26 de dezembro de 2010

Marcos do desenvolvimento

Odeio essa coisa de control+c e control+V mas achei essa tabela tão legal que quis trazer aqui para vocês. Encontrei no site do BabyCenter tabelas de desenvolvimento dos bebês de 1 mês até 1 ano. E também encontrei algumas outras coisas em pesquisas pelo Google.
Não se preocupe se seu filho ou filha ainda não faz as atividades esperadas para a idade, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.



O que esperar do seu bebê nessa fase.
Um mês
Levanta a cabeça
• Reage a sons
Olha fixo para rostos
• Segue objetos com o olhar
• Emite sons de vogal ("a", "u")
• Enxerga desenhos em branco e preto
• Sorri
• Dá gargalhada
• Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus

Dois meses
• Vocaliza sons como "agu" e "arru"
• Segue objetos com o olhar
Mantém a cabeça erguida por curtos períodos
Sorri, dá gargalhadas
• Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
• Movimentos ficam menos bruscos
• Segura a cabeça com firmeza
• Apóia peso nas pernas
• Pode levantar a cabeça e os ombros (miniflexão de braços)

Três meses
• Dá gargalhadas
• Segura a cabeça com firmeza
Reconhece seu rosto e seu cheiro
• Dá gritinhos, faz "agu" e "arru"
• Reconhece sua voz
• Faz miniflexões de braço
• Vira a cabeça na direção de barulhos altos
• Junta as mãos e bate a mão nos brinquedos
• Consegue se virar deitada

Quatro meses
Segura a cabeça com firmeza
• Consegue apoiar o peso nas pernas
• Responde com sons quando você fala com ela
• Consegue segurar um brinquedo
• Estica o braço para pegar objetos
• Consegue se virar deitada
• Imita sons da fala -- "baba", "dada"
• Pode aparecer o primeiro dente

Cinco meses
• Consegue distinguir cores primárias
• Consegue se virar deitada
• Consegue se distrair com as mãos e os pés
• Vira na direção de barulhos novos
• Reconhece o próprio nome
• Fica um pouquinho sentada sem apoio
• Põe objetos na boca
• Pode surgir o medo de estranhos
• Pode estar pronta para comer alimentos sólidos

Seis meses
• Vira na direção de sons e vozes
• Imita sons, faz bolinhas de cuspe
• Rola nas duas direções quando deitada
• Estica o braço para pegar objetos e os põe na boca
• Senta sem apoio
• Está pronta para alimentos sólidos
• Pode se arrastar para a frente ou começar a engatinhar
• Pode "conversar" ou combinar sílabas
• Pode puxar objetos em sua direção


Sete meses
Senta sem apoio
• Puxa coisas em sua direção
• Imita sons da fala
• Combina sílabas em sons que parecem palavras
• Começa a engatinhar ou se arrastar
Fica de pé segurando em alguma coisa
• Faz tchauzinho
• Bate objetos um contra o outro

Oito meses
• Diz "papá" e "mamá/ã" para os pais (sem especificar)
• Começa a engatinhar
• Transfere objetos de uma mão para a outra
• Fica de pé segurando em alguma coisa
Engatinha bem
• Aponta para objetos
• Levanta sozinha e "anda" segurando nos móveis
• Pega coisas pequenas com o movimento de pinça, entre o polegar e outro dedo
• Mostra o que quer com gestos

Nove meses
Combina sílabas em sons que parecem palavras
• Fica de pé segurando em alguma coisa
• Usa o movimento de pinça para pegar coisas pequenas
Anda pela casa apoiada nos móveis
• Bate objetos um contra o outro
• Participa de brincadeiras com gestos
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)

Dez meses
• Dá tchau com a mão
• Pega coisas com o movimento de pinça
Engatinha bem
• Anda segurando nos móveis
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
Responde ao nome e entende o "não"
• Mostra o que quer com gestos
• Bebe líquidos no copo
Fica em pé sozinha por alguns segundos
• Coloca objetos dentro de um recipiente

Onze meses  
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
• Participa de brincadeiras com gestos
• Fica de pé sozinha por alguns segundos
• Imita as ações dos outros
• Coloca objetos dentro de um recipiente
Entende instruções simples
• Bebe líquidos no copinho
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Quando em pé, consegue se inclinar

Doze meses
Imita as ações dos outros
• Diz sons parecidos com palavras
• Mostra com gestos o que quer
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Dá alguns passinhos
Entende e cumpre instruções simples
• Rabisca com giz de cera ou lápis
Anda bem
• Diz duas palavras além de "mamá/ã" e "papá"

Aproveito para indicar um livro bem legal sobre o desenvolvimento dos bebês. É um livro direcionado a educadores mas tem uma série de aplicações para o nosso dia a dia, acho que vale a pena.
Diante das demandas por suportes de informações nos processos formativos de educadores de creche, este livro abre possibilidades de discussão, diante das diversas condições de trabalho que enfrentam, com esses educadores de creches, além de professores, estudantes e diferentes atores que atuam com crianças, a partir de atividades de vida diária selecionadas, em que são destacadas situações especiais para observar e avaliar as crianças e para interagir com elas, colaborando com a promoção de sua saúde e de seu desenvolvimento.
Onde comprar: Editora Edufscar

Nós não queremos mas sempre comparamos nossos bebês com o de outras mamães. Eu percebi que meu filho às vezes aprende coisas mais rápido e outras mais devagar, também percebi que por ser menino ele aprende as coisas de forma mais lenta, será que a lenda de que as meninas são mais espertas é verdade? Não sei, só sei que estou contente com cada aprendizado dele e que respeito seu ritmo.
O importante é que você estimule seu bebê para facilitar o aprendizado, acho que isso é fundamental!
Fonte: BabyCenter, Ana Maria pediatra, Editora Edufscar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...