5 de janeiro de 2011

Alergia alimentar

Olá!! Feliz Ano novo! Ainda dá tempo de desejar né!!! O post vai ser longo mas 100% informativo e difícil. Eu tinha decidido não falar sobre isso mas acredito que seja uma forma de ajudar as mamães que passam o mesmo perrengue que eu, com seus pequenos alérgicos...

Hoje o post vai ser sobre alimentação mas com um foco diferente. Minha filha tem alergia desde que nasceu. Alimentar, cutânea e respiratória. Seguindo os médicos, desde sempre, vamos contornando a situação. De vez em quando ela tem uma recaída e a recaída desse final de ano foi pra lá de punk. Acho que por volta do dia 14 de dezembro ela começou a apresentar umas manchinhas pelo corpo, quando se coçava, ficava com marcas e foi aumentando com o passar dos dias. Até que veio o aniversário dela no dia 19 de dezembro e ela teve contato com corante, conservante, aromatizante e por aí vai.



{pausa} Ela estava num tratamento longo com antibiótico, por 21 dias sendo que já vinha de um de 14 dias e outro de 7 dias com intervalos de 20 dias entre um e outro pra tratar uma infecção que não estava cedendo. Quando terminou o antibiótico de 7 dias, ela ficou 14 dias bem e piorou, voltou pra outro tipo de antibiótico e ficou por 14 dias, depois de terminar, ficou 20 dias bem e piorou tudo de novo e aí a alternativa foi fazer o Zinnat por 21 dias. A princípio, o quadro alérgico que ela teve, pode ter sido pelo antibiótico. Ela teve urticária aguda por quase 15 dias e vasculite na região em que se coçava. Ela é extremamente alérgica também por contato e tem dermografismo quando está nessas crises e a situação só se agravou {despausa}

Febre de 40 graus, o corpo todo tomado de placas em cor de sangue, uma coceira infernal, cansaço, quanto mais coçava pior o quadro ficava. Depois da primeira semana, onde ela coçava, rompia os vasos sanguíneos e ficava com uma lesão na pele como se fosse sangue pisado e depois ficava bem roxo. Foram quase 20 dias de sufoco...entre idas e vindas ao médico, hospital...tomou corticóide na veia e não adiantou nada. Ficou em pânico por causa das agulhadas dos exames e do soro...no domingo dia 26 a médica teve que vir aqui em casa porque talvez ela fosse internada de novo. Por fim ela decidiu manter em casa e monitorar, aumentou a medicação, incluiu mais um e no dia seguinte corremos pro laboratório pra fazer outra bateria de exames, outra vez uma situação estressante e quanto mais ela se estressa, mais manchas aparecem. Hoje é a revisão com a médica. Ela tirou toda alimentação industrializada da Nara e aí é que entra o foco do meu post. Contei tudo aí acima para que vocês pudessem entender o motivo do post e para ajudar as mamães que tem filhos alérgicos. A princípio a médica cortou todo e qualquer alimento industrializado que tenha corante, conservante, aromatizante, acidulante e qualquer coisa que não seja natural. Nada em caixa, lata...pacote...até leite em caixa tem conservante e estabilizante. Nem picolé de limão da kibon pode. Cortou tomate que ela ama de paixão, morangos independente da procedência, cacau (chocolate de qualquer tipo, até achocolatado o mais natural possível. Não pode é o cacau), queijo entre outras coisas. A Alimentação dela ficou BEM limitada e ela tá tirando de letra, eu é que não estou. Ela adorava um suco de soja mas era na caixinha, não pode mais.

O quadro dela está estabilizado. Domingo ela teve um alerta, com o corpo vermelho em algumas áreas mas descobri que comeu o que não devia no dia 31. Acho que foi um biscoito waffe de limão que tinha na mesa decorando um doce. Comeu um só.

Agora vamos falar do cardápio dela...e das pouquíssimas opções.

* Arroz branco ou integral
* Macarrão
* O ovo ela pediu pra esperar os resultados pra ver se ia liberar ou não
* Pão só o francês
* Água de coco natural
* suco de Laranja
* Suco de limão
* Suco de maracujá
(todos os sucos só podem ser feitos na hora do consumo)
* Quiabo
* Alface
* Cenoura
* Frango
* Peixe
* Manteiga só uma que vende na feira, vem da roça e muito pouco
* Grão de bico
* Ervilha

Ela não pode comer nenhum tipo de biscoito, nem de maisena que era o que ela geralmente comia. Nessas horas a criança precisa entender e nesse ponto ela é super adaptável porque já vem fazendo controle desde que nasceu, sempre soube que tem restrições a algumas coisas, as vezes alguma coisa pode, mas dali uma semana não pode mais e assim vamos levando e ela acabou amadurecendo esse lado nela. Eu sempre explico TUDO pra ela porque ela tem que participar de tudo que acontece em função dela.

Esse pratinho aí é do almoço de algum dia, é o preferido dela. São 4 tipos de macarrão cozidos juntos, ele ficou rosinha porque refogo com alho, azeite e sementes de urucum (mais natural impossível), tem alface porque ela não dispensa e o frango que ela gosta é um com alho e açafrão que faço no forno, sobrecoxa de preferência. Pediu quiabo nessa dia e está indócil porque não pode comer tomate, mas a essa altura já até esqueceu. Vejam como nem tudo está perdido. Temos opções saudáveis.



