1 de março de 2011

Artigo: Doença do Refluxo Gastroesofágico

Doença do refluxo gastroesofágico: Como diagnosticar?



Refluxo gastroesofágico (RGE) é a passagem do conteúdo do estômago para o esôfago, com ou sem regurgitação e vômitos. RGE é um processo fisiológico que ocorre várias vezes ao dia em bebês saudáveis, crianças e adultos. A maioria de episódios de RGE em indivíduos saudáveis,  duram menos que 3 minutos, ocorrem no período após a alimentação e causam poucos ou nenhum sintoma.  A apresentação típica do RGE fisiológico são regurgitações desvinculadas de dor, irritabilidade ou esforço, sem prejudicar o ganho de peso ou crescimento. Comum entre crianças menores de 1 ano, recebem a denominação de “Regurgitador Feliz” e não necessitam de tratamento ou investigação com exames.


Já a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) está presente quando o refluxo causa sintomas incômodos e/ou complicações. As regurgitações são frequentes e estão associadas a sinais de alerta como: dificuldade de crescimento, dificuldade para engolir, anemia, sintomas respiratórios frequentes, sangramento digestivo, dentre outros. O desafio para o médico é distinguir as regurgitações e vômitos, causados pela DRGE, de vômitos causados por outros transtornos: infecções, doenças metabólicas, alergia alimentar, malformação do trato digestivo, doenças neurológicas e respiratórias.


Alguns exames podem ser utilizados para confirmação diagnóstica e definição do tratamento adequado.


O exame contrastado de esôfago, estômago e duodeno não é utilizado para diagnóstico de refluxo, mas auxilia o médico a descartar a possibilidade de malformações do esôfago que podem ocasionar vômitos recorrentes e dificuldade para engolir.


A cintilografia para pesquisa de refluxo não é recomendada como exame rotineiro para avaliação de DRGE. Ela avalia o número de vezes que o conteúdo do estômago volta para o esôfago num período curto, logo após a alimentação. Pode demonstrar apenas a ocorrência de RGE fisiológico e tem a sua avaliação prejudicada em crianças que se movimentam durante a sua realização. Está indicada para avaliação do tempo de esvaziamento do estômago ou pesquisa de aspiração pulmonar em pacientes com sintomas respiratórios.


A ultrassonografia não é um exame recomendado para avaliação de DRGE pois avalia o retorno do alimento ao esôfago num curto período sem distinguir as características de acidez desse conteúdo.


A endoscopia digestiva alta com biópsia deve ser indicada em pacientes com suspeita de esofagite e para diagnóstico diferencial com outros processos inflamatórios da mucosa. Já em pacientes que apresentam apenas sintomas respiratórios, ela não confirma nem afasta a possibilidade de DRGE ser a causa dos sintomas. É indicado em situações específicas por tratar-se de um exame mais invasivo e realizado sob anestesia em crianças.


Em pacientes com sintomas de dor, tosse inexplicada ou outros sintomas respiratórios de causa desconhecida o exame de escolha é a phmetria esofágica de 24h. Exame de fácil realização, não exige sedação ou internação hospitalar. A criança permanece monitorizada por uma pequeno aparelho durante 24 horas que avalia a frequência dos episódios de refluxo ácido ao longo de todo o dia, a duração desses episódios, a relação entre o episódio de refluxo e a ocorrência do sintoma, os períodos mais críticos (enquanto a criança está deitada ou após alimentação, por exemplo) e pode auxiliar na avaliação do efeito do tratamento . A DRGE deve ser diagnosticada adequadamente e o seu tratamento instituído, por um período adequado, pelo gastroenterologista pediátrico.




Dra. Daniela Góis Meneses


CRM 3196


Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe. Residência Médica em Pediatria Geral, Gastroenterologia e Hepatologia pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Assistente da disciplina Pediatria da Universidade Federal de Sergipe. Realiza consultas em Gastroenterologia e Hepatologia pediátrica e exames de phmetria esofágica de 24 horas. Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, sala 504, Centro Médico Jardins, Aracaju-SE. Tel.: (79)3042-4757.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Esta postagem é meramente explicativa e trata-se de um artigo publicado pela própria pediatra que autorizou a publicação em nosso blog. Não será permitida perguntas relacionadas ao assunto por não tratar-se de uma consulta. Qualquer dúvida, entrar em contato com o gastropediatra de sua confiança ou no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.


Até a próxima,


23 Comentaram - COMENTE AQUI:

Ana Paula Rodrigues disse...

