23 de setembro de 2015

Aspectos Emocionais: Segundo Trimestre de Gestação

E vamos hoje para a segunda parte da #sériedequarta que havíamos começado mas por motivos pessoais (que envolvem essa #mãedetrês...rsrsrs) atrasamos um pouquinho e espero que me desculpem. Hoje colocaremos aqui informações sobre o segundo trimestre gestacional, na minha opinião esse é o trimestre da lua de mel da gravidez, porque é a fase menos complicada, os enjôos já passaram, não nos sentimos mais tão cansadas e ainda não estamos muito pesadas. Vamos lá então!



“Transcorrido a ambiguidade de sentimentos presente nos primeiros meses da gravidez, a sensação real da presença do bebê dentro de si se torna mais presente. A mãe e o bebê deixam de ser visto como um só, nessa fase começa-se a DIFERENCIAÇÃO MÃE-FETO. Repare que as pessoas começam a tocar mais a barriga e a direcionar a conversa para o bebê.

Teoricamente, significa aceitar o feto como um ser separado da mãe, como um indivíduo distinto, o que é muito importante, porque é na gestação que começa o desenvolvimento da autoestima e da personalidade.

Desde os primeiros meses, a gestante já percebe as MUDANÇAS DO CORPO, no segundo trimestre essas transformações se intensificam e ficam mais notórias, que pode ser vivido diferente para cada mulher. Porque isso vai depender de como a mulher percebe e lida com os ganhos de peso, o crescimento da barriga, o aumento dos seios…

Na maioria das vezes, é também nessa fase que as grávidas intensificam as FANTASIAS relacionadas ao bebê, começam a imaginar como serão como mães, as características físicas do filho, se o bebê será mais tranquilo ou chorará muito. Esse processo de idealização é muito importante, podendo ser semelhante à realidade futura ou não. No segundo trimestre, o estabelecimento da comunicação verbal e tátil intensificam a CONEXÃO mãe-bebê.


Aproveite essa fase da gestação, curta sua barriga crescendo… sinta seu bebê se movimentando… No próximo texto iremos abordar as questões emocionais no terceiro trimestre da gravidez… Até lá.” (por Lorena Lardico)

Vanessa Figueiredo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...