Para o almoço tem sido fácil montar o cardápio porque não fugiu muito do que ela já comia. Ela nunca comeu nuggets...salsicha no almoço nem em sonho e qualquer comida rápida também não funciona aqui em casa. O cardápio é sempre muito bem elaborado e balanceado e todos nós comemos a mesma coisa

Abaixo um dia de lanche como sugestão:
Grão de bico cozido com sal, pão francês com manteiga caseira e alface, banana prata e um copo de água de coco. Não sobra nada e foi ótimo ter a opção do grão de bico porque sustenta muito e posso variar com a cenoura no almoço. Quando dou cenoura no almoço, dou o grão de bico no lanche. Se ela pudesse comeria grão de bico da hora de acordar até a hora de dormir.

Outra opção de lanche é misturar maçã gala, maçã verde e banana, todos picados e ela vai comendo com palitinhos. Depois traça um suco de laranja que faço na hora, sem água e sem açúcar, de laranja pera.

Eu consigo variar com saladinha de alface, cenoura e frango desfiado e outra opção que ela está adorando é frango com pão e alface + água de coco.

Foto1852-6.jpg

O que quero dizer pra vocês é que nem tudo está perdido. Eu lido com essa situação há 5 anos (e ela acabou de fazer 5 anos!) e só agora foi uma das piores crises que ela teve, e as restrições também. E no final das contas, como o ser humano é altamente adaptável, ela rapidamente se adaptou a nova rotina.

Se você mamãe, está passando por um problema desse, está se sentindo perdida...pode me escrever (mitia.scrap@gmail.com) e eu vou ter o maior prazer em ajudá-la a montar um cardápio, orientar com o que puder.

Recadinho para as mamães de primeira viagem e que tiveram seus bebês recentemente: Ofereça de tudo a eles e de preferência se esforce pra comer até o que você não gosta. O que você deixa de comer perto dele é exemplo para ele automaticamente já não gostar também sem nem sequer provar. Se você fizer isso desde cedo, oferecendo a menor possibilidade de fast foods e maior variedade de comidas frescas, feitas em casa e orgânicas, vai ser mais fácil lidar com situações extremas como essa que estou passando por aqui. Quando a criança faz manha e chantagem e a mãe cede, a alimentação acaba ficando pra segundo plano na maioria das vezes. É mais fácil fritar o frango ou fritar batata e dar com salsicha, ou fazer macarrão com salsicha...mas depois vocês vão colher o fruto de uma criança obesa, com taxas hormonais extremamente alteradas e problemas de saúde logo cedo. Hoje em dia os alimentos em geral estão com muito aditivante, hormônios e muitas outras coisas que nem tomamos conhecimento. Por isso temos que dar valor a feira que tem perto de casa, ao mercado que oferece comida orgânica, a manteiga que compra na feira. Sei que na correria do dia-a-dia é mais fácil fazer uma comida rápida e geralmente extremamente calórica mas vazia de nutrientes. Mas eu tenho certeza que com determinação e disciplina dá pra mudar esse quadro, como disse, nós somos altamente adaptáveis. É só ter determinação. Tem coisa mais gostosa do que comer salada de frutas frescas? Sem creme ou açúcar, sentindo o paladar de cada fruta?

Hoje em dia as crianças não gostam de fruta...sabe porque? Algumas porque os pais não comem, consequentemente não compram e depois que passam da fase da papinha, não compram mais e não fazem questão. Outras simplesmente porque tiveram contato com açúcar muito cedo e com muita frequência e acabou perdendo o paladar pra comer uma fruta. Por mais doce que a banana seja, ela vai sempre achar ruim, sem gosto. O açúcar em excesso muda completamente nosso paladar. Hoje é comum ver as mães colocando açúcar na mamadeira dos bebês e das crianças maiores, açúcar no nescau, açúcar em frutas, açúcar em sucos de frutas que já são doces e por aí vai.

Pensem nisso! Daqui pra frente, só depende de nós pra fazer a diferença e dar uma qualidade de vida para os nosso filhos com tudo que eles têm direito.

(Não estou aqui pregando a alimentação natureba, nem eu sou vegetariana, o que quero que parem pra pensar é sobre a facilidade que temos em comprar alimentos industrializados e esquecendo dos naturais. Faça as contas aí, quanto mais um alimento dura fora da geladeira é porque mais conservante ele tem e é por isso que eu quero distância deles. Vocês já pararam pra ler o rótulo de uma caixa de leite dessas que você deve tomar todo dia, de mercado? Então pare e dê uma lidinha. Leia também os ingredientes de algum pão tipo bisnaguinha da panco, vai se surpreender!!! Fica aí minha experiência pra dividir com vocês e espero que possa ajudar!)

Abaixo algumas fotos. Tive que acompanhar todas as crises por foto para ir passando pra médica. Ela passou uns 14 dias com o vai e vem das manchas e no final elas ficavam roxas e inchadas. A possibilidade de edema de glote era grande, ela tem asma...então é bom ficar em alerta com a alimentação por aí!



urticaria.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...