28 de janeiro de 2013

Desfralde, começar ou não, eis a questão!


O mundo agora só fala do desfralde, é desfralde para lá, desfralde para cá, é mãe pedindo ajuda de custo do governo by "empresa de fralda". O defralde do Natan foi tranquilo, ele mesmo se desfraldou... (sim! chorei, reclamei, briguei, mas no fim aceitei). Acontece que um dia sem mais nem menos ele tirou a fralda e foi fazer o xixi no banheiro do lado do pai, foi uma farra em casa, bati palma, pai abraçou a avó ficou empolgada com a esperteza, logo nós que tínhamos um estoque de fraldas, e comprávamos por R$ 5,90 a fralda com toda a tecnologia disponível no mundo,  e o armário? Cheio de fraldas...

Calma, essa foi a parte feliz do conto de fadas, não foi assim tão fácil, mais foi simples, nunca esquentei com os palpites dos outros: "ah! Já está na hora dele desfraldar" ou "O filho da fulana deixou de usar fraldas com X aninho" ou "A fulana com essa idade já teria tirado a fralda". Se fosse na onda do povo que dita regras para os filhos dos outros, já teria feito de tudo, com filho não funciona dessa forma, no máximo podemos ver o que deu certo com amiga e tentamos adaptar ao nosso dia-a-dia. #simples assim.

Imagem

O desfralde foi simples conosco porque nunca dei tanta importância a ele, não me xinguem, minha vida andava tão agitada, que sinceramente não estava a fim de sarna para me coçar, frustração ou ficar pensando no quanto era uma péssima mãe, porque não tinha a capacidade de desfraldar o menino, então fiz o que faço não coloquei cabelo em cabeça de ovo, deixei acontecer.

Decidi ir com calma, sem presa, sem atropelar o momento de aprendizagem dele e meu também, afinal ele teria o tempo dele para aprender quando deveria usar o troninho, com o menino acho fácil explicar como fazer xixi, mando ele ir ver o pai e pronto!!! Quando um dia ele viu o pai, e quis imitar, naquele momento sabia que poderia iniciar o processo de desfralde, ele passou a usar cuecas e shorts, algumas vezes fazia na cueca, afinal ninguém aprende de primeira, e até limpar o chão sujo ele aprendeu, pegava o pano de chão no banheiro para limpar imitando a mãe. No fim o pequeno já não usava mais fraldas durante o dia, e nem para sair de casa.

E foi assim, simples, sem stress, sem traumas (para mim lógico) que nós desfraldamos o curumim, sem fórmulas mágicas, criando os nossos métodos, sem desespero, afinal com fralda ou sem fralda, eles continuam fazendo os nossos dias uma intensa maratona de felicidade.




Hora do desfralde

Durante a semana toda vamos falar de um assunto muito importante: o tão temido desfralde.


O sucesso do desfraldamento vem quando a criança já tem capacidade física para controlar seu esfíncter, ou seja, quando consegue segurar suas necessidades. Embora existam crianças que já fazem isso com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois dos 3 anos, não existe uma regra, cada uma amadurece no seu tempo.

Estudos demonstram que quando você adianta o processo, ele acaba levando mais tempo e pior, acaba sendo mais estressante para todo mundo. O mais importante é você realmente perceber se o seu filho está pronto para iniciar esse processo.

Observe esses sinais e veja se seu filho está maduro o suficiente para iniciar o desfralde.

Sinais Físicos :
- Anda e corre com firmeza;
- Faz bastante xixi e não pouquinho toda hora;
- Faz um cocô mais sólido e quase sempre no mesmo horário;
- Fica seco pelo menos umas três horas, ou seja, os músculos da bexiga já conseguem segurar a urina.

Sinais de Comportamento:
- Consegue ficar sentado na mesma posição dois ou três minutos;
- Se incomoda com a fralda suja;
- Demonstra interesse em hábitos de higiene.

Sinais Cognitivos:
- Consegue seguir instruções simples;
- Tem palavras para xixi e cocô;
- Consegue entender os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro e pede para ir.

Providencie o equipamento correto. A maioria dos especialistas recomendam o bom e velho penico, pois ele dá mais segurança para a criança; o adaptador é bom pela própria higiene, mas se assustar seu filho no começo guarde para quando ele estiver mais preparado.

Mostre que o penico é dele sem pressioná-lo, pois esse é um dos maiores erros que os pais cometem. Caso ele se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco que ele goste, sentando-o no penico e dizendo como aquilo é legal. Torne o momento divertido.

Decida se você vai tirar a fralda diurna de uma vez ou de forma gradual. Se for de uma vez prepare-se para um grande número de acidentes, não se irrite com isso, faz parte do processo.

O desfralde noturno só deve ser feito quando o diurno estiver completo, ou seja, quando seu filho ficar sem fralda o dia inteiro.

No começo os meninos devem fazer xixi e cocô sentados, fica mais fácil para eles aprenderem. Quando estiverem fazendo direitinho aí sim é hora de ensiná-los a fazer em pé.

Facilite as coisas e deixe a criança com roupas fáceis para por e tirar, compre calcinhas e cuecas "especiais" para esse momento. Existem algumas no mercado que possuem revestimento atoalhado que podem até a ser trocados.

Sempre use o bom humor e nunca demonstre frustração ou raiva quando as coisas não saírem como você esperava.

Quando as fraldas forem embora de vez, faça festa, o seu filho merece!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...