26 de junho de 2013

XBOX, Playstation ou Wii?

Post Convidado

Se eu te pedir pra dizer rapidamente o nome de uma marca de lâminas de barbear, certamente dirá Gilette. Se pedir uma marca de iogurte, dirá Danone. E se eu pedir uma de videogame? Mesmo o XBOX sendo o mais vendido do Brasil, o Playstation é o mais popular. Mas, por quê? Dentre os vários fatores que levaram o Playstation a reinar sobre o gosto dos brasileiros, o mais importante é a pirataria. Esse console foi o aparelho que consolidou a mudança de cartuchos por CDs e foi também o primeiro a se massificar, pois copiar um jogo era muito fácil (tente fazer isso com um jogo em cartucho). Por isso o aparelho da Sony é tão popular entre os coleguinhas dos seus filhotes (e provavelmente entre os maridões também), pois piratear e ter dezenas de games à disposição era só com o tal Playstation.




Isso pode mudar agora com a chegada da oitava geração dos videogames, prevista para o fim do ano. Sony e Microsoft vão lançar seus novos consoles e só Deus sabe quem vai ganhar o mercado. O Playstation tá em boa vantagem pois anunciou que não criará dificuldades para as pessoas trocarem e emprestarem seus games. A Microsoft tá dizendo que você vai precisar ter internet no aparelho o tempo todo, não vai poder trocar jogos com amigos, vai ter um custo maior que os outros aparelhos e é tanta chateação que já estou arrependido de todo o cartaz que fiz no meu último post.

Ainda é muito cedo para dizer qual dos dois consoles será o melhor dessa nova geração. O XBOX será um tudo-em-um cheio de aplicativos, enquanto que o Playstation pretende ser mais um videogame do que uma central de entretenimento. Assim como o Wii e o BOX, o PS4 vai ter um sensor de movimentos chamado “PS Move” que pretende te por para se movimentar pela sala afora junto do pequeno. Do lado negativo da coisa, o BOX vai estar cheio de treque-treque pra dificultar a vida dos pequenos jogadores e dos marmanjos também. E o Playstation promete mil e uma facilidades (sem tantas utilidades).

Correndo por fora vem o Wii-U, da Nintendo, que é um videogame inteiramente feito para brincar. Jogos totalmente lúdicos, nada adultos, com mecânica simples e interatividade enorme. Esse é o console de maior venda no mundo e é a inspiração para o tal “PS Move”. Mamães que se preocupam com a violência que os filhos consomem nos produtos culturais sempre procuram o Wii pois aqui a violência é bem reduzida.

No fim do ano, se “videogame” for o pedido do seu pequeno, talvez você atenda ao pedido dele dando o aparelho que ele pediu. Se não for o caso, se a escolha for sua, saiba que o PS4 é um videogame com menos funções que o XBOX, mas com maiores facilidades de uso. O XBOX deve vir cheio de dificuldades no funcionamento, só que mais completo. E o Wii-U é nada mais que um belo brinquedão. Faça suas escolhas.

Fabio Osmar (Megafos) - FAQSGames
*Imagens: Divulgação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...