3 de março de 2011

E se o bebê engasgar?

Um dos meus medos maternos é o engasgo, talvez, essa foi à coisa que mais temi desde que a Ana Clara nasceu. Na semana do nascimento dela, eu nem dormia observando ela respirar, ficava horas vendo ela dormir e sempre colocava ela para arrotar religiosamente com medo que ela engasgasse.

Quando ela tinha uns 2 meses eu fui dar remédio e ela engasgou, eu simplesmente entrei em pânico!Ela ficou molinha, roxa e sem fazer nenhum movimento.

Gritei e minha mãe veio me ajudar, só deu tempo de eu dar a Ana Clara no colo dela e tudo ficou preto, quase desmaiei e me culpei demais por não ter conseguido sequer prestar um socorro á minha filha.

Na consulta mensal com o pediatra, perguntei como proceder nesses casos, ele me ensinou e partir daí, sempre a Ana Clara engasgou eu consegui ajudá-la.Óbvio que nenhuma das vezes foi tão sério como da primeira vez, porém, hoje eu sei bem como prestar um primeiro socorro se isso acontecer novamente.

Muitas pessoas acham que tem que levantar o bebê, assoprar o rostinho. Isso é errado, pois ao levantar o bebê o “corpo estranho” que estiver nas vias aéreas pode parar no pulmão e piorar as coisas. Hoje, resolvi passar o que aprendi para outras mamães e futuras mamães, mesmo que eu não consiga passar uma coisa tão técnica, tenho certeza que ajudarei.

Bebês com menos de 1 ano 

Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto.

Crianças de 1 a 8 anos 

Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas. 

Crianças com mais de 9 anos 

Coloque seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o.

clip_image001

(Trecho retirado de: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=314)

Abaixo segue um vídeo muito bom ensinando como agir em situação de engasgos em bebês, não custa nada assistir!

 

Um beijo,

clip_image002

www.faeclarinha.blogspot.com

27 Comentaram - COMENTE AQUI:

vanessa disse...

nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adorei
passei por iso com meu dois filhos
é horrivellllllllllllllllllllllllllllllll
o mair susto da minha vida não gosto nem de pensar
dar remednho p eles pequenininhos e super facil deles engasgarem
o mais importante nessa hora é o alto controle e seguir as tecnicas de primeiro socorro
e nunca ficar sacudindo e soprando a pobre criança que ja tá engasgada
muito bom topico parabéns meninas

vanessa disse...

p.s credo deixa eu ir tomar café
comi todas as letras q podia no post acima affffffffffffffffff

Isabela disse...

Quando eu era pequena, SEMPRE engasgava, até meus 9 anos, SEMPRE, então sempre vinha alguem me socorrer, e eu aprendi a fazer o mesmo com a Beatriz.
Mas, quando ela era bem pequena, não tinha nem 1 mês acho, ela engasgou com leite e nada fazia ela voltar, dai eu fiquei chupando o nariz dela freneticamente, até sair tudo! Foi MUITo desesperador.
Depois quando ela começou a comer papinha com 6 meses, também aconteceu algumas vezes dela se engasgar mas nada muito grave!

Beijos

http://parabeatriz.blogspot.com

FAbiana disse...

Oi tem sorteio no meu blog aparece por lá...
bjus

TestDriveMami disse...

E se o bebê engasgar? http://testdrivemami.com/blog/2011/03/e-... #primeirossocorros

Hanna disse...

Aiii vou te falar a manu até hoje come sopinha batida no liquidificador justamente porque esse é o meu maior medo tbm , não dou nada mais nada em pedaços , pode ser que eu esteja fazendo errado sim , porque tenho que incentivar a mastigação mais antes uma filha com preguiça de mastigar do que sem filha , a manu já engasgou feio com remedio de colica Funchicorea nossa nunca me esqueço aiii q odio daquele pozinho rsrs ,,
Muito bom fa vc ensinar porque as vezes na hora do desespero a gente so piora ao inves de ajudar nosso bebe . Bjooos

Hanna disse...

ta precisando mesmo amiga ksaoksaoaks

Dayane disse...

Eu tbm sempre tive muito medo do Levi engasgar, ele já engasgou, mas nada grave, ele engasga e ele mesmo de desengasga..rss!!Coisas normais...,mas morro de medo de passar por uma coisa grave, desses que deixam o bebê roxo e tudo mais...Adorei a orientação e o vídeo!!Bjo e obrigada!!!

