16 de fevereiro de 2012

Adaptação escolar - Dificuldade para os alunos ou para os pais?

E hoje tem participação especial aqui no Test Drive Mami! Antes de tudo, vamos mostrar um post que fizemos ano passado, em abril, sobre este assunto e que infelizmente não foi postado. Mas é a nossa visão, como mãe e como TDMami a respeito do assunto!

Quando se procura uma escolinha/creche para os pequenos, um dos temas preferidos das mães e das escolas é a adaptação. Mães preocupadas com a forma como seus filhos vão encarar a novidade, escolas interessadas em mostrar o que elas têm de melhor para agradar os “novos clientes”.



No entanto, ainda me lembro de quando escola não era um “bicho” tão mau assim. As famílias optavam por uma instituição, faziam a matrícula e levavam os filhos. Ponto. Sem adaptação, sem dó, sem culpa. E as crianças se viravam bem. Umas choravam um pouco no início, mas logo se acostumavam com a nova rotina. Outras já encaravam tudo com naturalidade e aceitavam tranquilamente o período em que ficavam longe de seus pais. Outras ainda demoravam um pouco mais para se ambientarem, mas nunca fiquei sabendo de nenhum caso de criança que teve seu desempenho escolar ou psicológico prejudicado porque não passou pelo período de adaptação.

Xrfhgjv_large

Acontece que hoje, os pais – e acima de tudo as mães – se sentem culpados em ter que deixar suas crias pequenas na escolinha. O excesso de afazeres, a rotina estressante, a cobrança (dos outros e de nós mesmos) geram um misto de culpa e incapacidade. Além disso, o fluxo de (des) informações sobre casos de violência e negliência em creches e escolinhas faz com que fiquemos o tempo todo pensando se o filhote está bem, se fizemos a melhor escolha, blábláblá.

Então as escolas inventaram a necessidade dessa adaptação. E aqui eu faço a minha observação: esse período serve, antes de qualquer coisa, para adaptar OS PAIS à nova rotina dos filhos. São eles quem se sentem inseguros e apreensivos e acabam por passar esses sentimentos aos filhos. A maioria das crianças se sente tão tranquila num ambiente cheio de outros pequeninos, todo colorido, com um monte de brinquedo, parquinho, atividades, que só vão dar mais trabalho lá pelo 4º dia de aula, quando percebem que, aí sim, aquilo virou rotina, e não é mais novidade. Mas também seguem-se uma ou duas semanas de choro ao entrar, e só.

Ao contrário das mães, que gestualmente e involuntariamente, na entrada das escolas, demonstram não querer que os filhos desgrudem de seus colos, aguardam ansiosas pelo tchau das crianças e acabam saindo com os olhos cheios d’água, quando não, entram em seus carros ou correm ao banheiro mais próximo e se acabam de chorar mesmo. Daí a criança sente essa insegurança da mãe, e o berreiro é certo. Por isso de cara já aconselho: jamais levem seus filhos no colo à escola. Aos primeiros passos, dê só a mãozinha e encoraje a figurinha a encontrar a tia, os amigos, os brinquedos. Se ela não te der tchau, nem cobre. Saia de fininho. E, antes de deixar a criança, prometa que vai voltar logo - e cumpra!

Se a escola oferece o período de adaptação, mãe, faça. Mas fique fora da sala de aula e evite ao máximo que seu filho a veja. Fique na escola só para garantir (a si mesma) que, se o filhote precisar, você vai estar lá. As tias sabem muito bem distrair nossas crias, afinal de contas elas têm um arsenal de brinquedos e sabem um trilhão de musiquinhas e suas coreografias que a gente nem imagina. Fique com seu filho por 2 horas no primeiro dia e permita alguns abraços durante o período. Vá aumentando as horas na escola e diminuindo o tempo de “ver a mamãe”. Em uma semana a criança já se sente segura, pois reconhece o ambiente e as pessoas. Vez ou outra vai haver choro para entrar. E quem estiver com a criança deve se mostrar forte e confiante de que tudo vai dar certo e que logo vocês vão se reencontrar.

Até o dia em que a criança vai passar a chorar para ir embora. Daí, mais uma vez, a mãe se descabela no banheiro, chocada, perguntando onde foi que errou. E, de antemão, já respondo: errou em estar chorando no banheiro enquanto podia estar orgulhosa brincando com o filhote que tanto adora a escola que você escolheu.


Tumblr_lva16woyi61qg2xooo1_500_large


Adaptação escolar - Dificuldade para os alunos ou para os pais? Dicas de Maurício Figueiredo

O início de qualquer nova situação em nossas vidas é recheada de expectativas, ansiedade e angústia. O primeiro dia dos filhos na escola ou mesmo em um novo nível escolar não poderia ser diferente. Olhamos para a criança e parece que suas fragilidades ficam mais evidentes neste momento.

Existem pais que se sentem como “monstros” cruéis que estão abandonando seus filhos e os colocando frente a todos os riscos do mundo completamente desprotegidos.

O período de adaptação na escola é fundamental para o desenrolar de um ano letivo de qualidade para o aluno, pois é a partir da solidificação dos laços neste primeiro momento que as dimensões de segurança e confiança serão estruturadas, as quais são extremamente relevantes na aprendizagem.

As reações das crianças são uma incógnita, por isso devemos nos preparar para todas as possibilidades.

Seguem algumas dicas que podem ajudá-los nesta nova fase:

• O primeiro passo neste processo é o esclarecimento a criança quanto ao que vai se passar, ou seja, o aluno deve compreender que vai para a escola e o que vai fazer lá (cuidado para não exagerar), mesmo com as crianças do berçário;

• A melhor opção sempre é falar a verdade para que a criança não crie falsas expectativas;

• Os pais devem conhecer as rotinas da escola, além de manter contato com a professora que irá acompanhar seu filho;

• Nunca vá embora sem se despedir do seu filho, pois ele pode se sentir traído e inseguro em relação à escola;

• Atenção ao choro da criança, pois em muitos momentos este é utilizado como estratégia de manipulação dos pais, no intuito de impedir que seja deixado na escola;

• Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo;

• Chorar não vai causar nenhum mal a seu filho e inclusive pode ser até saudável;

• A culpa é um dos maiores “vilões” na fase de adaptação, pois muitos pais movidos pela culpa de deixarem seus filhos com pessoas desconhecidas ou quase desconhecidas acabam interferindo no processo mostrando-se inseguros;


Lembre-se: sempre que se sentir inseguro procure o auxílio dos profissionais da escola (direção, coordenação, professores e psicólogo), pois estes estão preparados para lhe orientar.

Minha foto
São Paulo, Brazil
Sou alguém apaixonado por pessoas e por suas peculiaridades, necessidades e desejos. Psicólogo, pedagogo, psicopedagogo e pós-graduado em luto. Desenvolvo atividades como psicólogo clínico, organizacional e escolar, professor e consultor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...