25 de março de 2013

Benefícios da natação para o Bebe


imagem: Google


O contato com a água, ainda nos primeiros meses de vida, favorece a saúde e proporciona um momento de prazer e descobertas para os bebês.

As aulas introdutórias e as subsequentes são realizadas em companhia da mãe (na grande maioria das vezes), ou do responsável pelo bebê, e têm duração mais curta, em torno de 30 minutos, uma vez que o sistema termo-regulador do bebê ainda não se encontra tão bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de duração. É extremamente importante que o professor de natação para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês.

Quais os benefícios?

Os benefícios desta atividade são inúmeros. A natação proporciona melhora da coordenação motora, proporciona noções sobre espaço e tempo, prepara psicologicamente a criança para o auto-salvamento. Como toda atividade física, estimula também o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranquiliza o sono e ajuda na prevenção de doenças respiratórias.

Sem contar que a criança que passou por aulas de natação tem menos chance de sofrer afogamentos.

Os bebês já são adaptados ao meio aquático desde seu período de gestação. Por isso, são capazes de movimentar-se na água com habilidade, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância.

A natação para o bebê, por ser praticada juntamente com os pais, se torna muito especial, pois este momento não é apenas para se exercitar, mas também de fortalecimento do laço afetivo e da confiança mútua. Este contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo do bebê.

Quando começar?

É mais indicado a criança começar a praticar a atividade a partir dos 6 meses de idade, pois antes disso a incidência de inflamação de ouvido é mais frequente.

A criança aos seis meses também já tomou todas as vacinas ou pelo menos as primeiras doses, comem sólidos, estão mais firmes e mais preparadas para a atividade física.

Mas nunca deixe de conversar com o seu pediatra sobre a intenção de iniciar as aulas de natação, pois ele poderá lhe confirmar se este é um momento propício ou não para a inicialização desta atividade física.

Bom por hoje é só, espero que tenham gostado, bjus e até a próxima.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...