Ana Paula Rodrigues disse...

Eu sempre me emociono com esses relatos... muito bom o video que vc postou...
Outra coisa que é perigosissima e muitos não se dão conta.`´E quando a criança precisa fazer cirurgia , a minima que seja é sempre uma cirurgia né?
e quando se pede jejum absoluto e o pai não cumpre e insiste pra fazer mesmo assim , ou até exames que necessitam de jejum absoluto.
O risco de ir ar pro pulmão é grande , e pode ser no minimo fatal.
Depois que temos filhos , começamos a ser observadores mesmo, o medo aS vezes do imaginável né?
um descuido pode ser trágico.

Lucila disse...

Obrigado por compartilhar Fa. Muito útil!!

Lívia disse...

Achei o post muito importante e esclarecedor!
Quando um bebê engasga a gente fica sem chão e muito nervosa!

Adorei aprender um pouco mais...

Beijos!

Lívia.

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

Muito bom o post!! Eu também passei por isso com a Luísa e foi horrivel, ela se engasgou feio com o remédio e não voltava mais, ainda bem que a minha mãe chegou bem na hora para me ajudar, mas chorei mais duas horas depois de tanta culpa!! A pior coisa é assoprar o bebe... Beijos, e o test drive está cada vez melhor!! Parabéns!

raquelapenas disse...

@TestDriveMami mto legal este artigo! ONtem meu bb engasgou e eu fiquei totalmente sem ação,paralisada. Minh… (cont) http://www.tweetdeck.com/twitter/raquela...

Michelle Amorim disse...

Adorei o post, muito útil! Meu marido já engasgou (de verdade mesmo) algumas vezes e foi horrível!!!!!!!!

Bjos meninas

Camila disse...

Post de utilidade pública!! Já tive que desengasgar a Olívia assim 2 vezes!

Mical Martins disse...

haahaha tenho super medo da Funchicória tb! Teve um dia que o Kairos tava chorando de cólica já tinha feito tanta coisa, aí fui dar o bendito pózinho e ele respirou bem na hora... Ficou tossindo um tempão! Eu, mãe de primeira viagem, me culpei até e fiquei apavorada!

Mical Martins disse...

Adorei o post! A gente vai aprendendo com a mãe, que aprendeu com a avó, que aprendeu.... e assim por diante e acaba fazendo errado. Eu mesma já assoprei no rosto do meu bebê váaaarias vezes. Já enfiei o dedo na goela no menino tb! hehehe...
Precisamos muito dessas dicas práticas do dia a dia!
VAleu!

Hanna disse...

nossa eu nem queria pegar a manu achando q eu ia mata-la .nossa nao gosto nem de lembrar que me da nervoso .

Marcia Pergameni disse...

A Cecília vez ou outra engasga com a saliva, puxou a mãe mesmo!! Meu marido fica besta de ver!! Mas as dicas são muito úteis, ibrigado.

Angela disse...

Oi, ótimas dicas!
É um medo que todas as mães tem, obrigada pelas dicas sempre!
beijos

TestDriveMami disse...

@raquelapenas Bom saber que nosso post a auxiliou!

Jana disse...

uiuiui deve ter sido um sufoco mesmo!!!

Jana disse...

Euuu mamaãe de primeira viagem e meu marido tbm fizemos até um cursinho de primeiros socorros com os bombeiros de tanto medo...mas espero não precisar usar...rsrsrs

Jana disse...

Essa é boa...engasga e desengasga sozinho..melhor assim...hahaha

Jana disse...

Deus me livre...já soube de um caso desses...e a mãe relatou q foi horrível...ela ficou com dó de deixar sua pequena em jejum e ela quase foi a óbito...Nem quero pensar!!!

Jana disse...

Assoprar jamais!!! Eu tbm já chorei de culpa... eles pequeninos são tão indefesos...

Tatiana disse...

Gente meu menino Rian já engasgou com a bentita Funchicorea.. o pó danado!!! nunca mais na minha vida, agora só diluida em agua!!! cuidado gente ao colocar o po na chupeta, dilua em agua conforme a bula!!!! meu menino quase morreu, minha sorte que meu marido estava junto e me ajudou! Deus abençoe vcs. bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...