7 de fevereiro de 2013

De frente com Familia Palmito

Hoje vamos falar do Rafa Noris, algumas mamães já o conhecem mas se você não o conhece saberá quem ele é aqui no TDM hoje. Rafa escreve o blog Familia Palmito

Quando chegamos ao blog já nos deparamos com histórias divertidas e engraçadas, quem segue o Rafa Noris no Instagram também sabe do que estou falando! Fotos e mais fotos de muita diversão! E ser pai ou mãe é mesmo o que há de mais divertido né gente? 

Ele já começa descrevendo o blog assim:

Somos branquelos, gostosos e mesmo fora do pote continuamos frescos. Acompanhe neste blog o dia-a-dia de dois palmitos: as preocupações, alegrias, desabafos e fatos da família.


TDM - Rafa, como começou o Blog?
O blog começou exatamente um mês após o nascimento do Miguel. Na época, eu tinha um outro blog sobre coisas aleatórias, aí eu fiz um post sobre o nascimento do Miguel e, por conta da repercussão entre as pessoas próximas, pensei: preciso de um só pra falar desse assunto. E criei, com a mãe dele.



TDM - Com que intuito começou a escrever?
A ideia inicial era escrever para passar o tempo e informar amigos e parentes sobre o desenvolvimento do Miguel, já que a maioria deles moravam em outras cidades. O blog só mudou de rumo quando me separei da mãe dele, e então o blog continuou com os posts sobre meu filho, mas começou a agregar dicas de eventos, filmes, música, notícias, sempre buscando sensibilizar outros pais e valorizar a paternidade.



TDM - Como é o seu papel de pai?
Como o Miguel ainda é novinho, tem lá seus 2 anos e meio, quando fiquei solteiro precisei da ajuda dos meus pais para cuidar dele. Voltei a morar com eles e tal. Como trabalho em outra cidade, chego tarde em casa, mas ele sempre está acordado e aproveitamos ao máximo estes momentos, brincando, pintando, assistindo filmes ou desenhos, jogando games. E final de semana sempre buscamos conhecer novos lugares.

Ele vai na escolinha desde o ano passado e não falto a nenhuma reunião. 

Aqui a cama é compartilhada, acredito muito na importância dessa aproximidade, do vínculo que se cria, e também porque acho que não tem nada melhor que dormir abraçado e acordar com um chute na cara. 

Não sou muito politicamente correto, gosto de assistir filmes de monstros com o Miguel, brincar de lutinha, virar ele de ponta cabeça, falo alto e às vezes palavrões. Moramos numa casa de malucos mesmo :)





Desafio: mãe na cozinha (Bolo de chocolate)

Eu nunca fui boa na cozinha. Sei lá se isso é genético, de geração para geração, mandinga...o fato é que a cozinha nunca foi com a minha cara, nem eu com a dela. Mas um dia eu tive um filho e ao me tornar mãe nasceu o desejo de ser uma mãe das antigas – classificação que só tenho como referência a minha avó paterna (a única que conheci).Isso incluía saber cozinhar! Assados, tortas e bolos!

Não tem um dia sequer da minha vida materna que não imagino a cena:

Benjamin chegando da escola:

- Mamãe, posso chamar Guilherme, Julia e Pedrinho para passar a tarde de sábado aqui?
- Pode, meu filho, claro.

E lá vou eu preparar um cardápio de comidinhas e programas para animar a tarde das crianças. Sábado chega. Mesa posta com um lanche maravilhoso tudo preparado com muito carinho por mim, a casa com aquele cheiro de bolo pairando no ar, as crianças chegando. Eles comem, bebem, se divertem. Ao me aproximar da porta do quarto do Benjamin, ouço um deles comentar:

- Nossa, Benja, sua mãe faz um bolo de comer rezando, que delícia!

Eles pedem para dormir em casa. Ligo para os seus pais. Convenço-os. No domingo preparo uma comidinha saudável, porém gostosa. Uma sobremesa. A tarde pipoca e cada um pra sua casa. Ah, levando também uma lembrança do final de semana (algo que provavelmente vou inventar para eles fazerem durante o dia).

Um sonho de mãe! Praticamente a Doriana!

Não sei de onde tirei a ideia, mas mãe que é mãe sabe fazer bolo. E eu não sabia fazer nenhum! Nem os de caixinha, pasmem! Nem com reza braba.

Sempre achei que pra saber fazer bolo você tinha que ter um lado meio místico e uma grande pitada de fé. O negócio tem que bater até a massa pegar ponto (?!), depois fazer figa para a massa crescer (sim, porque não basta você ter colocado uma concha de fermento) e ao tirar do forno além da figa, tem que dar 3 pulinhos, um furo com garfo, fechar portas e janelas (para não entrar vento) e repetir 3 vezes “não murche”.

Fala se não tem que ter muita fé pro negócio dar certo?

Muito bem, 2013 chegou e naquela onda de planejamentos, metas e objetivos, lancei um DESAFIO pra mim: afrontar a cozinha, ou seja, aprender a fazer bolos! Pelo menos os sabores básicos na infância de qualquer ser humano: chocolate, cenoura, laranja, bolo de nada (aquele branco sem sabor que você pode fazer dele o que quiser, mais conhecido como "pão-de-ló) e fubá (o que mais me remete tarde de chuva com chocolate quente, hummmm).

E pra não fugir da raia, resolvi lançar o desafio aqui no TDM. Durante 5 semanas você vai acompanhar minha aventura na cozinha. Vou postar as receitas e o resultado das minhas artes gastronômicas (seja ele positivo ou negativo). E quem tiver dicas, receitas, simpatias para o bolo vingar, serão super bem-vindas!

E lá fui eu para cozinha. A primeira tentativa: bolo de chocolate! Sem sucesso no formato tradicional (em forma quadrada), o bolo ficou fundo no meio que com uma cobertura deu pra esconder (infelizmente não tenho registro para comprovar), mas o bolo ficou gostoso. Só que vamos combinar, bolo bom mesmo é aquele que você olha e tem vontade de comer com os olhos, tem que ser alto, vistoso e macio! Não contente, fui pra segunda tentativa e..... tive sucesso (nem acreditei!!!) só que no formato cupcake. Comprovem:




Só que na verdade, o bolo original é prestígio, ou seja, nesse formato eu não recheei, apenas cobri com uma cobertura de brigadeiro. Vamos a receita:

Ingredientes:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) chocolate em pó
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite

Preparo:
Coloque os 4 ovos na batedeira e bata até clarear e acrescente aos poucos o açúcar peneirado.
Peneire a farinha e o fermento juntos.
Junte o leite, o chocolate em pó e o óleo e leve ao fogo até amornar.
Vá colocando a farinha mais fermento aos poucos, intercalando com o leite morno.
Preaqueça o forno a 180º por 10 minutos.

Deixe o bolo esfriar, molhe com o seguinte "caldo":

Para molhar o bolo:
500ml de leite de coco
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de açúcar

Depois recheie:

Recheio:
Coco fresco congelado
Leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga

Se preferir, faça uma cobertura de brigadeiro e pronto! Acreditem, é prática essa receita. Eu adorei! Essa entrou para o meu caderninho. Fiz, inclusive, para o aniversário de um ano do Ben.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...