11 de outubro de 2012

Casa Ronald McDonald e Grupo Camaradas, você conhece?



Todo mundo que já foi a um Restaurante do Mc Donald´s já viu a caixinha que fica em frente aos caixas para arrecadação de moedas para ajudar as crianças com Câncer, também já deve ter visto as campanhas feitas anualmente no McDia Feliz, mas confesso que eu não sabia o quanto o trabalho é importante e sério. Não que eu duvidasse da idoneidade mas confesso que nunca parei para pensar sobre isso até conhecer de perto as crianças e a instituição. Era tudo meio abstrato pra mim, distante. E não é... como mãe fiquei extremamente emocionada e entusiasmada em fazer também a minha parte!

Este post não é publieditorial, não recebemos nenhuma quantia ou incentivo para a divulgação desta matéria. O intuito é divulgar o trabalho e contar um pouco como funciona a instituição e o voluntariado. Espero que gostem e que de alguma forma esta história também toque vocês.

Na semana passada fui conhecer a Casa Ronald McDonald e fiquei encantada com todo o trabalho que é feito lá. As instalações são todas adaptadas para proporcionar um conforto e um ambiente agradável para os pacientes e mães que moram ali. Tive a oportunidade de conhecer este trabalho de perto e quero dividir com vocês! 




Casa Ronald McDonald


Entrevista Marta Mingione – Coordenadora Admnistrativa da Casa Ronald McDonald São Paulo


Qual a missão da casa e como funciona a instituição? A missão da Casa é Apoiar e Humanizar o tratamento de câncer infanto juvenil.

Posso ajudar mesmo estando em outra cidade? 
Sim, com doações em dinheiro, depositadas em nossa conta.

Vocês têm ideia do número de crianças e famílias que foram ajudadas desde que o projeto foi criado? 
A Casa Ronald McDonald SP foi inaugurada em abril de 2007, e até hoje foram acolhidas em media 500 crianças.

Marta Mingione e o ator Carlos Machado


Como funciona a casinha? A Casa tem capacidade para 30 crianças e seus acompanhantes vindos de cidades do interior de São Paulo e outros estados e integra o programa internacional da Ronald McDonald House Charities (RMHC).

Para garantir todo o conforto que os jovens pacientes merecem, o local possui 30 suítes, sendo seis suítes especiais para os pacientes que realizaram transplantes de medula óssea, com cozinha e quarto estendido para convívio com a família. A Casa, que conta com uma área construída de 2.200m2, possui refeitório, cozinha equipada, lavanderia, brinquedoteca, área para oficinas, um grande jardim e uma adoleteca focada para os adolescentes que residem na Casa com videogames, computadores, etc.

A Casa Ronald McDonald São Paulo é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas e recebe apoio do o GRAACC e do Instituto Ronald McDonald através de campanhas como o McDia Feliz.

Como se tornar um doador da Casa Ronald McDonald - SP? Visitas à casa Ronald McDonald São Paulo podem ser agendadas pelo telefone (11) 5055-5725

Para ajudar: 
Dados da conta bancaria:
BANCO BRADESCO
AG. 0548
CONTA POUPANÇA. 98300-4
ASSOCIAÇÃO CASA DA FAMÍLIA
CNPJ. 08.608.749/0001-28


Na verdade, acabei conhecendo o trabalho através da Raquel Caprara (à esquerda na foto), nos conhecemos em um evento que fui convidada e acabei ficando amiga, acompanhando suas fotos pelo Instagram e então descobri que ela faz um trabalho Voluntário belíssimo! Ela faz parte do Grupo Camaradas que, além da Casa Ronald McDonald também visita outras instituições. Aproveitei e pedi uma entrevista com o pessoal do Grupo, acompanhe abaixo a entrevista com Paula Rodrigues, coordenadora do Grupo Camaradas.

