4 de dezembro de 2010

As primeiras semanas

Mamar, dormir, sujar fralda.  "Só isso?" -  a gente se pergunta.

Mas, não! Não é só isso! Primeiro porque quem opta pela livre demanda bem sabe que mamar, nas primeiras semanas, ocupa cerca de 10 horas por dia, ou mais! Sem falar durante a noite, que estamos super-hiper-mega cansadas, e os pequeninos acordam, para que? Mamar, é claro!

Não sei se é porque já me acostumei, mas acordar durante as madrugadas já não é mais um problema. Nos primeiros meses, a Lara dependia tanto, mas tanto de mim (mais do que hoje) que a gente só quer uma boa noite de sono, e quando não dá (e normalmente não dá mesmo),  falta a gente se fingir de morta e se render ao LA, para que o marido/namorado/pai da criança levante e dê a mamadeira para podermos descansar. (Sim, eu fiz isso algumas poucas vezes. E não me arrependo, afinal, sabiam que a mãe precisa estar descansada para produzir mais leite, e assim tornar a amamentação um momento mais agradável tanto para ela quanto para o bebê?)

Normalmente, quando não estão mamando estão dormindo. Mas, é tanta coisa que a gente tem para fazer (arrumar casa, lavar roupinhas, comer, tomar banho, mexer na internet - não podia faltar), que quando vamos ver - puf - o tempo passou num piscar de olhos, e o bebê está ali, com os olhinhos abertos, esperando por um bom mamá!

Todo mundo nos dá essa dica: "se o bebe dorme, você, mamãe, tem que dormir também", mas eu mesma não a seguia. Quando a Lara dormia, tudo que eu mais queria fazer era aproveitar meu tempo para fazer as minhas coisas. Às vezes eu terminava, e ela ainda estava dormindo, mas eu achava que ela poderia acordar a qualquer momento, e por isso não dormia. Pensava: "Ah, vai ser eu deitar para ela acordar. E se eu dormir só por 10 minutinhos sei que vou ficar mal humorada e mais cansada, querendo mais". E então, eu não dormia. E se passavam mais meia hora, 1 hora, até a Lara acordar. E eu, boba, ficava cansada e com mal humor a noite! pff....

Ou seja: DURMAM!!! MESMO! Deixem para fazer suas coisas num final de semana, ou num dia em que esteja descansada. Durma mesmo! Lembrem-se de um mandamento das mães no primeiro mês: "Não terás mais compromissos pessoais, tudo girarás em torno do filho, e só!!"

O ideal nesta época, é ter alguém em casa para nos ajudar, seja uma empregada, a mãe, irmã, tia, sogra! Alguém para deixar a casa em ordem, lavar roupa, passar, ficar com o bebê enquanto tomamos banho, comemos ou damos uma cochilada, e, o mais importante, alguém para preparar almoço gostoso e lanchinhos nutritivos. Emagreci tanto no primeiro mês, porque eu não tinha tempo de preparar lanches entre as refeições, e acabava por tomar um suquinho, ou tomar um iogurte. Nada que desse trabalho; (está ai uma outra coisa IMPORTANTÍSSIMA para a amamentação. Estar bem alimentada e ingerir muito e muito líquido!).

Mas, a nossa rotina não fica por ai, porque muitos bebês sofrem de cólicas/gases, e outros de refluxo. Para minha sorte, o refluxo forte da Lara começou apenas no meio do segundo mês e as cólicas não demoravam muito para passar!

A verdade é que nas primeiras semanas, a gente fica louca, com a cabeça nas nuvens (ou melhor, no filhote). O Lucas, meu namorado, dizia que eu não tinha condição de fazer nada, nem mesmo de manter uma conversa mais profunda por mais de meia hora. E ele estava certo. Não tinha concentração para mais nada, a não ser fazer de tudo para ser uma boa mãe. E acho que é assim que deve ser. Temos que nos abster de nossa vida, pelo menos no primeiro mesinho, para ficarmos 100% por conta dos filhos. Eles merecem, e nós também. Essa acaba por ser uma fase de adaptação, difícil, demorada, às vezes sofrida para alguns, cansativa. Tem dia que a gente chora, achando que não vamos dar conta, outro dia a gente chora de orgulho, porque demos conta; Tem dia que você olha para o filhote com fome e pensa: 'mas já?? Não dá para esperar só mais 10 minutinhos?'. Há momentos que você se sente cansada e tudo que mais deseja é estar grávida de novo para poder dormir a vontade, o tanto que quiser, e ser paparicada o tempo todo!  Mas, apesar de toda preocupação, medo e insegurança que nos consome, é uma fase que nos traz muitas conquistas, tanto pelo lado da cria, quanto pelo nosso lado mãe.

Hoje dou banho, mamá, troco fralda, como se eu tivesse feito isso a minha vida toda, todos os dias;

Como rapidamente, e faz tempo que não tomo um banho demorado, que a gente deixa a água cair e fica pensando na vida, só para estar ao lado da Lara quando ela precisar de mim;

Sei o que ela quer só pelo jeito que ela chora ou olha para mim;

Já sei o que fazer quando ela tem cólica ou quando quer dormir.

E tudo isso, devo aos meses passados que me dediquei 100% à minha princesinha.

Hoje, após 3 meses do nascimento da Lara, ela é uma 'nenenha' super feliz, risonha e muito tranquila. Não chora quando acorda, porque sabe que eu a escuto mexendo no berço e logo estarei com ela no colo, alimentando-a ou dando beijos de bom dia. Reconhece a mãe e o pai claramente, atravez de todos os sentidos possíveis: voz, toque, cheiro, olhar... e sente, também, o amor gigante que temos por ela, e que só cresce a cada dia mais.


Não importa o perrengue que a mãe (e o bebê) passem nos primeiros meses. O importante é ter a cabeça no lugar, ter muito paciência e ser forte, porque, não importa o que digam ou pensem: vamos conseguir, sempre! =D E passa, tudo passa, e nos meses seguintes, tudo o que vão sentir é saudade!

Beijinhos,
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...