31 de janeiro de 2011

Vamos ser mais saudáveis?

Hoje eu fiquei me perguntando sobre o que escrever para vocês que você interessante e não entediante. Nem todo mundo gosta de falar de alimentação saudável, praticá-la então é quase impossível ou impensável...
"pausa"

Em tempo...falando sobre a Nara e suas restrições depois de tantos dias que falei sobre isso aqui no blog...ELa continua com as mesmas restrições, teve algumas recaídas mas nada tão grave como antes mas continua firme e forte, entendendo que agora, mais do que nunca, ela precisa seguir todas as recomendações. Começou a homeopatia e tem ajudado bastante. Teve um princípio de crise de asma e bronquite que sempre vira sinusite mas consegui controlar com homeopatia e própolis puro com mel.

"desapausa"

No post de hoje, lancei ali acima, no assunto, uma pergunta:

"Vamos ser mais saudáveis?"





Hoje em dia, nesse mundo em que vivemos, de correria e com facilidades para o dia-a-dia no quesito alimentação, geralmente optamos por comidas não saudáveis em 7 dos 7 dias da semana.

Quem sofre com isso somos nós mesmos, com nossas escolhas erradas e claro que já estamos carecas de saber disso tudo e continuamos optando pelo que não deveríamos inclusive para os nossos filhos. Eu mesmo dou minhas escapulidas...isso é inevitável!!

Estava lendo uma matéria na revista Marie Claire e me alertou para o tema do post...na matéria eles falam sobre livrar o corpo das toxinas e o início da matéria tem relação com nosso post de hoje. Eles dão exemplos do que devemos fugir no dia-a-dia e é exatamente o contrário do que fazemos...eu me incluo nessa também! :)

Uma parte da matéria que gostaria de ressaltar e que poderá ser lida na íntegra aqui
Mantenha-se longe de...
Corantes, conservantes artificiais, agrotóxicos e fertilizantes químicos presentes em muitos alimentos são os principais fornecedores de toxinas que acabam acumuladas no organismo. Algumas dessas fontes são:

• Refrigerantes
• Doce e açúcar branco
• Adoçante artificial
• Café e chá preto em excesso
• Carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame)
• Pimenta-do-reino, sal
• Gordura saturada (margarina, biscoitos, sorvetes)
• Frituras


Perceberam que tudo isso aí faz parte do nosso dia??? Será que é possível, todos os dias, fazermos pelo menos UMA escolha saudável em nossa casa, para alimentar nossa família? Você consegue? Consegue resistir a alguma guloseima e orientar seus filhos sobre a importância da alimentação saudável?

Algumas idéias que funcionam pra nossa família:



Se tiver que usar açúcar, opte pelo mais orgânico que encontrar e de preferência que seja cristal e não branco. Aqui uso um orgânico que é ótimo e faço sorvete pra Nara. Hoje fiz de manga com açúcar. Bati no mixer duas mangas + açúcar orgânico (cristal) e coloquei em forminhas de gelo pra ela ir comendo os cubinhos. Ela devorou os cubinhos!



Suco só faço na hora que ela vai tomar...laranja, limão, maracujá...a água de coco só abro na hora dela beber e não guardo pra depois. Na rua, sempre procuro uma opção que faça o suco na hora e se não achar, vai de água mineral mesmo.



Não comprar bolo industrializado e sim fazer em casa, com ingredientes saudáveis, trocar parte do trigo por trigo integral e não altera o paladar. Acrescentar aveia nas receitas...usar temperinhos naturais...saladas e frutas não podem faltar em casa e sem essa de que dá preguiça preparar :)



Você já parou pra ler o rótulo e ver todos os ingredientes de um inofensivo pacote de bolo ou de pão de forma vendido no mercado? Então dá um espiada. É com isso que nos intoxicamos todo dia...e aí vem a gordura, o inchaço, a fadiga entre outros brindes que levamos pela alimentação rica em conservantes e todos os antes possíveis. Minha mãe não acreditou o pão bisnaguinha da Panco tinha tanta coisa...falei pra ela ler o rótulo e ficou incrédula com a quantidade de coisas que colocam pra conservar, amaciar, não mofar, aromatizar, saborizar e por aí vai, num simples e aparentemente inofensivo pão. Não podemos esquecer de um vilão...o sódio, que está presente hoje até em alimentos doces...em chá pronto, refrigerante...não tem como fugir dele se for consumir algum alimento industrualizado.


Vamos falar mais sobre esse tema aqui nos comentários? Conte pra gente sua rotina, sua insatisfação com a rotina alimentar em casa e no trabalho...se precisar, dou dicas pra montar um cardápio saudável com base no que vocês gostam e de repente já é um início!! É só escrever!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...