu não fazia idéia como era na prática!

Queremos sempre estar o mais preparadas possível para as situações com as quais podemos nos deparar. Porém, existem coisas que não nos falam e só vamos descobrir quando acontece com a gente, e este é o meu papel aqui, falar tudo aquilo que eu (e outras mamães) não sabíamos, mas descobrimos e queremos compartilhar para que você tenha menos surpresas (principalmente as desagradaveis) possível!

Mas, já vou adiantando: se tem algo que precisamos saber desde o início (e infelizmente poucas pessoas, para não dizer nenhuma, nos fala) é que daremos conta de TUDO, acima do medo, da insegurança, dos erros, da culpa (ah, esta sim, é assunto para um post inteiro), somos capazes, afinal, nascemos sabendo cuidar do filhote - não é assim com todo mamífero?! Não importa quantas novidades, dúvidas e surpresas tivermos, o nosso instinto falará mais alto que qualquer opinião alheia que possa nos importunar! E mais importante que saber isto que estou te contando, é acreditar! Acreditar que não existe maneira certa ou errada na hora de criar um filho, mas sim a maneira que você considera melhor ou pior; acreditar que você é capaz, porque você É, e AI de quem disser o contrário!

Não deixem de conferir o Test Drive Mami, que tem muita novidade, dicas, relatos, experiências, todos os dias, com colunas variadas, feitas para todas nós: mamães corujas de plantão! E o meu blog pessoal também. Estão todas convidadas!
Beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...