28 de março de 2012

Coluna Aconteceu Comigo. Participação especial @bagagemdemae

EDITAR O POST Recentemente fizemos um post sobre a adaptação escolar ressaltando o que a mamãe passa neste período e não só o que as crianças passam. Você pode ler este post aqui. Contamos com a participação do psicólogo, pedagogo e psicopedagogo Mauricio Figueiredo.

Já estávamos revendo o formato do nosso site e em uma de nossas discussões de pauta decidimos trazer participações de nossas leitoras para que outras leitoras e até mesmo o nosso colaborador Maurício Figueiredo pudesse ajudar. Foi então que recebemos um comentário neste post de uma leitora-amiga aflita e queremos dividir com vocês, bem como, buscar experiências de outras mães para auxiliá-la.




Está no ar nossa nova coluna:



Participe enviando seu relato para: testdrivecontact@gmail.com



Meninas, 

Tava doida procurando um post ou alguém que pensasse assim, igual a mim!! Este ano a Cacá começou na escola, escolhi uma escola perto de casa, bem conceituada, cheia de atividades e blablá... Daí teve reunião para pais novatos, lá vou eu, na reunião a coordenadora começa a falar da "semana de adaptação", eu acho meio esquisito pois, o Pedro entroU na escola há 2 anos atrás e não tivemos uma "semana de adaptação", tivemos alguns primeiros dias eu que eu fiquei disponível, ele chorou, foi consolado, fui embora, voltei e ficou tudo bem.

Questiono sobre esta "semana" e se ela é obrigatória, quer dizer, se minha filha ficar bem terei que vir buscá-la antes do horário mesmo assim? São 2 filhos, não posso ir e voltar da escola o dia todo, né? Me garantem que a adaptação é personalizada, que eu não preciso me preocupar. 

Ok, primeiro dia de aula, entrada ás 14h e saída ás 15h, ás 13h30 vou pra escola, muitas mães já estão lá, entro com o Pedro ele logo larga da minha mão, me dá tchau e vai feliz pra escola, vou pra sala da Cacá e ela entra, conhece os brinquedos, as outras crianças, eu me afasto e vou caminhando em direção á saída, eis que sou surpreendida pela coordenadora que me diz que era para as crianças terem entrado ás 14h e como eu vim antes, devo levá-las ás 14h30, ok! 

Fico pela escola, vou espiar o Pedro, está bem, conversando com os colegas fazendo suas atividades, vou espiar a Cacá, está bem, brincando, nem se lembra da minha existência, fico de longe, só observando satisfeita por ela estar bem. 
14h30 as professoras decidem esticar pois, as crianças estão bem, ok, ás 15h30 dizem que devemos levá-las pois, não trouxeram lanche, eu argumento que os meus levaram lanche sim, que se eu for tirar o Pedro da sala ele vai ficar muito bravo mas, me dizem que tenho que levá-la pois é melhor pra ela. Conforme eu previa, saio da escola arrastando o Pedro, chorando inconformado por ter que vir embora e eu  brava por ter que levar.
 Segundo dia, chego às 14h como era o certo mas, descubro que as aulas começaram às 13h, saio correndo atrás da professora do Pedro que já estava no parque, deixo ele e vou levar a Cacá pra sala dela, ela estranha, gruda um pouco no meu pescoço, logo se distrai e eu saio. 

Volto ás 15h30 para buscar e não me deixam entrar, estou fora do horário, vou na secretaria e me dizem que o horário é 17h10, eu aviso que eles estão em adaptação, então a secretária liga na sala das professoras e me diz que eles estão bem, que eu deveria vir buscá-los ás 17h10. Chego pra pegar 17h10 e está tudo bem, os 2 exaustos me contam as novidades da escola entusiasmados. 

Terceiro dia, levo os 2 pra escola, acabei de deixar me ligam pra voltar buscar porque a Cacá está chorando muito, chego lá ela chorou tanto que até vomitou, ok, volto pra casa com ela, mais tarde vou buscar o Pedro, ok! 

Quarto dia, chego na escola, deixo o Pedro, vou pra sala da Cacá, ela não quer entrar de jeito nenhum, entro com ela, ela gruda no meu pescoço, não quer desgrudar de jeito nenhum, a professora tenta se aproximar mas ela não quer conversa, outra babá vem perto, ela rejeita e então, elas desencanam e eu passo 2 horas na escola, ela se distrai e eu saio, quando volto ás 17h10 escuto da coordenadora que a Cacá estava chorando muito porque eu havia esquecido dela e ela viu as outras crianças irem embora e eu não chegava, eu pergunto "Oi? Não estou atrasada, é 17h agora!" Mas hoje elas saiam ás 16h30, fiquei muito brava!
Quinto dia, a Cacá não quer sair do carro pra entrar na escola, consigo fazê-la ir no meu colo, ela entra na sala comigo, não quer desgrudar, as professoras e babás não insistem, eu passo 2h30 lá, com a menina agarrada, sem ajuda, minha paciência esgota, começo a trocá-la pra ir embora e então, uma babá a chama pra ir brincar na aceita. Ela diz que quer que eu vá, eu digo que não vou, que se ela não for brincar nós vamos embora porque eu tenho um monte de coisas pra fazer, daí ela vai. Volto ás 17h10 e escuto que ela ficou chorando!!

Desculpem ser tão longo mas, estou pensando, diante de tudo isso, a culpa é minha? Da escola?  Acho sinceramente que eu ficar ali, com ela me vendo mais atrapalha do que ajuda, sem contar que as outras crianças também começam a chorar porque me veem e não veem as mães deles, sabe? Outra coisa, a escola não deveria estar segura no seu papel de consolar as crianças? Quer dizer que se ela chora eu tenho que voltar buscar??
Sei lá viu, to tão confusa!! Me ajudem?? 

Desculpem o desabafo!  Loreta 

Puxa, como deve ser difícil esta situação né meninas? Alguma de vocês já passou por isso? Tem alguma dica para dar para a Loreta? Que tal trocarmos idéias sobre o assunto e conversamos?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...