Bianca parabéns pelo post ... è sempre bom ter um pouco mais de informação porque antigamente viviamos leigos , achando que gorfadas frequentes de bebes eram normais , diziam ou ainda dizem muitos ( bebe que gorfa muito é porque vai ser gordinho ) rsrs... na prática nem é isso...e não procurar assistencia médica , é negligenciar muitas vezes , acho que é válido pecar por excesso que por falta. e não é só bebezinho que sofre disso né?
e se pra criança maior já é ruim esse desconforto , imagina pra bebês que não tem como falar o que sentem.

Hanna disse...

Muito bom esse post , muitas mamães ficam perdidas qndo seus bebes tem refluxo e as vezes nem sabe se realmente tem . =D

josiane prado disse...

graças a deus minha filha nao teve essa doença, agora tenho uma afilhada que nasceu pre matura nossa a mae dela sofreu muito com isso!

vanessa disse...

BRENDA TEVE REFLUXO
ERA HORRIVEL
voltava leite ate pelo nariz nossaaaaaaaaaaaaaaaaa
ela foi pre matura
mas a pediatra disse q não influi as vezes criança de tempo tbém tem
tomou medicação por 6 meses hj está 100% graças a DEUS

OTIMO POST

Hanna disse...

nossa a filha da minha amiga tbm teve , tomou toda medicação ate os 4 meses , so q agora com 7 voltou =/ sera q tinha de ser ate os 6 meses? Oo

TestDriveMami disse...

[Novo Post] Artigo: Doença do Refluxo Gastroesofágico - via #twitoaster http://testdrivemami.com/blog/2011/03/ar...

Hanna disse...

Keka ou Bianca vamos poder ver as fotos das babys do carnaval?? O.o to curiosaaa

Mical Martins disse...

ai é tão triste quando um bebê sofre de refluxo assim... Tenho uma amiga que a filha dela sofreu demais! Corta o coração, né?

vanessa disse...

nao hanna o tratamento da sua amiga foi certinho o uso da medicação é ate o desaparecimento do sintomas. é q eles oidem voltar mesmo viu

Lívia disse...

É sempre bom aprendermos um pouco mais sobre saúde...

Beijos!

Lívia.

Bianca disse...

Obrigada, Hanna. Estamos aqui pra tentar esclarecer nossas dúvidas!
Beijos

Bianca disse...

Obrigada, Ana! Vc está certíssima! Eu passei por essa infeliz experiência com meu primeiro filho. Imagine, logo mãe de 1ª viagem! Ele melhorou quando completou 1 ano...
Beijos

Bianca disse...

Imagino... a família inteira sofre pq o bebê não sabe falar o que sente e aí o choro é inconsolável.
Mas ela está melhor?
Beijos

Bianca disse...

Aí só um médico mesmo pra avaliar, né? E será que ela dava a medicação nos horários certinhos?
Melhoras pra ela.
Bjs

Bianca disse...

Obrigada, Van!
Meu mais velho tb teve e foi um período muito ruim. Ele melhorou quando completou 1 ano.
Beijos

Bianca disse...

É triste mesmo... mas ainda bem que tem solução, tem tratamento, né?
Beijos

Bianca disse...

Menina, nem sei... vou ver o que podemos fazer...rs

Bianca disse...

Obrigada, Lívia!
Beijos e volte sempre! ;o)

Vanessa (Mãe da Luísa) disse...

Muito bem explicado o post!! A Luísa tomou Motillium por um mês pois achamos que era refluxo (junto com a ped), e melhorou bastante, mas agora ela não toma mais.. parabéns pelo post informativo!! Beijoss

vanessa disse...

mostra,mostra...

vanessa disse...

o cuidado é q muitas vezes o caso nem é de refluxo e os medicos medicam onde simples medidas posturais resolveriam o problema(como levantar a cabeceira do berço)ou as vezes a criança sofre de alergia a lactose e o diagnostico é confundido com refluxo... enfim como os exames para o diagnostico preciso são desaconcelhaveis em crianças ficamos sempre no achismo...vivi essa situação e sei como é complicado

Hanna disse...

e ai tbm nao sei , mais creio q seja normal mesmo =/

kelly disse...

Eu adorei este post, pois minha Thamara tem refluxo desde os 2 meses de vida.
Já fiz tratamento e nada passa, hoje ela quase não vomita mais e toma leite AR. Sofri mt com esta doença e tenho certeza que ela sofreu mt mais. Tomou Montillium, Label, Losec e nada adiantou, ela sentia mta dor. eu ficava desperada, mais com o tempo foi passando, ela so durmia com o bercinho inclinado. Hoje ela as vezes regurgita. e senti umas quemaimaçoes, mais a noite continuo com o Montillium. Graças a Deus pelo fato dela vomitar mt nunca teve perda de peso.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...