25 de fevereiro de 2011

Banho de sol

Todas nós, mamães, sabemos que devemos dar banhos de sol em nossos filhotes, mas poucas sabemos o porquê, não é mesmo? Então, ai vai:


Existe uma vitamina essencial para a absorção do cálcio – Vitamina D – que fica inativa em nosso organismo; ela é ativada pelos raios solares. Dessa maneira, o sol é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, o que é proporcionado pelo cálcio. E isso não fica só na teoria, pelo menos não comigo, pois reparei que nos 2 meses em que dei os banhos de sol mais rigorosamente na Lara, foram os meses que ela mais cresceu (3cm em um e 5cm em outro!)


Além da absorção da vitamina D, os raios solares também são muito importantes para evitar ou “curar” a icterícia (aquela mais leve que ataca cerca de 50% dos bebês). A icterícia é o acúmulo de bilirrubina no sangue, o que deixa a pele amarelada e a luz ajuda na eliminação da bilirrubina, logo, evita que a icterícia avance para um nível mais alto e grave.


A Lara nasceu com os olhinhos um pouco amarelados, mas em menos de uma semana com banhos de sol diários já estava tudo normalzinho!



No caso dos bebês, tão sensíveis, é preciso tomar alguns cuidados especiais, principalmente em se tratando dos nossos filhos.


Horário: Antes das 10h da manhã ou após 16h. Entre esses horários os raios são muito fortes e podem acabar prejudicando ao invés de ajudar.


A pediatra da Lara disse para eu dar preferência ao sol da manhã. Eu tento, mas às vezes a Lara acorda e o sol já está muito forte, então deixo para a tarde.


Obs: em cada região do Brasil a intensidade do sol é diferente nos horários. No nordeste, por exemplo, é mais intenso que no sul. Nesses casos, é bem provável que os horários tenham alguma alteração, então procure saber o horário ideal na sua região com o pediatra do pequeno.


Duração: É interessante aumentar o tempo de exposição do bebê gradativamente, iniciando com 5 minutos e parar em, no máximo, 1 hora.





[caption id="attachment_1491" align="alignleft" width="225" caption="Papai com a Lara no quarto dia de vida"][/caption]

Desde a primeira vez que a Lara tomou banho de sol, com 3 dias de vida, deixo-a exposta ao sol 10 minutos de frente, e 10 de costas, o que dá 20 minutos no total.

O ideal é que o bebê esteja com a maior parte do corpo exposta ao sol (cobrindo somente o rostinho pois a luminosidade pode fazer mal aos olhos do bebê) eu inclusive deixo a Lara sem fralda. Claro que já tiveram muitos acidentes (xixi na minha cama, no trocador, no carrinho, no bebê conforto), mas a saúde da filhota em primeiro lugar! Uma dica é ir tirando a roupinha do bebê aos poucos para que ele se acostume com a temperatura e a luminosidade sem se assustar!



No caso de quem mora em apartamento ou não tem uma área aberta para levar o bebê, é importantíssimo que encontre algum canto da casa que bata sol nesses horários, com a janela aberta, isto é, com o vidro aberto. O vidro bloqueia os raios que sintetizam a vitamina D, ou seja, de nada adiantam os banhos de sol.



Mamães, não se esqueçam que o banho de sol não é para que os bebês fiquem bronzeados! Eles são muito pequenos para isso, hein!


Falando em bronzeado, podemos encontrar por ai que não é recomendável protetores solar em bebês até os 6 meses, devido à grande absorção que eles possuem através da pele. Mas a Huggies: Turma da Mônica fez uma linha de bloqueador solar Baby. Eu já usei na Lara semana passada quando viajamos. Para fazer um teste de alergia, aplique um pouco no antebraço do bebê e espere cerca de 30 minutos. Se não houver alteração na pele da criança, é porque ela não é alérgica. A Lara não teve nada com esse protetor.


Semana que vem tem médico dela, e eu perguntarei sua opinião sobre esse bloqueador, mas por enquanto não sei lhes dizer nenhuma opinião profissional sobre o mesmo.



O banho de sol é importante não só para os bebês, mas para qualquer pessoa, porém com as nossas eventuais atividades (trabalho, estudo, passeio, etc) acabamos por nos expor por alguns minutos ao sol, que se torna o suficiente para a ativação da vitamina D, entre outras, na maioria dos casos.



Enfim, o sol pode trazer sim alguns malefícios caso não aproveitado corretamente, mas os benefícios se sobrepõem. Se você ainda tem dúvidas, aqui tem 11 dicas que ajudam a aproveitar os raios solares sem prejudicar a pele dos nossos queridinhos!




Beijos,

Resultado do Sorteio Bebêchila



Olá queridas leitoras, tudo bem?


Adoramos a participação de todas vocês e aproveitamos para dizer que vem muita novidade no mês de março! Vamos ter muitos sorteios hein? Quem não ganhou desta vez não fique triste!


Tivemos muitas participações, a cada sorteio este número tem aumentado!


O sorteio é realizado no Random.org, um site especializado em sorteios. lá nós colocamos os nomes das pessoas que preencheram nosso formulárioe em seguida realizamos o sorteio.


A ganhadora da necessaire Bebêchila foi...




Necessaire


Parabéns!!!


Entraremos em contato para enviar seu presente!



E não esqueçam:


Sorteio MAM | Concurso de Carnaval | Sorteio do Mês

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...