Raquel, Adriano e Fernanda



ENTREVISTA – PAULA RODRIGUES – COORDENADORA DO GRUPO CAMARADAS

Qual a importância do voluntariado e como posso me tornar um? Uma vez escrevi um texto que fala exatamente sobre a importância do voluntariado. Na minha opinião, os voluntários são pessoas que abdicam do individualismo e da correria do dia a dia para doar-se a quem precisa. Doar-se porque além das doações, das ações e projetos, o voluntário, na verdade, doa a si mesmo, e o que tem de melhor para o bem do próximo. O voluntário atua justamente onde estão as pessoas à margem da sociedade, pessoas carentes, doentes, enfim, aquelas que precisam de ajuda de alguma forma. O voluntário acredita em um mundo melhor e move pessoas e instituições para que isso aconteça.

Para tornar-se um voluntário, primeiramente precisa estar ciente de que além de tudo, é um trabalho e exige comprometimento com as pessoas que são contempladas por ele. No CAMARADAS, o primeiro passo é escrever para voluntarios@grupocamaras.com.br, preencher uma ficha de inscrição e escolher em qual tipo de trabalho identifica-se (voluntário presencial, doações ou patrocínio).


Haniel, Rafael e Leka


Como funciona o Grupo Camaradas? O Grupo Camaradas atua em diversos âmbitos e com instituições diversas. Trabalha-se com crianças com câncer, crianças com deficiência intelectual e crianças que sofreram maus tratos ou que foram abandonadas. 

Para uma melhor organização das demandas, o grupo é segmentado em setores: Coordenação, Comunicação, Projetos, Finanças, Eventos e Atendimento às Instituições parceiras.

Organizado desta forma, conseguimos atender as demandas e propor melhorias e novos projetos. Em campo atuamos com atividades recreativas, elaborando festas temáticas e brincadeiras. Além do voluntariado presencial, atuamos na arrecadação mensal de doações de acordo com a necessidade das instituições parceiras. Outro papel importante do Grupo Camaradas é disseminar o voluntariado país a fora, incentivando esta prática por meio das redes sociais, o que tem nos ajudado bastante no âmbito de mobilização social.


Quando surgiu a ideia de ajudar crianças com câncer e em que ano surgiu o projeto? O grupo iniciou no ano de 2007, através de um grupo de jovens de una Igreja. Na época, nosso antigo coordenador Pedro Henrique apresentou um projeto à Casa Ronald McDonald - SP de atividades recreativas e doações que eram feitas através dos trabalhos missionários (batia-se de porta em porta em busca de doações). Após a concretização do nosso trabalho com a Casa Ronald McDonald, desvinculamos o grupo da Igreja e começamos a tomar outros rumos e contornos. Demos o nome de Camaradas, por meio de uma votação e começamos a disseminá-lo para outras redes de amigos e familiares.

Como o Grupo Camaradas atua no McDia Feliz? Desde o início do Grupo atuamos no Mc DiaFeliz. Nos primeiros anos era uma atuação tímida, todos fantasiados, em busca de entreter as pessoas e reverter os lanches vendidos em Big Mac. Posteriormente nos foi concedido mais espaço, onde íamos em busca de artistas, shows e outras formas de entretenimento e divulgação desta ação. No último ano foi nos dado um presente inusitado, estávamos responsáveis pela Loja Bandeirantes. Tenho certeza que o Grupo cumpriu sua missão, entretemos, revertemos as vendas, divulgamos e contamos com participações mais que especiais, que nos ajudaram a fazer o melhor nesta data que com certeza é a mais importante para o Grupo Camaradas.

Grupo Camaradas, Carrossel e Crianças da Casinha


ENTREVISTA COM VOLUNTÁRIOS DO GRUPO CAMARADAS 


VOLUNTÁRIA KARINA NETO

Há quanto tempo faz trabalho voluntário? Comecei cedo, junto com meus pais que desde que me conheço por gente fazem trabalho voluntário. Mas chegou um momento que eu quis trilhar o meu caminho sozinha. Sempre admirei o trabalho incrível que a Casa Ronald faz com as crianças que estão lutando contra o câncer e fui atrás disso. No início deste ano conheci o Grupo Camaradas e me apaixonei.

