3 de março de 2011

E se o bebê engasgar?

Um dos meus medos maternos é o engasgo, talvez, essa foi à coisa que mais temi desde que a Ana Clara nasceu. Na semana do nascimento dela, eu nem dormia observando ela respirar, ficava horas vendo ela dormir e sempre colocava ela para arrotar religiosamente com medo que ela engasgasse.

Quando ela tinha uns 2 meses eu fui dar remédio e ela engasgou, eu simplesmente entrei em pânico!Ela ficou molinha, roxa e sem fazer nenhum movimento.

Gritei e minha mãe veio me ajudar, só deu tempo de eu dar a Ana Clara no colo dela e tudo ficou preto, quase desmaiei e me culpei demais por não ter conseguido sequer prestar um socorro á minha filha.

Na consulta mensal com o pediatra, perguntei como proceder nesses casos, ele me ensinou e partir daí, sempre a Ana Clara engasgou eu consegui ajudá-la.Óbvio que nenhuma das vezes foi tão sério como da primeira vez, porém, hoje eu sei bem como prestar um primeiro socorro se isso acontecer novamente.

Muitas pessoas acham que tem que levantar o bebê, assoprar o rostinho. Isso é errado, pois ao levantar o bebê o “corpo estranho” que estiver nas vias aéreas pode parar no pulmão e piorar as coisas. Hoje, resolvi passar o que aprendi para outras mamães e futuras mamães, mesmo que eu não consiga passar uma coisa tão técnica, tenho certeza que ajudarei.

Bebês com menos de 1 ano 

Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto.

Crianças de 1 a 8 anos 

Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas. 

Crianças com mais de 9 anos 

Coloque seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o.

clip_image001

(Trecho retirado de: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=314)

Abaixo segue um vídeo muito bom ensinando como agir em situação de engasgos em bebês, não custa nada assistir!

 

Um beijo,

clip_image002

www.faeclarinha.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...