29 de maio de 2012

Dicas para dias mais sustestáveis

Estas dicas foram retiradas do site Se Liga no Lixo
Dicas simples que podem ser realizadas em casa e no dia a dia.

Em casa, faça uma lixeira especial: ali só poderão ser jogados vidros, plásticos, latas e papéis. Peça aos seus pais e irmãos que ajudem a manter esse lixo separado. Quando esse material chegar às mãos dos catadores, ficará muito fácil fazer a separação para reciclagem.

A lixeira de reciclados deve estar protegida da água. Se o lixo a ser reciclado ficar mofado, por exemplo, poderá não servir mais para a reciclagem. Por isso, mantenha esse lixo sempre em lugar seco e tampado.

Quando for à praia, leve um saco plástico para jogar todo o seu lixo. Lembre de tudo: papel de bala, palito de sorvete, o copo do mate, a latinha de refrigerante, o guardanapo, o canudo. Quando for embora, não esqueça de levar o saquinho até uma lata de lixo.

Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para sua mãe lavar a louça ou as roupas, fale com ela para usar água morna ou fria.

Fale com a sua mãe para reaproveitar as coisas. Dê ideias para ela usar um produto mais de uma vez. Ajude a ela a pensar em sugestões bem legais de reutilização.

Dê vida longa a roupas e brinquedos: na medida em que crescemos, roupas e brinquedos começam a não caber mais no nosso corpo ou ficar ultrapassados para a nossa idade. Esses objetos não precisam ir para o lixo. Outras crianças menores podem reaproveitá-los. Então, lembre-se disso e mantenha suas roupas e brinquedos bem cuidados.

Mantenha sua rua e seu planeta limpos: jogar o lixo no local certo (sempre na lixeira, nunca na rua ou num bueiro!) e limpar o cocô de seu cachorrinho na rua são dois exemplos de como é fácil manter tudo limpinho à sua volta.

Use uma garrafa térmica com água gelada. Peça aos seus pais para comprar aquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Encha de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo de água.

Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira durante a escovação. Você sabia que fazendo isso é possível economizar mais de dez litros de água?

Tome banho de chuveiro e de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

Evite banhos demorados. Duchas de 15 minutos consomem cerca de 130 litros de água. Outra ideia é desligar a torneira quando for se ensaboar, passar xampu e condicionador. O consumo pode cair para 45 litros.

Quer outras dicas? 
Dê uma olhadinha no Se liga no Lixo http://seliganolixo.wordpress.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...