E qual é a importância disso pra você? O trabalho voluntário é uma das minhas prioridades na vida. Eu me sinto muito feliz quando posso doar um pouco do meu tempo e do meu amor pra alguém que precisa. Neste caso, as crianças. Eles passam por dificuldades e sofrimentos pesados... e são apenas crianças. Acho que o nosso papel é conseguir tornar alguns momentos mais leves e mais felizes. Eu sempre saio de casa com o seguinte pensamento: Se eu conseguir arrancar pelo menos um sorriso de uma criança que está aflita, eu já fiz um período (por menor que seja) da vida dela mais feliz e isso pra mim já vale muito a pena!! Ninguém escolhe ficar doente e passar por esse tipo de situação. Mas eu posso escolher ser solidária e oferecer o meu apoio, cuidado e carinho pra quem precisa. Não me custa NADA e o retorno é enorme e gratificante.

“Economizar amor é avareza. Coisa de quem funciona na freqüência da escassez. De quem tem medo de gastar sentimento e lhe faltar depois. É terrível viver contando moedinhas de afeto. Há amor suficiente. Há amor para todo mundo. Há amor para quem quer se conectar com ele. Não perdemos quando damos: ganhamos junto.” (Ana Jácomo)

Qual é o seu papel no Grupo Camaradas? Faço parte da área de eventos do grupo. As funções são: ir atrás de fornecedores, negociar com os parceiros que o Grupo Camaradas já tem, pensar em parcerias novas para ajudar no desenvolvimento e viabilidade das ações, fazer checklist de acompanhamento dos projetos, acompanhamento e relatório de fechamento das ações realizadas. 

Como você enxerga o voluntariado no Brasil hoje? Eu acho que é uma forma de tornar o nosso país melhor e mais justo.


VOLUNTARIA FERNANDA CAPRARA

Há quanto tempo faz trabalho voluntário? E qual é a importância disso pra você? Faço trabalho voluntário desde o inicio do Grupo Camaradas. Sempre fui apaixonada pelo o que eu faço. Eu não consigo pensar em uma vida, sem ao menos em ajudar. Não são as crianças que ganham com isso, e sim a gente, que se torna mais humana. Eu agradeço todos os dias por fazer parte desse projeto.

Qual é seu papel no Grupo Camaradas? Além de me vestir de boneca e participar das festinhas, também cuido da parte de comunicação junto com minha irmã. Meu papel é fazer a diferença na vida de muita gente e conscientizar mais pessoas em fazer o mesmo!



VOLUNTARIO HANIEL SANTOS

Há quanto tempo faz trabalho voluntário? E qual é a importância disso pra você?  Há muito tempo faço trabalho voluntário, mas infelizmente com alguns intervalos na minha vida, por varios motivos. Aos 11 eu ajudava a distribuir sopa no Teatro Municipal e no Minhocão com Pessoas da igreja que frequento. Durante a adolescencia ainda com a igreja, fazia visistas a asilos e lares de crianças/adolescentes. 

Passei um tempo sem ser voluntário diretamente, fazendo apenas doações de roupas, "adotando" crianças no natal, doando sangue e etc.  Retornei este ano com a chegada no Grupo(Julho/2012). Acho extremamente importante o trabalho voluntário, pois dificilmente teremos a igualdade social. nossa vida aqui na terra é apenas uma breve passagem comparada a eternidade que nos aguarda. Sendo assim, devemos fazer dessa vida o melhor possível, amando o próximo como a si mesmo.

Como você enxerga o voluntariado no Brasil hoje? Vejo que é um país com um número de voluntários considerável, mas obviamente não o suficiente para nossa realidade. Enxergo a necessidade de crescimento. A cultura corrupta seja de políticos, emissoras ou religiosos, cria uma sociedade desconfiada, onde ao ser abordado para uma doação muitas vezes ouvismos a pergunta: "vai mesmo para o instituto das crianças com cancer(ou outro instituto em supra)". Temos sempre que andar munidos de evidências, argumentos e etc.

