15 de outubro de 2010

Monteiro Lobato

Em primeiro lugar, quero dizer que pra mim é um prazer, fazer parte desta equipe tão maravilhosa que compõe o time do Test Drive. Sou imensamente grata, à Kekinha, a quem amo de paixão, por ter me convidado para assinar esta coluna sobre Dicas de Livros para mamães e seus filhotes!
Então vamos ao que realmente interessa!
O assunto escolhido para meu primeiro post, é nada mais, nada menos que Monteiro Lobato. Pensei muito sobre o tema com o qual daria início às minhas postagens e resolvi que nada melhor do que Lobato, pelo fato de ser brasileiro, enriquecer nossa cultura com livros infanto-juvenis tão bons!
Para ler a biografia completa e bibliografia sobre Lobato, clique aqui! 
São inúmeros os livros infanto-juvenis que Lobato publicou, dentre eles, os meus preferidos são os da Série do Sitio do Pica Pau Amarelo, e As Reinações de Narizinho, é sem dúvida, o melhor de todos eles.

O livro-mãe, a locomotiva do comboio, o puxa-fila. A saga do Picapau Amarelo começa. Aparecem Narizinho, Pedrinho, Emília, o Visconde, Rabicó, Quindim, Nastácia, o Burro Falante... e o milagre do estilo de Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas e aventuras, em que a realidade e a fantasia, tratadas pela sua poderosa imaginação, misturam-se de maneira inextrincável - tal qual se dá normalmente na cabeça das crianças. O encanto que as crianças encontram nestas histórias vem sobretudo disso: são como se elas próprias as estivessem compondo em sua imaginativa, e na língua que todos falamos nessa terra - não em nenhuma língua artificial e artificiosa, mais produto da "literatura" do que da espontaneidade natural (1931).

São muitos os livros, se fosse colocar a descrição de todos eles, o post ficaria imenso. Mas vocês podem ler um resumo sobre as principais obras de Lobato, AQUI!

O sucesso dos livros foi tão grande, que se transformou no famoso seriado O Sítio do Pica Pau Amarelo, que até hoje tem encantado gerações. Não exista quem não tenha assistido e entrado no mundo mágico de Emília, Pedrinho, sonhado com os quitutes da Tia Nastácia!

São livros que recomendo MESMO! São de leitura muito fácil e super envolvente, que acaba remetendo a todos para um mundo totalmente mágico.

Costumo ler para Bruninho, e à medida que vou lendo, vou voltando no tempo, relembrando meus tempos de criança.

Para quem gosta de ler, é o tipo de leitura que não pode faltar em casa, não apenas para nossos filhos, mas para todos os membros da família!

Espero que tenham gostado do post. Deixo com vocês um link, do Submarino, onde encontrarão várias obras de Monteiro Lobato, com preços super acessíveis: AQUI!

Fontes: Wikipedia e Globo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...