19 de junho de 2013

Festas juninas nas escolas: Arraiá à nova moda

Por Consuelo Zurlo

FJ_TDM


Este ano será a terceira experiência dos meninos com festa junina na escolinha, e eles gostam. Eu me lembro de quando eu era pequena e essa parte do ano era ansiosamente aguardada pelas crianças para a dança da quadrilha, as misses caipirinhas, os doces, o evento em si.


Nos últimos 30 anos, as coisas mudaram um pouquinho. A escola onde os meus estudam já fez festa até em um Buffet infantil um ano destes, mas este ano resolveu voltar às origens e fará internamente, só com os alunos.  Gostei mais, pois tenho observado o quanto de caráter comercial tem ficado em todos os eventos das escolas e quanto isso se perde da tradição.

Eu gosto que eles participem de todo o ritual de colocar camisa xadrez, bigode com lápis de olho etc, porque afinal, é uma forma de eles comemorarem algo da cultura brasileira. São bombardeados o tempo todo com Disney, Halloween etc e pode equilibrar um pouco.


Aqui onde moro também lembrei de uma fase que minha mãe não gostava muito não. Das crianças ficarem abordando os outros para comprar rifa, coletar prendas.  No caso dos meus, ainda pequenos, a escola pede mesmo pela agenda, sem estresse, mas também sem essa dinâmica de eles aprenderem a levar tantos não de desconhecidos, hehehehe.


Logo eles estarão barbados naturalmente (não to preparada para isso e to exagerando) e será uma coisa que terei saudades, mas quero que eles tenham as melhores lembranças desta época e, por que não, manter um pouco disso na culinária, em casa, com pinhões, fogueira na casa da sogra, no sitio?


Como vocês se lembram dos arraiás de sua infância e como fazem em casa com os filhotes?



Arquivo Pessoal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...