7 de outubro de 2010

Já está na hora do meu filho…?

Antes de mais nada, quero dizer que estou muito feliz de poder partcipar do projeto TestDriveMami com gente tão legal! Será muito agradável partilhar experiências e aprender com mães e filhos bem diferentes uns dos outros (mas todos com algo em comum: cyber mães).
A cada 20 dias, mais ou menos, vou escrever sobre desenvolvimento infanto-juvenil: etapas do desenvolvimento, aprendizagem e relações interpessoais.

http://www.child-development-guide.com/child-physical-development.htmlE falando em desenvolvimento, quem nunca ouviu aquele papo de “meu filho andou com 9 meses”, “minha filha com 5 meses já engatinhava”, “meu sobrinho só começou a falar depois dos 2 anos”? Daí a gente se pergunta será que está tudo bem com meu filho? Ele está muito atrasado?

Cada criança tem seu ritmo de aprendizagem, tem suas características cognitivas e recebe estímulos de formas diferentes. Assim, cada uma se desenvolve de um jeito: umas andam rápido, outras demoram a  falar. Mas a verdade é que, todas elas tendem a se desenvolver mais ou menos na mesma época por causa da maturação do cérebro – e aqui estamos falando de crianças que não tiveram complicações durante a gestação, no parto ou nos primeiros anos de vida.

Então, você quer saber: quando seu filho vai…
… reconhecer o cheiro e a voz da mãe?
1 mês
… tentar levantar a cabeça se estiver de bruços?
2 meses
… firmar a cabecinha?
3 meses
… ficar sentado com ajuda?
4 meses
… olhar quando for chamado?
6 meses
… ficar sentado sozinho?
7 meses
… ficar de pé com apoio?
8 meses
… engatinhar?
9 meses
… se sentar e se levantar sozinho?
10 meses
… andar com ajuda?
10 meses
… andar sozinho?
12 meses
… comer sozinho?
2 anos
… sair das fraldas?
2 anos
… balbuciar sons?
5 meses
… falar mamã/papá?
8 meses
… falar monossílabos: dá, quer, vem, au-au, etc.?
10 meses
… falar palavras?
15 meses
… formar pequenas frases?
2 anos
… falar independentemente?
3 anos
… desenhar (com significado)?
3 a 4 anos
… aprender a ler?
6 a 7 anos
…aprender a escrever?
6 a 7 anos

Reiterando: falo aqui de uma média de tempo, pois dependendo do perfil da criança e do ambiente em que ela cresce, ela pode aprender a realizar atividades antes ou depois do período mencionado. Também não é muito válido a gente ficar superestimulando os pequenos para que eles comecem a fazer tudo antes do tempo, pois eles podem recebem excesso de informação e, em vez de progredirem, acabam estagnando, por não terem espaço para acomodar e adaptar todo o aprendizado.

Há muito mais a falar sobre este assunto, sobre cada uma das etapas de aprendizagem. Isto foi só um tira-gosto. Há muitos mais posts por vir.

E seguimos aprendendo…

Milene
dirce copy
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...