30 de abril de 2012

Pediatria e Saúde bucal

Quando nascemos, somos todos desdentados. Existem exceções, são raros os bebes que nascem com dentes. Estes são chamados dentes neonatais. Em alguns casos os dentes podem nascer no primeiro mês de vida, dentes perinatais. Os dois casos sao difíceis de acontecer mas é importante procurar um odontopediatra nestas situações.

Normalmente a idade inicial para o aparecimento dos dentes acontece por volta dos 6 meses mas não se preocupe se atrasar, é perfeitamente natural que algumas crianças tenham dentes somente depois deste período. Lembre-se que cada criança é diferente. Um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses pode ser considerado dentro dos padrões de normalidade. 

Os cuidados com os dentes de um bebê começam antes do seu nascimento, quando eles ainda estão na barriga da mamãe. Neste período a mãe deve se preocupar com a sua alimentação pois tudo o que ingerir vai contribuir para a formação dos dentes do bebê, seja de forma positiva, seja de forma negativa. A calcificação começa por volta do quarto mês de gestação e lá pelo sexto mês os dentinhos começam a se formar. 

Existem dois tipos de dentição:

Dentes de leite: também chamada de decidua ou dentição primaria, começa por volta do sexto mês e segue ate mais ou menos os dois anos, claro que esse período vai variar em cada criança!

Dentes permanentes: começam por volta dos seis anos, composta por 32 dentes.


A higiene deve ser feita desde bebezinho, os dentes de leite servem de base para o que vem depois, portanto é necessário se preocupar com a higiene antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos. 

A limpeza deve ser feita após cada mamada com um paninho limpo ou gaze embebida em água. Deve-se limpar esfregando o pano na gengiva do bebê suavemente. Quando já maiores a mamãe pode usar produtos específicos para a idade, o flúor só é permitido para criancas maiores, portanto para os pequenos, pasta de dente sem flúor!

É muito importante a criança ter uma dieta equilibrada, rica em vegetais, legumes e vitaminas saudáveis, ser amamentada, evitar chupeta e os dedões! Se isso não for possível observe o uso para que seu filho utilize com moderação.

Uma dica muito legal é escovar os dentes junto com seu filho. As crianças gostam de imitar o que os adultos fazem, se ele vir você fazendo certamente vai querer repetir! Arthur, filho da Keka já pede para escovar os dentes, pede "Cocó" - a escova de dentes do Cocoricó e acompanha sua mãe enquanto ela os próprios dentes. Este exemplo é muito legal e tornar esta atividade rotineira é algo que pode ajudar muito, procure sempre seguir o mesmo padrão de horário diariamente, seu filho acabará se acostumando e esta tarefa ficará bem mais fácil quando ele ficar maior.

As escovas devem possuir cerdas macias e terem um tamanho apropriado para sua idade, leia sempre as informações contidas na embalagem antes de levar o produto para casa. Após o uso lave bem a escova e troque regularmente para não acumular germes e bactérias!

Seguindo essas regras teremos a garantia de uma dentição saudável. 

Em relação aos sintomas relacionados ao nascimento dos dentes, normalmente são: febre, desconforto e diarréia. Nem todas as crianças possuem todos os sintomas. Em relação a febre, Keka ressalta que seu filho sempre teve febre alta, ao contrário do que muitos pediatras dizem é importante observar os sintomas que seu filho apresenta e verificar o padrão, normalmente o nascimento dos dentes não causa febre alta. 

Quando os dentes estão nascendo os bebês tem uma sensação de desconforto e um pouco de dor que pode ser resolvida com mordedores gelados e remédios para dor, se necessário. 


Se tiver duvidas sempre procure seu pediatra e seu dentista!


E através deste post queremos que você participe de mais uma ação promovida pela MAM. Escolha um dos produtos para testar, faremos um sorteio e a ganhadora receberá o produto, fará os testes e nos enviará um email com suas impressões sobre o produto.






Produtos:

Oral Care Rabbit (luva de cuidado oral)
Com a luva da MAM a higiene bucal dos bebês pode ser feita desde o início, removendo placas e bactérias antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Para Oral Care Rabbit foram selecionados materiais especialmente extramacios, os quais são perfeitos para a limpeza e confortáveis para brincar. Prática e com formato que chama a atenção dos bebês, torna o hábito da limpeza bucal uma diversão!

Learn To Brush Set (kit com duas escovas e anel de segurança)
Em dois passos, os bebês aprendem a escovar de maneira correta e independente! Primeiro passo com Training Brush: o cabo extralongo permite que pais e bebês segurem a escova juntos. O bebê pode ser guiado através dos movimentos corretos da escovação. Segundo passo com First Brush: os bebês podem praticar a escovação independente, imitando adultos. Ambas as escovas possuem cerdas macias e arredondadas e cabos ergonômicos. O kit acompanha uma trava de segurança que ajuda a manter as escovas a uma distância segura do fundo da boca.

Cooler (mordedor com água)
Os mordedores MAM além de aliviarem o desconforto da dentição, também promovem os sentidos e o aprendizado dos bebês com formatos e cores adequadas para cada fase. O mordedor Cooler fornece um alívio refrescante até mesmo aos molares graças ao exclusivo formato do elemento com água. Variadas texturas oferecem opções para o bebê experimentar. O formato curvado e circular torna fácil para as pequenas mãos dos bebês segurarem.

Inscrições: ENCERRADAS
Resultado dia: 07/05


Serão escolhidas 3 mães para testarem os produtos!

Dra. Patricia Riveros.
Participação especial Keka



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...