Raquel, Juliana e Fernanda



VOLUNTARIA JULIANA MINGIONE

Há quanto tempo faz trabalho voluntário? E qual é a importância disso pra você? Por conta da minha avó D.Léa Mingione e da minha mãe, Marta Mingione, tenho contato com o GRAACC e Casa Ronald desde criança, participando dos McDia Feliz, entregas de brinquedos, etc. Comecei a encarar o voluntariado de maneira mais "profissional" e a me aprofundar mais ha 5 anos atrás, quando conheci o Grupo Camaradas!

Acredito muito no processo de evolução do Ser Humano e, com certeza, o trabalho voluntário é algo que me mantêm sã, que faz com que enxerguemos a vida de maneira diferente, faz com que a gente repense nossas prioridades na vida. Sou apaixonada pelo trabalho voluntário e não consigo mais me afastar disso, não existe mais a Juliana Mingione sem estar atrelada ao Grupo Camaradas, virou parte de quem sou e é super responsável pelo meu crescimento como pessoa e como profissional. Acho importante e gratificante fazer o bem para alguém, sentir que você pode fazer a diferença na vida dos outros é um presente muito grande que nos foi dado e temos fazer o bom uso dele.
Hoje, os voluntários do Grupo Camaradas, são meus melhores amigos, são pessoas que têm o mesmo objetivo de vida e isso gera afinidade, se transforma em amizade mesmo... é como se fosse uma família!
Qual é o seu papel no Grupo Camaradas? Atualmente sou resposável pela área de projetos e parcerias do Grupo, além de ajudar na parte de arrecadação de doações, participação nos eventos fantasiada de Boneca (quando dá e não tenho que ajudar na organização do projeto).
Como você enxerga o voluntariado no Brasil hoje? Não sei se é pelo fato de eu estar cada vez mais envolvida nas causas socais, mas tenho visto muitas pessoas querendo fazer o bem e se engajar de alguma maneira. O que poucos entendem é que para ajudar, você não precisa doar milhões de reais, caixas de alimentos e/ou passar o seu dia inteiro ajudando. Toda forma de ajuda é super bem vinda! Se todos que eu conheço e peço doações, doassem 1kg de alimento, já seria um adianto tremendo! Doar 4 horas do seu final de semana para alegrar as crianças, já faz muita diferença na vida delas!Se você puder doar 50 reais para ajudar alguma instituição, ou um grupo de voluntáriado, à comprar alguns dos bens que precisam, já vale muito também. Fazer uma sessão de desapego e doar roupas, objetos, eletrônicos... 

As pessoas não precisam, necessariamente, se envolver com as crianças e pessoas assistidas, muitas delas acabam ficando com "medo" do trabalho voluntário para não se envolverem, mas existe uma infinidade de maneiras em que as pessoas podem ajudar e que respeitam os limites tanto psicológicos quanto financeiros de cada uma. Existe uma frase da Madre Teresa que resume bem isso: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." E nosso papel, como Grupo, é conscientizar cada vez mais as pessoas de que é fácil ajudar, é plantar essa semente e esperar para ver crescer e dar frutos.

Karina e Gabriel

Eu fiquei realmente emocionada ao conhecer de perto o projeto, o trabalho voluntário e essas pessoas que doam seu tempo para estar junto aqueles que necessitam principalmente de carinho, de afeto, de calor humano. Faça sua parte também, procure Instituições sérias na sua cidade, doe um pouco de seu tempo e você verá que fará tão bem a você! Quero agradecer a oportunidade de ter conhecido a Casinha, de conhecer o Grupo Camaradas e ver que um trabalho tão bonito e tão sério é feito de coração e de forma tão transparente e correta. O Brasil precisa de mais trabalhos assim! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...