17 de novembro de 2011

Varicela - Catapora




Hoje é  meu primeiro texto,  sobre Catapora.


Vou falar um pouco como se adquire , formas de tratamento , quadro clínico, enfim, vou tentar esclarecer um pouco sobre a doença.


Peço que me mandem suas dúvidas, críticas, opiniões, sugestões, já que a participação de vocês é muito importante para mim.


Podem ter certeza que tudo será respondido e terei muito prazer em ajudar.




O que é: é uma doença infecciosa e muito contagiosa causada por um vírus chamado Varicela Zoster.

Como se pega: principalmente por via respiratória e o período de transmissão se inicia 24-48 hs antes do surgimento das lesões e até que todas virem crostas (cascas), o que leva aproximadamente 7-9 dias.

O que se sente: febre acima de 38 graus, mal estar, dor de cabeça, perda de apetite, mas eles podem variar de pessoa para pessoa, depende da imunidade de cada um.

Como são as lesões de pele: se iniciam pequenas e vermelhas com prurido intenso (coceira) e rapidamente evoluem para vesículas (bolhas de água), até formarem crostas(cascas). Isso tudo em 2-3 dias. Os estágios das lesões são variados em um mesmo indivíduo.

Tratamento: apenas para melhorar os sintomas com atitérmicos e se necessário antialérgicos. Nunca dar acido acetilsalicílico(aas).

Complicações: na maior parte das vezes apenas infecções de pele, mas também podem ocorrer quadros respiratórios e, no caso do aas, sangramentos, mas esse último é muito raro.


Prevenção: vacina após 1 ano de idade.


Lembre-se: bebês e gestantes merecem sempre mais atenção.

Mamães: o aleitamento materno, a boa alimentação da criança, e muita água são a melhor prevenção para qualquer tipo de doença.

Dra. Patricia Riveros médica pediatra.

Bazar de Natal - Contos de vestir

Vocês lembram da Contos de vestir?


Um dos sorteios de outubro foi de uma capa de príncipe e uma de princesa da Contos de Vestir. As roupas deles são lindas!

E a Erika da Contos de Vestir nos mandou um convite para um Bazar de Natal que parece ser bem legal!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...