17 de setembro de 2013

Quais exames fazemos na gravidez?



Você sabe quais os exames que uma grávida deve fazer? TDM reuniu alguns deles para você conhecer melhor.


Hemograma - Feito no primeiro, segundo e terceiro trimestres, o exame detecta anemia e outras possíveis doenças no sangue da gestante.
Exame qualitativo de urina - Realizado também nos 3 trimestres, feito para verificar alguma patologia nos rins e aparelho urinário da gestante.
Urocultura - Realizado nos 3 trimestres, verifica se há infecção urinária;
Ultrassonografia - Feita no primeiro trimestre mostra se a gestação é única ou múltipla e determina a idade gestacional exata. Deve ser repetida no segundo e terceiro trimestres para verificar se o desenvolvimento fetal está dentro do esperado.
Glicemia em jejum Indicado no primeiro e no terceiro trimestres para saber se a gestante é diabética. Nem todas as gestantes realizam este exame,
Tipagem sanguínea - Feita no primeiro trimestre para verificar a compatibilidade de sangue do casal. Caso a mãe tenha RH negativo e o pai apresente RH positivo, é feito o exame Coombs indireto para saber se houve, em alguma gestação passada, sensibilização do sistema imunológico materno contra o Rh positivo. 
TSH e T4L - Feito no primeiro trimestre para verificar a presença de hipotireoidismo subclínico na mãe.
Toxoplasmose, rubéola, VDRL (sífilis), hepatite B, hepatite C e anti-HIV (Aids) -  Estes exames precisam ser feitos no primeiro e no terceiro trimestres. Determinam se a gestante já teve contato com as doenças para que, em caso positivo, sejam tomados os cuidados necessários para que o bebê não seja infectado.
Translucência nucal - Feito no primeiro trimestre da gestação, por meio da medição de uma pequena prega na nuca do feto, procura rastrear o risco para síndromes genéticas, como Down.
Espectrococo B - Feita no último trimestre (entre a 35a e 37a semanas) através da retirada de secreção da vagina e do ânus com um cotonete, verifica a presença de uma bactéria nociva ao bebê. Esta bactéria existe com frequência no intestino das pessoas. Embora seja perigoso para os bebês, principalmente os prematuros, não é algo nocivo à mãe. Caso o exame dê positivo, em até 4h anteriores ao parto, os médicos vão administrar antibióticos pela veia. Lembrando que os antibióticos são à base de Penicilina e Ampicilina, se for alérgica avise. O Estreptococo pode causa meningite e pneumonia desde a primeira semana de vida do bebê, por isso o tratamento é muito importante,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...