24 de abril de 2013

Semana da Alimentação: Obesidade


Já podemos considerar que a obesidade se tornou uma epidemia mundial, e quando se trata de crianças esse assunto se torna ainda mais grave. A porcentagem de crianças e adolescentes com excesso de peso, ou obesos, é agora mais alta do que nunca. Os maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico são considerados como os responsáveis pelo aumento de peso na juventude.

EFEITOS NA SAÚDE

Muitos efeitos estão relacionados com a obesidade na infância, e isso leva a problemas de saúde e ate mortalidade mais tarde.

- Asma e problemas respiratórios: o peso elevado pode causar problemas respiratórios, já que afeta o desenvolvimento dos pulmões da criança, levando a falta de ar.

- Diabetes tipo 2: comum em adultos, porém em crianças com dieta ruim, pode acontecer. Ela pode ser revertida, com dietas adequadas e prática de exercício físico.

- Puberdade e menstruação precoce: por desequilíbrio hormonal, pode levar a menina a menstruar mais cedo e acelerar seu desenvolvimento.

- Hipertensão: descobriu-se que os níveis elevados de pressão sanguínea ocorrem com mais frequência em crianças e adolescentes obesos.

- Complicações ortopédicas: entre crianças e jovens obesos e em processo de crescimento, os ossos não são suficientemente fortes para aguentar o excesso de peso, o que sobrecarrega os ossos causando dor e limitação de movimentos.

- Doenças do sono: existe a possibilidade da criança apresentar apneia do sono, ou seja, ela pára de respirar enquanto dorme, já que a gordura abdominal comprime os pulmões.

- Complicações sociais e emocionais: as principais são o bullying e a baixa autoestima. Isso pode levar a criança a ficar ansiosa, ter problemas escolares e até à depressão. Portanto, mamãe, aquela história de que criança bonita é aquela gordinha tem que ser repensada.

Cuide do seu filho com carinho, dê para ele uma alimentação saudável e gostosa, incentive a prática de exercícios físicos.

Com certeza você e seu filho terão uma vida muito mais feliz!!


Aproveitem e visitem nosso grupo no Facebook sobre Alimentação: COZINHANDO PRO MEU FILHO.

Nossa Semana da Alimentação conta com o apoio da MAM, nossa parceira. Aproveite e participe do sorteio em que duas participantes serão contempladas!!!! O Sorteio foi publicado no primeiro Post sobre a Semana da Alimentação (segunda-feira).



Blog: http://alegriamaterna.blogspot.com

0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...