6 de dezembro de 2010

Letramento



Este termo contemporâneo e bastante utilizado pelo profissionais da educação ainda inspira muitos questionamentos, afinal você sabe o que é letramento? Muito confundido com alfabetização, o letramento foi eleito por pensadores da educação como o termo que denomina o conjunto de práticas sociais de leitura e escrita, sejam elas praticadas por sujeitos alfabetizadas ou não.

O letramento está para além dos muros da escola, pois não basta apenas o saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz. Sendo assim, letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem-nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. É a função social da escrita.

Um bom exemplo de como o letramento está presente desde cedo na vida das pessoas, são as crianças ainda não alfabetizadas que realizam “leitura” de seus livros, seguindo as palavras com os dedos, ela compreende a função da leitura mesmo que ainda não tenha aprendido a ler. Diante do conhecimento deste termo que a primeira vista parece apenas um blablablá pedagógico, percebemos o quão importante ele é na vida de nossos filhos, e sendo assim também temos um papel fundamental no processo de letramento deles, pois cabe a nós, pais, proporcionarmos situações para que nossos filhos se desenvolvam em um ambiente letrado.

2 Comentaram - COMENTE AQUI:

Mi D.Diiirce disse...

Realmente, nós, pais, somos os maiores professores. Sempre q atendia crianças com problemas de leitura, acabava vendo q os pais não tinham o hábito de ler, nem mesmo jornais ou revistas.
Aqui em casa o pequeno ganhou seu primeiro livro antes mesmo de nascer... e deixo ele brincar c livros, revistas, jornais. Livro bom é livro usado, manuseado, dobrado, amassado. Nada de relíquias na prateleira... livro é brinquedo tb!

Amei... como sempre!
Jokas da Mi, Diiirce, a colega de área!!!

Michelle disse...

É verdade xará, a principal características das crianças que são letradas é que vivem em ambientes onde a leitura é valorizada.
estrelinhas coloridas...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...