15 de maio de 2013

A minha maternidade – as minhas escolhas

Por Tathy Junqueira


"A maternidade não é uma batalha contra outras mães. 
Maternidade é a SUA jornada com os SEUS filhos"


Pensando sobre o post que eu ia escrever pra nossa Semana das Mães, um monte de opções de posts passou pela minha cabeça. Também, pra variar, passei muito tempo no Pinterest - até para achar opções pra postar na nossa fanpage – e achei um monte de imagens que eu adorei, algumas com frases muito bacanas sobre a maternidade.

Enfim, uma das que eu achei foi essa, e me chamou a atenção porque concordo muito com ela.

A maternidade me realizou. Claro que tenho outros sonhos na vida, quero muitas coisas pra mim. Até porque "sonhar" com algo é o que faz o mundo girar, na minha opinião. Você sempre tem que querer alguma coisa, buscar alguma coisa. Então, claro que ainda tenho muitas coisas que quero realizar. Mas o meu maior sonho eu já realizei, sim. Eu sempre quis ser mãe, e sempre quis ser mãe de menina. Então, ser mãe da Ellis me torna uma mulher realizada todos os dias. Eu acordo com um sorriso e um bom dia cheio de alegria, em cada abraço apertado, em cada carinho, em cada brincadeira eu me realizo. Outros sonhos nasceram desse sonho, pra completá-lo, ainda tenho outros sonhos a concretizar. Mas, o meu grande sonho já se realizou. Então me sinto realizada.

Mas, fui explicar uma coisa, expliquei outra. Só queria compartilhar que realizei meu grande sonho sendo mãe. Porque, simplesmente, sendo esse o meu grande sonho, eu faço o que eu posso e acho melhor fazer no meu papel de mãe, pra minha filha, Ellis. O que eu acredito que seja o melhor. Pra mim, pra ela, pra nossa família. É uma relação mãe e filha que é nossa, só nós podemos vivenciá-la e só nós podemos escolher como fazer isso. O nosso dia a dia, nossas brincadeiras, nossas pequenas tradições do tipo fazer farra na cama todo dia de manhã. O modo como eu resolvi educá-la. O que, quando e porque ela come ou não determinadas coisas. Conceitos que eu tinha antes de ser mãe e permaneceram, outros que revi depois que fui mãe. Os famosos cuspes pra cima pra caírem na testa.

E cada mãe e filha(o) tem a sua própria jornada, sua viagem pela maternidade, sua particularidade, seus anseios, seus medos, seus sonhos para vivenciar isso. Tem gente  preocupada demais com o que as outras pessoas estão fazendo e como estão vivendo e acabam esquecendo de vivenciar a própria jornada. Enfim, esquecem que todas nós queremos a mesma coisa: o melhor pros nossos filhos. E o que é melhor para umas, não é, necessariamente, melhor para outras.

Cada uma tem uma história de vida, uma experiência, sonhos, vontades e por aí vai. Cada uma tem um ou mais filhos(as) únicos(as). Como é que pode ser igual? Como é que podem querer que alguém faça algo que ela faria? E para quem tem mais de um filho, vive uma viagem, um caminho, uma relação diferente. Se muda uma pessoa no cenário, muitas coisas já mudam. Então como é que em uma relação onde todas as pessoas envolvidas são diferentes? Como é que as coisas vão acontecer da forma que uma outra pessoa, que não faz parte dessa relação, quer? Não tem como. Vamos viver a nossa viagem pela maternidade, cada uma a seu modo, como preferir. Até porque assim mostramos aos nossos filhos que podemos respeitar opiniões e escolhas diferentes das nossas.



"Eu vejo quem eu quero ser nos olhos da minha filha"


É isso. Eu olho pra Ellis e vejo nos olhos dela quem eu quero ser. E a cada dia eu tento o melhor e faço o melhor que posso. Sempre tem alguma coisa pra melhorar. Até porque as necessidades dela mudam, eu também mudo a cada dia. Então, todos os dias, eu tento ser a melhor mãe que posso ser pra ela. A mãe que ela precisa que eu seja. Espero estar fazendo um bom trabalho e espero que eu esteja conseguindo ser a mãe que ela vê em mim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...