24 de novembro de 2010

Cólicas - O que eu aprendi

Oi pessoal!

Hoje minha pauta será sobre um assunto que eu PRECISAVA escrever aqui. Precisava, pelo simples fato de eu ter sofrido absurdamente com as cólicas da Ana Clara, minha filha que hoje está com quase 5 meses.

A Clarinha nasceu muito bem, sem complicação nenhuma e assim foi até uns 20 dias. Eu achava que iriamos nos livrar da cólica, até porque a minha filha dormia muito bem, se alimentava bem e raramente chorava.Do nada tudo mudou!De uma hora para outra, choro, irritação, feição de dor, gritinhos, barriguinha distendida e o pior NÃO DORMIA de maneira nenhuma.

Para vocês terem idéia da Sra C-ÓOOOOOlica que a Ana Clara tinha, eu cheguei a ficar 48 horas acordada com ela. Ela não tinha mais expressão nenhuma de felicidade (muito menos eu), levei ela em um otorrino para ver se não era ouvidinho ou garganta e não era nada.Procurei fazer massagens, dar chás, deitar de bruços no meu colo e tudo quase em vão...ela só dormia quando estava esgotada, mas dali 2 horas acordava novamente.

Não aguentava ver a minha pequena naquela situação, na época eu amamentava exclusivamente e na maternidade a nutricionista tinha me garantido que o que a mãe comia não tinha relação com cólicas, mas percebi que quando eu tomava Coca-Cola a situação parecia piorar.
Parei de comer feijão, tomar refrigerantes, comer carnes vermelhas, usar tempero demais, comer doces, tomar leite e mesmo assim não senti diferença.

Eu ficava como um zumbi, até mais ou menos 6h da manhã, com a Ana Clara no colo.Estava em estado de calamidade, meu leite secou e eu não tinha apoio do pediatra que pedia para eu ter paciência.
Apelei para os remédios, dei simeticona, dimeticona, flagass baby e tylenol (que ajudava um pouco) as crises eram diárias e duravam em média 12h.
Como diz A LENDA isso passaria como mágica no terceiro mês (que foi esperado com ansiedade aqui em casa), mas não foi o que aconteceu.Confesso que eu já estava mais perdida que barata tonta, não sabia o que fazer e já tinha tentado de tudo.
A palavra do médico foi a saida, parei de entupir minha filha de remédios e deixei as coisas fluirem e tive mais paciência, comecei a acreditar mais na FUNCHICÓREA (eu dava 3 medidas por dia, religiosamente) e na ENERGIA que eu passava para ela nesses momentos.
Isso fez com que o nosso problema melhorasse consideravelmente, outra coisa que eu fiz foi trocar o NAN 1 pelo APTAMIL e percebi uma boa melhora, ela não golfafa exageradamente e nem tinha o abdômem dilatado como antes.

Com 3 meses e meio eu estava bem mais feliz, porém, ainda dormia pouco e existiam dias de sufoco em que a MALDITA batia cartão lá em casa.Eu faço faculdade longe, dirigia 2 horas para ir e 1 e meia para voltar, chegava esgotada.
Pelo o que o pediatra tinha me dito as cólicas são diferentes de crises de gases e existem pois o intestinos dos bebezinhos não são suficientes maduros, não há como prever e aparece geralmente entre 20 dias e 3 meses.Há um índice maior em meninas, fatores genéticos influenciam e existe a sorte...rs, pode ser que seu filho tenha e o do vizinho não.
Por conta própria comecei a dar frutinhas para a Clarinha, comecei com o mamãozinho batido no leite dela como uma vitamina, resultado?Já no primeiro dia ela dormiu híper bem, SEM CÓLICAS. E assim eu fui indo, nos dias que eu não dava as frutas ela tinha cólicas, então, as frutas passaram a ser componentes essenciais na alimentação da minha filha.
Acredito que isso SIM resolveu o NOSSO problema, mas o que pode ter dado certo com a gente pode não dar certo para outras pessoas.

Sei muito bem que existem mães que são contra a dar remédios e etc, há muita mãe radicalista por ai. Mas, tenho certeza que se elas passassem por o que eu passei um dia se quer, mudariam de opinião.

Meu conselho aqui, siga seu coração. Para cólicas, nada é milagroso, apenas o amor e a paciência das pessoas que cuidam do bebê. A energia que você passa para a criança é essencial nesses momentos, tudo o que eu fiz foi válido, mas não existiu nada que "curasse", cada dia era um dia.
No nosso caso, a introdução das frutas ajudou e MUITO, além disso a funchicórea que até hoje eu uso.

Beijos enormes,

Fá Espirini
[fa[4].jpg]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...