8 de abril de 2011

Alfarroba...você conhece?

0carobhouse.jpg


 


Essa fot aí acima te deu água na boca?? Você acha que é uma foto cheia de chocolates? Enganou-se. Essa é a alfarroba. Ela foi descoberta por acaso e agora usada largamente em substituição ao cacau na produção final de produtos com chocolate. Pra que isso? Porque algumas pessoas são alérgicas ao cacau, em qualquer forma, e também ao leite...e aí não encontram uma opção de chocolate sem cacau e sem leite. Encontram cacau sem leite. E a alfarroba chegou pra revolucionar. Eu estou falando sobre ela porque faço uso em casa com a Nara que é alérgica ao cacau e ao leite (entre tantas outras coisas) e não pode comer chocolate de jeito nenhum. Comprei o pó pra fazer tipo "achocolatado", comer com banana, fazer "brigadeiro de soja" e sorvete de chocolate com soja e por aí vai, todas as receitas que você faz com chocolate em pó você faz com alfarroba. E pra nossa surpresa ela adorou. Se o gosto é idêntico? Não!!! Mas é muito parecido...o cheiro é diferente mas quando você faz a receita, fica igual. Eu fiz o sorvete de chocolate pra ela, com soja e a alfarroba e dei pra tomar sem falar. Ela quando viu o chocolate falou "Tá doidinha mãe, eu não posso comer chocolate, o sorvete tem que ser branco" e eu aproveitei a deixa e contei que o pai dela comprou no Rio de Janeiro um chocolate especial que ela poderia comer e não teria problemas. Os olhos brilharam e ela se jogou no sorvete. Todo dia ela come uma banana com alfarroba também. E deu super certo. Agora estou entrando no site deles (vide banner abaixo) pra comprar o chocolate pronto, em barra, o ovo, bombons por causa da páscoa e pra ter em casa quando ela tiver com vontade de "chocolate".


banner1.gif


 



(Em tempo: este post não é patrocinado viu gente? Estou aqui prestando um serviço de informação por minha conta e risco de um produto que comprei e resolveu um problema sério aqui em casa. Quando você lida com uma criança alérgica a tudo fica muito complicado viver nesse mundo de ofertas industrializadas e tudo que eu encontrar em benefício desta causa e que testar e aprovar - ou não - vou vir contar pra vocês!)

Vamos conhecer um pouquinho da alfarroba? Vou colocar aqui algumas fontes que encontrei que explicam claramente essa semelhança ao cacau...


(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarrobeira)


A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 m de altura, cujo fruto é a alfarroba (do hebraico antigo al charuv (חרוב), a semente, pelo árabe al karrub, a vagem, corrupção daquele outro termo). Também é designada pelos nomes vulgares de figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto.


Pensa-se que as suas sementes foram usadas, no antigo Egipto, para a preparação de múmias; foram, aliás, encontrados vestígios de suas vagens em túmulos. Pensa-se que a alfarrobeira terá sido trazida pelos gregos da Ásia Menor. Existem indícios de que os romanos mastigavam as suas vagens secas, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado. Como outras, a planta teria sido levada pelos árabes para o Norte de África, Espanha e Portugal. A semente da alfarrobeira foi, durante muito tempo, uma medida utilizada para pesar diamantes. A unidade quilate era o peso de uma semente de alfarroba. Era considerada uma característica única da semente da alfarroba, o seu peso sempre igual.


Hoje em dia, contudo, sabe-se que seu peso varia como qualquer outra semente. Do fruto da alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente, donde é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.


Mas a semente representa apenas 10% da vagem e o que resta – a polpa - tem sido essencialmente utilizado na alimentação animal quando, devido ao seu sabor e características químicas e dietéticas, bem pode ser mais aplicado em apetecíveis e saborosas preparações culinárias.


A farinha de alfarroba é a fracção obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem. Contém, em média, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo. Por outro lado, as características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) levam a que a farinha de alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente em crianças.


 



3.JPG 2.JPG 1.jpg


(clique pra ampliar)








(fonte: Sem Lactose)

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite.

Apesar de não ter sido tão difundida como o cacau, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.

ALIMENTO SAUDÁVEL

Naturalmente doce, a Alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.

(fonte: Vila Mulher)


alfarroba-70-115.jpg "...A nossa repórter Helena Dias experimentou a novidade. “A textura é a mesma e o gosto parecido. A alfarroba deixa um gosto de queimadinho na boca. Para quem procura mais saúde, achei uma ótima opção. Mas se não tiver vantagens em relação à dieta, eu não trocaria pelo chocolate”, diz ela."

“Embora ofereça muitos benefícios para o organismo, a farinha de alfarroba deve ser consumida com moderação, devido ao seu alto conteúdo de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais essenciais ao nosso organismo”, afirma a nutricionista. "

Arroz saudável

P1180505.JPG


Eu já contei pra vocês que mesmo não gostando de legumes você pode comer sem perceber? Pois é! Aqui em casa a Nara não gosta de algumas coisas e come todos os dias! E sabe que come e ainda pede pra eu esconder bem...ela diz que não gosta mas sabe que tem que comer, então eu escondo mas aviso (Parece coisa de doido né mas eu quero que ela saiba o que está comendo)


Aqui todo dia o arroz é de festa como ela diz. Na foto acima tem arroz cru, rabanete ralado e abobrinha ralada. Eu refogo todo mundo junto na panela e ponho água pra cozinhar, como você está acostumada a fazer seu arroz. No final das contas, o rosa do rabanete some e o verde da abobrinha também e o arroz fica nutritivo e a criança come sem perceber, se tiver feijão então, facilita mais ainda o processo! O arroz aqui em casa tem várias variações...fica a dica do que uso aqui pra você se inspirar:


Abobrinha verde, chuchu, rabanete, nabo, repolho, alho poró, couve-flor e qualquer legume mais clarinho. Faço com beterraba quando ela quer comer arroz rosa. Quando ela quer arroz verde, eu cozinho com folhas de espinafre inteiras e depois tiro as folhas porque ela não gosta :) Mas sabe que tem espinafre.


O arroz não tem mistério viu? Você vai fazer igualzinho ao arroz de todo dia! :)


Espero que tenha gostado da dica!


 


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...