4 de fevereiro de 2013

Andador amigo ou inimigo

Embora muitas mamães gostem do andador porque ele dá liberdade para o bebê se movimentar de forma mais rápida e a mamãe ter um pouco de sossego diga-se de passagem, a grande verdade é que ele limita os movimentos da criança e a impede de passar por etapas que a levarão ao inicio do processo de caminhar.

É importante que todas as fases sejam experimentadas para que os músculos sejam fortalecidos. Antes de começar a andar, seu bebê precisa aprender a sentar, rolar na cama, segurar objetos, engatinhar, apoiar-se em móveis e depois começar a andar. 

Esse é um processo evolutivo que está relacionado ao grau de desenvolvimento de cada criança. Se você colocá-lo em um andador estará alterando isso, atrasando o inicio da marcha e a aquisição de equilíbrio.

A sensação de liberdade que o andador oferece é ilusório, ele não deixa, por exemplo, o bebê explorar o espaço em que ele se encontra. Um simples objeto no chão que lhe despertaria atenção passa desapercebido pois é impossível de ser alcançado.

Outro problema é que no andador a criança é menos estimulada pois acabam brincando sozinhas com o objeto, sem ter contato com os pais.

Sem contar a grande possibilidade de acidentes que, nestes casos, é responsável por um percentual muito grande de traumatismos craniamos. Todo cuidado é pouco!

Evite o uso do andador, estimule seu filho a caminhar, faça com que ele fortaleça os músculos. Deixe-o no chão desde pequeno, forre a superfície com um edredon, deixa a criança no chão deitada com brinquedos, aos poucos ela aprenderá a virar, a sentar, erguer a cabeça, o tronco, sentar-se e logo engatinhar e andar. E outro detalhe: não tem pressa, cada criança possui um grau de maturidade e desenvolvimento e esta individualidade deve ser respeitada.


Andador de bebê - Zaptik / ShutterStock


Pediatra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...