14 de março de 2013

Mulheres que mudaram o mundo





Mês de Março é nosso, o mundo nos homenageia, porque somos mulheres.

Quero lhes apresentar  cinco mulheres que foram historicamente importantes para o nosso presente.

Minha preferida Francisca Edwiges Neves Gonzaga, minha musa da música brasileira conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847, faleceu em 28 de fevereiro de 1935, compositora, pianista, regente brasileira, mãe, esposa, lutou muito para ser feliz, ela enfrentou uma sociedade preconceituosa para ter o direito de ser feliz, de tocar, de amar e ter seus filhos por perto. Quer saber mais sobre essa mulher espetacular é só clicar aqui e aqui, e para quem gosta de uma novela Chiquinha Gonzaga têm uma minissérie emocionante. 

Chiquinha Gonzaga aos 85 anos

E seguindo outra mulher fantástica Ana Maria de Jesus Ribeiro, nascida em 30 de agosto de 1821, faleceu em 04 de agosto de 1849, conhecida como Anita Garibaldi,  ela foi uma guerreira, lutou ao lado de Garibaldi nas principais revoltas ocorridas na sua época, e até hoje é considerada uma mulher de coragem, mulher, mãe, guerreira e esposa. Que saber mais clica aqui, e se gostar de assistir ela é levemente retratada na minissérie a Casa das sete mulheres.

Anita Garibaldi

E não torçam o nariz, a "Dama de Ferro" entra na minha lista de preferida, Margaret Hilda Thatcher, primeira mulher a ser primeira-ministra no Reino Unido, ela agiu com pulso e colocou ordem na casa, ops país, conseguiu reestruturar uma economia que estava abalada, controlou a inflação, e sobreviveu a atentados, mulher, mãe, política, e esposa. Nasceu em 13 de outubro de 1935 e ainda está viva, provavelmente xingando o povo da Europa pela crise pela qual eles passam. Já pensou se ela fosse presidenta do Brasil?, a diva Meryl Streep interpretou em 2011 Margaret no filme 'A dama de ferro' que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz. Além disso a Margaret Thatcher é autora de duas citações preferidas minha:
Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.
Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras,
Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos,
Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter,
E cuidado com o seu caráter, pois ele se torna o seu destino,
O que nós pensamos, nos tornamos.

Eu voto nela
Um exemplo de bondade, respeito e luta por igualdade, Agnes Gonxha Bojahiu, conhecida mundialmente como Madre Tereza de Calcutá, nasceu em 26 de agosto de 1910, faleceu em 05 de setembro de 1997, caridosa lutou em favor das crianças abandonas, portadores de Aids e mulheres abusadas sexualmente. Recebeu o Nobel da Paz em 1979, filha, irmã, amiga, mulher, protetora e beatificada.

Madre Teresa
E uma mulher que é muito importante para mim, Maria da Penha Maia Fernandes, ela passou anos sofrendo com agressões de um homem, por causa dela e de suas atitudes, o presidente Lula sancionou a Lei Maria da Penha, que pune o agressor de mulheres de forma mais rígida  e garante a elas que suas denuncias sejam investigadas, no Brasil 4 mil mulheres são assassinadas por seus companheiros ou ex-companheiros por ano, a cada 24 segundos uma mulher é agredida, São Paulo é o estado com maior taxa de homicídio, o Brasil amarga o posto de sétimo país na taxa mundial de homicídios de mulheres, as mulheres mais atingidas tem idade de 15 à 49 anos, em 2011 cerca de 70.270* mulheres foram atendidas no SUS vitimas de violência domestica, desse número 43.000 foram agredidas dentro da própria casa, e 9.513 foram agredidas em via pública, 22.265 foram agredidas psicologicamente (agressões verbais), 13.096 foram violentadas sexualmente, e infelizmente a maior parte dessa violência sexual ocorreu dentro de casa, realizada pelo pai, irmão, marido,  namorado ou amigo, e esses números foram baixos quando comparados aos anos anteriores da lei (2006). Para denunciar agressões a mulheres é só discar 180.


'Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta'

Sei que faltam outras mulheres, fica para o próximo ano!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...