23 de abril de 2013

Semana da Alimentação: Alim. Complementar



Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu em 1998 “Uma alimentação infantil adequada compreende a prática de aleitamento materno e a introdução, em tempo oportuno, de alimentos apropriados que complementem o aleitamento materno”. Importante, antes de qualquer coisa, salientar que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, não sendo necessário oferecer nem água à criança, uma vez que na composição do leite materno já tem a quantidade necessária para hidratar a criança.

A partir dos seis meses o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são chamados de alimentos complementares, mas mesmo com essa introdução o ajeitamento materno deve ser prorrogado até os dois anos de idade. Ela jamais deve substituir o aleitamento materno ou artificial.

Crianças que utilizam fórmulas infantis essa introdução de alimentos complementar começa mais cedo, a partir dos quatro meses.

Além de suprir as necessidades nutricionais das crianças, a alimentação complementar aproxima as crianças dos hábitos alimentares da família, por isso a importância de que esses hábitos sejam saudáveis.

Aos seis meses a criança já tem desenvolvidos os reflexos necessários para a deglutição, também manifesta excitação à visão de alimentos e já sustenta a cabeça por isso já pode ser oferecidos alimentos com uso de colheres, além de estar iniciando a erupção dos primeiros dentes que ajudam na mastigação. Nessa fase também começam a desenvolver o paladar e com isso estabelecer preferências e aversões alimentares, é o início da formação dos hábitos alimentares, processo esse que vai durar até oito anos e daí sim levar para o resto da vida.

Naturalmente as crianças tendem a rejeitar as primeiras ofertas dos alimentos, pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor. Mas o alimento novo deve ser oferecido de 8 a 10 vezes para que tenhamos certeza da aceitação e sempre mudar a forma de preparo ou apresentação. É um exercício de tempo e paciência. Recomenda-se introduzir os novos alimentos de maneira lenta e gradual, um de cada vez, a cada 3 a 7 dias, já que a criança precisa se adaptar aos diferentes sabores, aromas, texturas e consistências.

Um item importante a ser lembrado é que com a introdução de novos alimentos a oferta de água deve ser aumentada mesmo que a criança ainda continue recebendo aleita mento materno para que fique hidratada.

Vou fazer um esquema simples, lembrando sempre que se deve procurar uma orientação mais específica com pediatras e nutricionistas.

·         6 MESES:
o   Introdução de frutas em forma de suco – utilizar frutas com baixa acidez como laranja lima e mamão. Cenoura e beterraba também podem ser usadas em forma de sucos. 
o   Podem ser oferecidas sozinhas ou misturando sabores.
o   O suco deve ser natural e feito na centrífuga ou liquidificador, coado e sem adição de açúcar ou água.
o   Pode ser ofertado em primeiro lugar na colher, depois em copos e em último caso na mamadeira, principalmente em crianças que mamam no peito, pois o uso de mamadeira faz com que a criança fique com “preguiça” de sugar o peito.
o   Após adaptação da criança ao suco, que deve durar algo em torno de duas semanas, pode ser introduzida à fruta raspada ou amassada, utilizando: banana maçã, maçã, pera e mamão papaia.

·         7 MESES:
o  Iniciar a papa salgada de legumes e verduras
o Legumes e verduras que podem ser usados separados por semelhantes: Batata/ Mandioca/ Inhame; Cenoura/Abóbora; Mandioquinha/ Chuchu/ Beterraba; Couve /Acelga /Alface; Pouco sal, alho e cebola; Caldos naturais (caseiro, nunca industrializados) de frango ou carne.
Não bater no liquidificador, cozinhar com pouca água e amassar. Não deixar os alimentos extremamente cozidos para que não haja perda de nutrientes e deixe a textura pouco atraente e apetitosa.
Separar os alimentos para que a criança conheça e identifique os sabores
Dar preferências a legumes e verduras frescos e, se possível, orgânicos.
Quanto mais diversificado o cardápio nessa fase, maior a aceitação a novos ingredientes pelo resto da vida.


·         8 MESES:
o   Iniciar a segunda papa salgada de legumes e verduras
o   Iniciar a introdução de gema de ovo (clara ainda não, só após 1 ano), caldo de feijão, caldo de lentilha e carnes desfiadas
o   As papas salgadas já podem ser oferecidas nos horários de almoço e jantar da família, desde que amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços pequenos e que não sejam utilizados temperos industrializados, excesso de sal, pimenta, alimentos gordurosos como bacon, linguiça entre outros


·         10 MESES:
o Complementar as papas salgada e doce com cereais, arroz, macarrão;
o As frutas podem começar a ser apresentadas em pedaços maiores, estimulando a mastigação;
o Podem ser adicionadas as farinhas como farinha láctea, farinha de aveia, mucilon.

·         12 MESES:
o   Alimentação habitual e saudável da família;
o   Incluir todos os grupos de alimentos: Cereais e tubérculos (arroz, mandioca, batata doce, macarrão, batata, cará, farinhas mandioquinha e inhame), Hortaliças e frutas, carnes e ovos (inclusive miúdos) e grãos (feijões, lentilhas, ervilha seca, soja e grão de bico)
o   Observar para que o tempero em geral não seja muito acentuado e nem usar produtos industrializados (como caldos e pozinhos em geral).
o   O leite de vaca pode ser oferecido nessa fase, mas não puro e sim misturado com frutas ou cereais, para evitar problemas de alergia.






Imagens: Google

Gostaria de salientar alguns detalhes para evitar problemas com botulismo, doença grave que causa paralisia muscular e morte por parada respiratória.

O consumo de mel e de alimentos em conserva, como palmito e picles, e os alimentos embutidos como salsichas, presunto, salames e patês constituem fontes potenciais da bactéria causadora da doença e devem ser evitados, já que oferecem maior risco de transmissão de botulismo alimentar.

Segue um link de um material disponibilizado pelo ministério da saúde: Os 10 Passos da Alimentação Saudável para Crianças Brasileiras menores de 2 anos está em pdf e pode ser baixado para complementação de tudo que foi dito: 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/folder_10passos.pdf

Um abraço e muito obrigado a Keka pelo convite.


Luciene Ap. Alves
Nutricionista
CRN3-7324

Quem tiver dúvidas e quiser postar aqui em comentários, Lu ficará feliz em responder, portanto, podem postar aqui colocando email para contato que levaremos as perguntas à ela. Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira, aproveite e participe do sorteio, duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação.

Blog: http://mae-de-primeiraviagem.blogspot.com
Loja: http://tutibi.com
Twitter: mamihardrock
Instagram: kekamamihardrock 
Pinterest: Mami HardRock Keka


0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...