25 de outubro de 2013

Sua casa é segura?



Aconteceu ontem, em São Paulo, um encontro de blogueiras, promovida pela marca Ariel com a presença do Dr. Anthony Wong, pediatra, toxicologista e membro do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e a Dra Simone de Campos Vieira Abib, médica cirurgiã pediátrica e presidente da ONG Criança Segura. 
O encontro foi ótimo e trocamos muitas informações a respeito da segurança e da prevenção de acidentes. Dr Anthony falou que os acidentes são 100% evitáveis. Concordamos em partes pois alguns acidentes são inevitáveis sim, não tem como achar que quando a criança tropeça em seu próprio pé e cai que seria algo que poderia ser evitado não é mesmo? Enfim....


Para a prevenção de acidentes domésticos devemos prestar a atenção em pequenos detalhes. Procure ficar na altura do seu filho e verifique através da curiosidade natural dele o que pode atrai-lo. Assim, você saberá o que tirar de sua visão e evitará algum acidente.

Criança aprende também pelo modelo. Atravesse na faixa, use o cinto de segurança, dê bons exemplos. Não pense que não vai acontecer com você porque acontece. Se você vai até a esquina, use cinto. Pode acontecer com você sim.

Em caso de acidente, o principal é manter a calma. Não saia correndo com a criança para o Hospital, você pode causar mais um acidente. Ligue para 192 ou 193 e dê todas as informações necessárias para poder prestar o primeiro atendimento. 

Procure também, conhecer os atendimentos de primeiros socorros, é muito importante saber o que fazer em caso de engasgo, afogamento ou até uma queda. Mas principalmente, mantenha a calma. Ficar nervoso ou se apavorar pode prejudicar e muito o estado da criança.


A chave para a segurança está na prevenção de acidentes. Mas não adianta só fazer com que sua casa seja segura pois ela frequentará outros lugares. Você deve ensinar que algumas coisas não são negociáveis. Deve ensinar que criança não mexe com tesoura, facas, tomada, tudo o que não é realmente seguro para ela. Ensine!  Limite é igual a amor.


Outro detalhe é que estamos criando a cultura da medicação onde tudo se resolve com remédio, menos é mais. Começamos a medicar desde a primeira cólica e a criança acha que remédio é algo que resolve tudo. Dr Anthony disse que esta cultura influencia bastante no que pode acontecer futuramente, crescemos achando que remédios são a solução para tudo e esta é a porta de entrada para a automedicação e até o uso de substâncias ilícitas a fim de alcançar aquilo que não conseguimos e até mesmo enfrentar os problemas.



Principais orientações em caso de acidente:
Engolir algo
Nunca provoque o vômito, não dê água, nem leite, somente retire o que é possível da boca da criança, ligue no Centro Toxicológico 0800 148110 e relate o que aconteceu. Um profissional saberá orientá-lo. Se a criança engoliu uma moeda leve-a imediatamente ao pronto socosso, é muito perigoso. Em relação à ingestão de produtos de limpeza e outros, os produtos costumam ter informações importantes em seus rótulos, procure tê-los à mão para dar as informações a quem estiver lhe atendendo.
Afogamento
A mamãe deve ficar atenta o tempo todo na hora do banho do bebê. É muito arriscado deixá-lo sozinho quando estiver na água, mesmo que seja por um instante. Os recipientes com água (banheiras, piscinas e baldes) devem ficar vazios e virados para baixo. Até os vasos sanitários representam ameaças, por isso, a porta do banheiro deve permanecer fechada.
Sufocação
Principal causa de morte inesperada, a sufocação, ocorre geralmente em crianças de até um ano. Os motivos são diversos: posição que a criança dorme, brinquedos, objetos pequenos, sacos plásticos, embalagens e alimentos.
Para prevenir este tipo de ocorrência, os alimentos devem ser cortados em pequenos pedaços para não ter risco de engasgamento. Na hora de colocar o bebê no berço, a mamãe deve cobrir apenas até o peito e colocá-lo de barriga para cima. Sacolinhas devem ser mantidas longe do alcance de crianças. Objetos pequenos nem pensar! Os brinquedos que contém peças miúdas devem ser evitados. O correto é esperar os filhos ficarem grandinhos para que tenham conhecimento do perigo.
Queimadura
A queimadura também pode causar acidentes graves e irreversíveis. Os riscos estão em tomadas, ferros de passar, fogão, fios elétricos, água quente para banhar a criança e o álcool. É importante mantê-las afastadas da cozinha e do fogão durante o preparo das refeições. Pode ser muito perigoso carregá-las quando for mexer em panelas e recipientes quentes. O banho do bebê deve ser morninho, por esse motivo, coloque água fria primeiro e acompanhe a temperatura.
Eletricidade
Os fios elétricos, aparelhos eletrônicos, tomadas e benjamins são perigos relacionados à eletricidade. Os produtos inflamáveis como fósforos, velas, álcool e gás de cozinha podem ser fatais. É preciso ter acompanhamento e verificação de especialistas, todos os itens devem estar de acordo para evitar uma grave ocorrência.

0 Comentaram - COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...