27 de junho de 2012

Meu filho esta com febre, e agora???

O inverno está chegando com tudo e com ele vem as doenças respiratórias, falaremos disso em alguns posts mas hoje queremos falar do que é mais comum entre os bebês e que muitas mães tem dúvidas, principalmente no que diz respeito à medicação e cuidados.

553142_313752832047804_1986830190_n_large

O que é febre?
Febre é uma elevação da temperatura corporal, acima dos valores considerados normais, estes oscilam geralmente entre 36-37 graus sendo menores pela manhã e maiores à tarde.

Quais são as causas?
A febre aparece como resposta a uma infecção, seja ela causada por vírus, bactérias ou fungos. Pode ocorrer também em casos de intoxicações, aspiração de corpo estranho, nas desidratações e exposições exageradas ao sol. 

Febre é uma doença?
Não, apenas indica que alguma coisa não vai bem no organismo,ela apenas e uma defesa para combater aquilo que não vai bem. 

Como se mede a temperatura?
- Temperatura retal : introduzir o termômetro no reto da crianca por aproximadamente 2 minutos 
- Temperatura axilar: a mais comum, deve-se colocar o termômetro na axila por mais ou menos 4 minutos 
- Temperatura oral : coloca-se o termômetro debaixo da língua, com a boca fechada por 4 minutos, deve ser evitado em criancas pequenas 
- Temperatura timpânica : cômodo e rápido, requer um termômetro próprio, mas não é tão precisa. 

O que fazer em caso de febre?
Ingerir muito liquido, a crianca tem que ser bem hidratada, deixar em lugar arejado e com boa ventilação. Banhos mornos também ajudam a baixar a temperatura. 

Medicação e quando medicar?
Em criancas sadias e em bom estado geral, pode-se esperar ate a temperatura chegar a 38 graus, porém, em criancas com idade de 6 meses a 5 anos, a crianca pode apresentar suscetibilidade a convulsões por febre, nesse caso os antitérmicos devem ser usados já com a temperatura em ascensão. 

Quais os medicamentos mais usados?
AAS = antigo e hoje pouco usado e pouco recomendado devido a complicações hepáticas e neurológicas que podem ser causadas pelo remédio. Também é totalmente proibido em casos de dengue pelo risco de aumentar o sangramento. 
Dipirona = bastante usado, tem uma potente ação antitérmica e analgésica, mas não tem nenhuma função antiinflamatória. 
Ibuprofeno = um antiinflamatório que também possui ação antitérmica e analgésica, só recomendado a criancas acima de 6 meses. Não deve ser usado em pessoas com problemas gastrointestinais. 
Paracetamol = é o mais utilizado e também o mais seguro, tem as 3 funções antitérmica, analgésica e antiinflamatória. Pode ser usado em recém nascidos, gestantes e nos casos de dengue. 

Lembre-se= nunca pratique a automedicação, ela pode intoxicar e até matar. Dê remédio para febre de acordo com a dose prescrita pelo seu médico. Na dúvida é melhor procurar o pediatra ou levar seu filho a um pronto socorro.

No programa Bem-Estar, certa vez, apresentaram diversas matérias sobre o assunto, nos links abaixo você pode consultar algumas informações muito importantes e tirar algumas dúvidas:


Este post é parte integrante de nossa coluna especial Por Patricia Riveiros, para ver mais posts clique no selo abaixo:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...